TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias Neoclássicas

Dissertações: Teorias Neoclássicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  976 Palavras (4 Páginas)  •  618 Visualizações

Página 1 de 4

Teoria Neoclássica da Administração

A Teoria Neoclássica da Administração representa o ressurgimento das Teorias Clássica e Científica de Administração, retomando os diversos assuntos abordados por essas teorias, aplicando novos pontos de vista, novas abordagens, ampliando o campo de atuação do administrador e consolidando, assim, essa ciência. Os temas abordados pelas Teorias Clássicas e Neoclássicas ainda são considerados de extrema importância até os dias de hoje, ressalvando-se a flexibilidade e a volatilidade exigidas pelo meio ambiente e pela tecnologia.

O auge da Teoria Neoclássica ocorreu entre as décadas de 1960 e 1970, porque o mundo dos negócios não era mais tão estável como no início de século XX. As soluções apresentadas por essa Teoria se adequaram enquanto as empresas eram mais formais. Conceitos como a organização linha-staff e a criação de comissões, são atualmente bastante utilizadas ainda, contudo com algumas inovações.

Cronologia das Teorias e Escolas

Como forma de raciocinar sobre a escola Neoclássica, podemos levar em conta a cronologia dos surgimentos das teorias e escolas de Administração:

● 1903 - Administração científica – Taylor

● 1909 - Teoria da burocracia – Max Weber

● 1916 - Teoria clássica da administração - Fayol

● 1932 - Teoria das relações humanas – Elton Mayo

● 1947 - Teoria estruturalista – inspira -se na abordagem de Max Weber

● 1951 - Teoria dos sistemas – Ludwig Von Bertalanffy

● 1954 - Teoria neoclássica da administração - Peter F. Drucker, Willian Newman, Ernest Dale, Ralph C Davis, Louis Allen e George Terry.

● 1957 - Teoria comportamental - Herbert Alexander Simon, McGregor, Maslow e Herzberg

● 1962 - Desenvolvimento organizacional – grupo de cientistas sociais (EUA)

● 1972 - Teoria da contingência.

Características Básicas da Teoria Neoclássica

Segundo Chiavenato (2003) a Teoria Neoclássica apresenta as seguintes características:

● Ênfase na prática da Administração: o foco nos aspectos práticos administrativos e suas considerações, e procura de resultados concretos e mais palpáveis, visa ações administrativas e seus aspectos instrumentais.

● Reafirmação relativa dos aspectos clássicos: foi uma reação à influência enorme e crescente das ciências social-comportamentais no campo da Administração, e em contraposição aos aspectos administrativos e econômicos que são estruturais e que envolvem as organizações. Um retorno às origens estruturando a Teoria Clássica, modernizando-a, dando-lhe amplitude e flexibilidade.

● Ênfase nos princípios gerais de administração: os neoclássicos estabeleceram normas do comportamento administrativo, e os princípios que os clássicos usavam como leis científicas são retomados como critérios maleáveis para busca de soluções administrativas (ver item 3.3)

● Ênfase nos objetivos e nos resultados: é em função dos objetivos e resultados que a organização deve ser dimensionada, estruturada e orientada, como meio de avaliar seu desempenho. A Administração por objetivos é produto da Teoria Neoclássica.

● Ecletismo da Teoria Neoclássica: os autores neoclássicos absorveram o conteúdo de outras teorias administrativas e assim misturaram várias doutrinas administrativas, fundindo a teoria com o perfil e formação do administrador contemporâneo do século passado.

Princípios da Administração Neoclássica

Objetivos

1. Os objetivos da empresa e de seus departamentos devem ser claramente definidos e estabelecidos por escrito. A organização deve ser simples e flexível;

Atividades e Agrupamento de Atividades

2. As responsabilidades designadas para uma posição devem ser confinadas tanto quanto possível ao desempenho de uma simples função;

3. As funções devem ser designadas para os departamentos na base da homogeneidade no sentido de alcançar a operação mais eficiente e econômica;

Autoridade

4. Deve haver linhas claras de autoridade descendo do topo até a base da organização, e responsabilidade da base ao topo;

5. A responsabilidade e a autoridade de cada posição devem ser claramente definidas por escrito;

6.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com