TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias da administração

Tese: Teorias da administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  Tese  •  2.104 Palavras (9 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é conhecer as teorias da administração, bem como saber de sua importância nas organizações, como identificá-las e aplicá-las através de suas instruções.

Com base nas pesquisas realizadas sobre as teorias, abordaremos questões fundamentais no estudo da administração moderna das empresas.

Uma das questões propostas é o estudo das principais contribuições das teorias referidas na administração moderna das empresas, que serão estudadas no desenvolvimento deste trabalho.

Outra questão a ser abordada são os clássicos da sociologia: Emile Durkheim, Max Weber e Karl Marx, e como eles interpretam o trabalho na atualidade.

Portanto, iremos englobar o mundo administrativo contemporâneo.

2 DESENVOLVIMENTO

Estamos vivendo uma era de mudanças, incertezas e perplexidade. A era da informação está trazendo novos desafios para as organizações e, sobretudo, para a sua administração. Nunca como agora, a teoria administrativa se tornou tão imprescindível para o sucesso do administrador e das organizações. A constante necessidade de inovação, a busca de flexibilidade e agilidade para proporcionar mudança e transformação, a adoção de novas idéias.

A administração é o ato ou processo de gerir, trabalhar com pessoas para realizar metas tanto da organização quanto de seus componentes. Administração é todo o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de solução a fim de alcançar objetivos, ou seja, o administrador é o responsável por conduzir todo o processo de administrar.

De acordo com Chiavenato (2000) a palavra administração vem do latim ad (direção, tendência para), e minister (subordinação ou obediência) significa aquele que realiza uma função abaixo do comando de outrem.

Hoje se faz necessário ter diversas habilidades para atuar em qualquer área de uma organização. Pensando no que foi estabelecido por Kantz, temos a visão de que o que determinara o sucesso será a capacidade do que ele faz, e não das características que ele tem.

O administrador trabalha com pessoas e equipes e faz uso delas para conseguir resultados através da liderança, comunicação, motivação e na construção de talentos. (CHIAVENATO, 2007, p.70).

2.1 HABILIDADES

Para ocupar posições nas empresas, executar seus papeis e buscar as melhores maneiras de administrar, o administrador deve desenvolver e fazer uso de varias habilidades. Robert L. Katz (Apud STONER, 1999) classificou-as em três grandes habilidades: Técnicas, Humanas e Conceituais. Todo administrador precisa das três habilidades.

Para o administrador desenvolver bem seu papel em uma organização ele precisa dominar as três habilidades e dosá-las conforme sua posição na organização.

Habilidades Técnicas são as habilidades ligadas à evolução do trabalho, e ao domínio do conhecimento específico para executar seu trabalho operacional.

Logo as habilidades técnicas são mais importantes para os gerentes de primeira linha e para os trabalhadores operacionais.

Habilidades Humanas são as habilidades necessárias para um bom relacionamento. Administradores com boas habilidades humanas se desenvolvem bem em equipes e atuam de maneira eficiente e eficaz como líderes.

Habilidades Humanas são imprescindíveis para o bom exercício da liderança organizacional.

Habilidades Conceituais são as habilidades necessárias ao proprietário, presidente, CEO de uma empresa. São essas habilidades que mantêm a visão da organização como um todo, influenciando diretamente no direcionamento e na administração da empresa.

As habilidades conceituais são imprescindíveis aos administradores de topo.

2.2 TEORIAS

A teoria clássica se caracteriza pela ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente. Partia da organização e da estrutura como um todo, para garantir a eficiência de todas as partes envolvidas, fossem elas departamentos, seções ou pessoas como executores de tarefas e ocupantes de cargos.

A análise das tarefas de cada indivíduo cedeu lugar a uma visão global e universal da organização. A qual partia da estruturação de toda a organização e chegava finalmente ao indivíduo.

Henry Fayol criador da Teoria Clássica dividiu as funções da empresa e criou os princípios gerais da administração, que são as bases da administração como ciência, estes princípios são uteis para estruturar qualquer organização seja qual for seu ramo de atividade ou tamanho.

A Teoria das Relações Humanas tem como prioridade as preocupações com as pessoas e os grupos sociais. Sua origem tem a necessidade de humanizar e democratizar a administração, desenvolvimento das chamadas ciências humanas (sociologia, psicologia etc.) e das conclusões da experiência de Hawthorne.

Algumas das conclusões da experiência de Hawthorne foram que: a eficiência do trabalhador se dá não pela sua competência física, mas, sim, por sua integração com o grupo; os trabalhadores reagem como membros de grupos e não sozinhos; o reconhecimento do grupo (recompensa social) influencia na motivação do trabalhador; é identificada a existência de grupos informais dentro da organização, e esses grupos definem suas regras de comportamento; percebe-se também o aumento das relações humanas por meio da participação nesses grupos e que o trabalho repetitivo acaba-se tornando cansativo e monótono.

Já a Teoria Comportamental marca a mais profunda influência das ciências do comportamento na administração. Todo o individuo é um tomador de decisão, baseando-se nas informações que recebe do seu ambiente, processando-as de acordo com suas convicções e assumindo atitudes, opiniões e pontos de vista em todas as circunstâncias.

A teoria Burocrática ou Estruturalista visa o homem organizacional e tem ênfase na estrutura organizacional, nas pessoas e no ambiente, surgiu para tentar resolver conflitos existentes entre a Teoria Clássica e das Relações Humanas.

Nenhuma organização vive sozinha e autônoma, foi o que propôs a Teoria Geral dos Sistemas. Toda a organização vive e opera no meio de um ambiente.

Em uma organização, as pessoas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com