TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias Da Administração

Trabalho Universitário: Teorias Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  650 Palavras (3 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 3

1. TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

Administrar é um processo de planejar onde o diretor, gerente, supervisor ou um líder de equipe precisa traçar metas para o desenvolvimento de uma organização, o administrador precisa reunir diferentes recursos e competências para transformá-los em resultados concretos.

Nos dias de hoje, até mesmo o avanço tecnológico as informações e a produtividade não é mais centro de nossa sociedade econômica. A organização é a maior pela qual a sociedade consegue que as coisas realmente aconteçam.

Com o grande desenvolvimento das organizações surgiu a (TGA) Teoria Geral da Administração, essa teoria é um conjunto das teorias em crescente expansão.

A teoria Administrativa surgiu no início do século passado, ela é uma jovem senhora que atravessou fases bem distintas, cada uma das fases realça enfatiza um aspecto importante da administração como ênfase nas tarefas, que foi a primeira Escola Clássica.

A (TGA) teve como fundador o engenheiro americano Frederick W. Taylor (1856-1915) foi apoiado por outros engenheiros, Taylor se preocupou com os desperdícios e perolas sofridas pelas indústrias americanas, procurou o aumento de produtividade fazendo ampliações através de técnicas de engenharia industrial.

Para facilitar o estudo, as teorias são agrupadas em escolas e essas, como definido por Maximiano (2006), têm a mesma linha de pensamento de atores que utilizam o mesmo enfoque.

As teorias posteriores ao pensamento clássico dito por Maximiano, as pessoas eram negligenciadas pelas teorias clássicas, mas eram consideradas recursos do processo produtivo.

Segundo Chiavenato (2004) entre as Teorias Clássica e das Relações Humanas, surgiram autores que apesar de defenderem os princípios clássicos, foram pioneiros em revisar, criticar e reformular tais bases administrativas.

A primeira escola com enfoque comportamental foi de Relações Humanas, que surgiu como conseqüência das conclusões da Experiência de Hawtorne, desenvolvida por Elton Mayo e colaboradores, Foi um movimento de reação e oposição á Teoria Clássica da Administração.

A abordagem neoclássica nada mais é do que o resgate da Teoria Clássica atualizada e redimensionada aos problemas administrativos atuais e ao tamanho das organizações de hoje.

Nos dias atuais, os Teóricos Clássicos tem importância positivas e negativas.

Segundo Morgan (1997), o uso de máquinas reduziu os trabalhadores a autômatos, não sendo permitido ao operário ser humano, exercer sua capacidade de pensar e se adaptar as diversas situações, além da visão ilusória de que as tarefas enfrentadas pelas organizações podem ser baseadas máquinas desempenhadas pelas máquinas, inibindo a inovação, com isso os empregados perdem oportunidades de crescimento pessoal.

Segundo Garcia e Bronzo (2000), as teorias são propostas de acordo com os contextos históricos em que estão inseridas, enfatizando os problemas mais importantes.

Taylor citado por Batista –Dos –Santos e Nepomuceno (2008), já admitia que o trabalhador não era ignorante, ao contrário reconhecia a inteligência desse, assumindo que as experiências de cada geração constroem melhores procedimentos e métodos, porém Tayolista não é o operário que deveria decidir qual método

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com