TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias Da Administração

Resenha: Teorias Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2013  •  Resenha  •  225 Palavras (1 Páginas)  •  168 Visualizações

Atividade Avaliativa – Teorias da Administração

1) Visando melhorias na produtividade e eficiência na fabricação, Taylor preocupava-se com as técnicas de racionalização do trabalho do operário através do estudo dos tempos e movimentos, analisando as tarefas de cada operário, decompondo seus movimentos e processos de trabalho, aperfeiçoando-os e racionalizando-os gradativamente. Estes aspectos foram criticados pela Escola Humanista que se opunha a esse processo de alienação no trabalho, a superespecialização que robotiza o operário, restringindo-se a ver o homem isoladamente e apenas como apêndice industrial.

2) As primeiras justificativas para a iniciação da Administração Científica eram a necessidade de aumentar a eficiência e competência das organizações no sentido de obter o melhor rendimento possível dos seus recursos e fazer face a concorrência e competição que se avolumavam entre as empresas.

3) Os principais princípios da Administração Científica utilizados por Henry Ford foram:

- Princípio da Intensificação: diminuir o tempo de produção com o emprego imediato dos equipamentos e da matéria prima e a rápida colocação do produto no mercado

- Princípio da economicidade: reduzir ao mínimo o volume do estoque da matéria prima, este princípio está ligado ao baixo custo de manufatura, peças intercambiáveis e desenhos de produtos padronizados.

- Princípio da Produtividade: é a especialização da mão de obra, aumentando a capacidade de produção do homem no mesmo período de tempo, produção em massa e linha de montagem mecanizada.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com