TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias Da Administração

Projeto de pesquisa: Teorias Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  2.795 Palavras (12 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO............................................................................pág. 03

2. O INÍCIO DA ADMINISTRAÇÃO............................................pág. 04

3. FREDERICK W. TAYLOR........................................................pág. 05

4. TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO...........................................pág. 05

4.1 Teoria Clássica............................................................................pág. 05

4.2 Teoria Burocrática......................................................................pág. 06

4.3Teoria Estruturalista..................................................................pág. 06

4.4Teoria das Relações Humanas...................................................pág. 07

4.5Teoria Comportamental.............................................................pág. 07

4.6 Teoria de Sistemas......................................................................pág. 08

4.7 Teoria da Matemática................................................................pág. 08

4.8 Teoria da Tecnologia da Informação........................................pág. 09

4.9 Teoria Contingencial..................................................................pág. 09

5. CONFRONTO DE ARTIGOS....................................................pág.10

6. IMPLICAÇÕES ÉTICAS...........................................................pág.10

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................pág. 12

8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFRICAS....................................pág.13

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como finalidade estudar as Teorias da Administração e o reconhecer suas contribuições desde sua criação até os dias atuais.Numa era de globalização, incertezas e mudanças repentinas que vivenciamos atualmente, podemos afirmar que a Administração tornou-se primordial para atividade humana e sucesso empresarial.

O princípio básico da Administração é de realizar tarefas por intermédio de pessoas, e que a execução destas sejam feitas de forma eficiente e eficaz.Dentre várias áreas de atuação como: indústria, comércio, serviços públicos ou privados, ONGs ou qualquer modelo de empreendimento, os resultados positivos estarão ligados diretamente a aptidão dos que exercem função administrativa.

Todas as teorias da Administração são importantes, e as mesmas surgiram para tentar resolver os problemas empresarias mais importantes de sua época. É evidente que todas as teorias da Administração são empregadas de certo modo nas situações atuais, e é de primeira importância que o Administrador possa reconhecê-la e empregar de maneira adequada a que melhor servir para cada situação.

2. O INÍCIO DA ADMINISTRAÇÃO

Finalizando-se o feudalismo, sistema em que o trabalhador era produtor de tudo para seu sustento familiar, precisava pagar arrendamentos aos senhores das terras,onde a riqueza de uma pessoa era representada pela quantidade de terras que esta possuía, iniciou-se o capitalismo com o crescimento das cidades e do comércio.As riquezas das pessoas começaram a ser medidas pela quantidade de ouro e prata que estas possuíam a moeda.

O trabalhador aos poucos foi deixando o campo para trabalhar na cidade. Sua técnica no artesanato foi utilizada para a confecção de produtos os quais poderiam vender e assim sustentar a si mesmos e consequentemente sua família.Os trabalhadores eram donos das ferramentas e adquiriam matéria prima para confeccionar os seus produtos, pois eram comerciantes.Devidoa expansão das cidades e do comércio começa a existir a necessidade de expandir então a produção.

Neste momento histórico começaram apareceràs indústrias, onde o trabalhador não mais é o dono da matéria prima e nem das ferramentas de trabalho, vende então ao patrão sua mão-de-obra, o trabalho. Os funcionários dessas indústrias tinham que trabalhar por até 18 horas diárias e não recebiam o necessário para seu sustento, surgindo a revolução industrial. Pela redução da carga horária, aumento de salários,etc, os trabalhadores se organizaram e criaram sindicatos para aumentar sua força e lutar por seus direitos.

Surge então Karl Marx, socialista que propunha melhorar as condições da classe operária. Seu maior trabalho foi o livro “O capital”, suas ideias mudaram a forma de trabalho. Se antes o trabalhador era responsável pela produção total do produto, Marx agora propunha que se o trabalhador fosse responsável por apenas uma parte da confecção do produto, seria especialista naquela tarefa e reduziria o tempo e aumentaria a produção.

3. FREDERICK W.TAYLOR

Nascido nos Estados Unidos, no estado da Filadélfia, em 1856 iniciou sua vida profissional como operário de uma fábrica, veio a se tornar engenheiro em 1885 e posteriormente trabalhou em uma grande siderúrgica, aonde começou a formular sua teoria, analisando a empresa a partir da operação.

Nesta época as empresas passavam por um processo de capitalização graças à produção em massa, e trabalhavam com um sistema de premiação que era insuficiente para solucionar os problemas apresentados. Além de ser mal remunerado, o trabalhador tinha péssimas condições de trabalho.

Taylor de fato acreditava que a premiação ao trabalhador só surtiriaefeito quando as mesmas tivessem relação direta com a produção, ou seja, quanto mais peças o trabalhador produzisse, maior seria a sua premiação e isto estaria melhorando a eficiência do trabalhador.

Resumindo, seria o aprimoramento da produção em massa, juntamente com técnicas de estudos de tempos e movimentos para a realização das tarefas individuais, que trabalhando harmonicamente seria a solução para todos os problemas de produtividade.

4.TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

Estas teorias são propostas de acordo com os contextos históricos em que estão inseridas, destacando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com