TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teria Da Contabilidade

Trabalho Escolar: Teria Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  968 Palavras (4 Páginas)  •  2.473 Visualizações

Página 1 de 4

1. Quais são as características que definem um ativo? Explique-as e Identifique aquela que a Teoria da Contabilidade considera fundamental para caracterizar um ativo adequadamente.

Ativo e tudo que denomina de Bens e Direitos e demais aplicações de recursos controlados pela entidade, onde estão englobados os bens e Direitos da empresa, como exemplo de bens temos carros, imóveis, maquinas e equipamentos, mobiliários, e Direitos é tudo que a empresa tem direito a ter, exemplo: Duplicatas a Receber ou Contas a Receber, ela tem direito de receber aquele valor.

Para caracterizar um ativo adequadamente devemos observar alguns itens basicos :

* Propriedade ou posse de controle

* Direito exclusivo

* Expectativas de benefícios Futuros.

2. Certa empresa assinou um contrato de fornecimento a longo prazo, pelo qual se compromete a entregar, a partir do próximo mês, após a data de assinatura do contrato, mercadorias durante seis meses, no valor de venda de R$ 500.0000,00 mensais. De modo geral, como trataria contabilmente o assunto? Por quê?

Respeitando o regime da competência, onde o valor gerado no mês , mesmo que não tenha ocorrido o seu pagamento ou a sua entrada quando se tratar de receitas, deve ser lançado no próprio mês. Por exemplo, se a minha empresa vendeu 50.000,00 de produtos e o cliente pagará apenas com 60 dias, respeitando o regime da competência devemos lançar no mês que ocorreu. Vamos supor que nesse mesmo mês eu tive uma despesa com mão de obra de 5.000,00 á pagar no mês subseqüente, respeitando o principio da competência eu devo lançar contabilmente no mês ocorrido, caso isso não acontecesse, teríamos uma grande dificuldade de controle administrativo, pois vamos supor que eu lançasse essa despesa com salários no mês subseqüente (na data do pagamento) e esse mês só tivesse 4.000 de vendas , poderíamos achar que teria havido um prejuízo na empresa, mas não seria o caso. Conforme o exemplo da pergunta, essa empresa deve lançar todo o valor da venda, conforme o mês que ocorreu a assinatura do contrato, pois caso não tenha sido pago, ela ganhou um direito de recebimento do valor contratado que entrará como um ativo da empresa, por isso devemos sempre seguir o principio da competência.

3. Diferencie Reservas de Provisões. Em seguida, explique onde cada um desses grupos é registrado: Ativo, Passivo ou Patrimônio Líquido? Exemplifique.

Provisões é uma previsão de despesas do período aquisitivo incorrido até a data do balanço. É uma reserva de um valor para atender a despesas que se esperam. A provisão visa a cobertura de um gasto já considerado certo ou de grande possibilidade de ocorrência.

As provisões representam expectativas de perdas de ativos ou estimativas de valores a desembolsar que, apesar de financeiramente ainda não efetivadas, derivam de fatos geradores contábeis já ocorridos. Por exemplos, Férias ,imposto de renda, pagamento de 13º que são registradas no Passivo.

Por outro lado, as reservas representam a diferença entre o patrimônio líquido e o capital, sendo resultantes de valores entregues pelos titulares do capital que não representam aumento de capital, ou representam acréscimos de valor de elementos do ativo, ou ainda se originam de lucros não distribuídos aos sócios ou acionistas. Por exemplo, em uma determinada empresa obteve um lucro final de 50.000,00, mas seu sócio administrador devido algumas contingências, optou por distribuir apenas 40.000,00 ficando 10.000,00 de reservas que seriam registradas no Patrimônio liquido.

4. Segundo a Lei nº 11.638/2007, a composição do Patrimônio Líquido foi alterada. Identifique essa (s) alteração (ões) e esboce como ficaria essa composição após a Lei nº 11.638/2007.

Em vista as mudanças na Legislação Societária e o Ambiente Internacional de Negócios e por ações, juntamente com o poder regulatório e interpretativo que a Comissão de valores mobiliários – CVM, possui, encontra-se a necessidade do Brasil se adaptar a regulação contábil internacional e isso implica em impactos no balanço patrimonial.

Entre os objetivos desta lei, além de alterar artigos da lei nr. 6.404/1976 para atualizá-la ao novo mundo de negócios global, deve ser ressaltado o de providenciar maior transparência às atividades empresariais brasileiras.

Alguns dos principais avanços em termos de práticas contábeis é a adequação do Balanço Patrimonial:

Estrutura do Balanço Patrimonial segundo a Lei 6.404/76 X Lei ll. 638/07:

ANTES DEPOIS

ATIVO CIRCULANTE

REALIZÁVEL A LONGO PRAZO

ATIVO PERMANENTE

•INVESTIMENTO

•IMOBILIZADO

•DIFERIDO ATIVO CIRCULANTE

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com