TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias Da Decisão, Mensuração E Informação

Artigo: Teorias Da Decisão, Mensuração E Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/8/2013  •  5.573 Palavras (23 Páginas)  •  3.357 Visualizações

Página 1 de 23

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO E CONTROLADORIA

Jorge Pereira Otero

Mestrando em Controladoria e Contabilidade Estratégica

Centro Universitário Álvares Penteado – FECAP

Bacharel em Ciências Contábeis e Econômicas

Consultor Financeiro

Rua barata Ribeiro 156 – Apto 165

CEP 01308-000 – São Paulo – SP - Brasil

Tel: 55 11 55 05-6688

E-mail: jorge_otero@uol.com.br

Prof. Dr. Cláudio Parisi

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP

Professor do Programa de Mestrado em Controladoria e Contabilidade Estratégica da FECAP

Rua Dona Luisa Julia, 47 Apto 62

CEP: 04542-000 – São Paulo – SP - Brasil

E-mail: cparisi@dialdata.com.br

PALAVRAS-CHAVES

Gestor, Sistemas Integrados de Gestão, Decisão, Mensuração, Sistema de Informação Gerencial, Controladoria, Controller.

TEMA

EVOLUCIÓN HISTÓRICA DE LOS SISTEMAS DE CONTABILIDAD DE GESTIÓN

Recurso Audiovisual – Será usado Power Point.

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO E CONTROLADORIA

PALAVRAS-CHAVES

Gestor, Sistemas Integrados de Gestão, Decisão, Mensuração, Sistema de Informação Gerencial, Controladoria, Controller.

TEMA

EVOLUCIÓN HISTÓRICA DE LOS SISTEMAS DE CONTABILIDAD DE GESTIÓN

RESUMO

Os Sistemas Integrados de Gestão, baseados na filosofia E.R.P são atualmente o “Estado da Arte”, no que diz respeito ao controle das operações realizadas pela empresa na execução de suas atividades, constituindo-se, assim, em uma valiosa ferramenta de apoio a Controladoria. Mas, será que os Sistemas Integrados de Gestão baseados na filosofia E.R.P atendem ao modelo de decisão do gestor, no que diz respeito a sua necessidade de um sistema de informações gerenciais para apoiá-lo na tomada de decisões mais rápidas e eficazes?

Neste artigo, buscaremos uma resposta para esta questão.

1. CONTEXTO

O crescimento das implantações destes sistemas os consagraram como uma valiosa ferramenta de apoio a Controladoria e, conseqüentemente, as empresas estão buscando profissionais que tenham em seu perfil não só experiência nesta área, assim como estejam aptos a trabalhar com essa ferramenta.

De acordo com Nakagawa (1993:38) “os modernos conceitos de Controladoria indicam que o Controller desempenha sua função de controle no sentido de organizar e reportar dados relevantes, exercer uma força ou influencia que induz os gerentes a tomarem decisões lógicas e consistentes com a missão e objetivos da empresa”.

Dessa forma, geralmente o Controller acaba tornando-se o responsável pelo projeto, implementação e manutenção de um sistema integrado de informações, que operacionaliza o conceito de que a contabilidade é suportada pelas teorias da decisão, mensuração e informação.

Este sistema deve dar aos gestores de uma empresa capacidade para planejarem, executarem e controlarem adequadamente as atividades de uma empresa sejam elas de suporte ou operacionais, utilizando com eficiência e eficácia os recursos que lhes são colocados a disposição. O Controller é o gestor desse sistema, na qualidade de principal executivo de informação de uma empresa.

A constatação estabelece que a implantação plena de um Sistema Integrado de Gestão (SIG) de um modo geral não está cumprindo os seus objetivos na missão de proporcionar que a Controladoria obtenha maior eficácia nas suas atividades de gerar um Sistema de Informações Gerenciais que proporcionem tomadas de decisões mais rápidas e eficazes pelos gestores da empresa, surgindo a necessidade de se buscar outras alternativas internas ou externas para suprir as deficiências do SIG.

Então, temos como problema para a Controladoria:

Os Sistemas Integrados de Gestão baseados na filosofia E.R.P. atendem ao modelo de decisão do gestor, no que diz respeito a sua necessidade de um sistema de informações gerenciais para apoiá-lo na tomada de decisões mais rápidas e eficazes?

Desta forma desenvolvemos uma pesquisa abrangendo três empresas usuárias de sistemas E.R.P, visando responder a questão enunciada.

Nesta pesquisa consideramos como hipótese que a implantação plena de um Sistema Integrado de Gestão (SIG) não está cumprindo os seus objetivos na missão de proporcionar que a Controladoria obtenha maior eficácia nas suas atividades de gerar um Sistema de Informações Gerenciais que proporcionem tomadas de decisões mais rápidas e eficazes pelos gestores da empresa, surgindo a necessidade de se buscar alternativas internas ou externas para suprir as deficiências do SIG.

2. SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO

2.1 E.R.P. DEFINIÇÃO

Não há uma definição precisa e inquestionável do que seja um “sistema E.R.P.”. A noção chave dessa definição é integração. Podem-se encontrar inúmeras definições para os Sistemas Integrados baseados na filosofia E.R.P., todas elas, no entanto convergem para os mesmos pontos: integração de processos e rapidez na obtenção de informações.

Wood e Caldas (1999) definem Sistemas Integrados de Gestão baseados na filosofia E.R.P. como sistemas teoricamente capazes de integrar toda a gestão de uma empresa, agilizando o processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.2 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com