TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos De Riscos

Pesquisas Acadêmicas: Tipos De Riscos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  275 Palavras (2 Páginas)  •  581 Visualizações

Página 1 de 2

Tipos de Riscos

Todo investidor/usuário possui alguns tipos de riscos nas instituições financeiras, Como: Risco de Mercado, Liquidez, Crédito, Operacional, Legal, Conjuntura "Risco Estratégico, Risco-País e Risco Sistêmico" e Risco de Imagem.

Porém os três tipos mais comuns estão interligados e, um pode ser conseqüência do outro. Por isso, é muito importante a escolha da instituição que administrará seu patrimônio. Você deve optar por uma instituição séria, conhecida no mercado pela ética e profissionalismo na prestação de serviços.

Risco de Mercado, que decorre da possibilidade de perdas onde ocasiona mudanças de comportamento das taxas de juros, câmbio, dos preços das ações. |Exemplo: quando uma empresa anuncia que fechará o ano com prejuízo, aumenta o número de acionistas dispostos a vender suas ações. Assim como em qualquer outro mercado, se há mais gente querendo vender (mais oferta), o preço cai.

Risco de Liquidez: Ele assume duas formas de riscos, o de liquidez de mercado e liquidez de fluxo de caixa (funding). O primeiro é a possibilidade de perda por incapacidade de realizar uma transação em tempo razoável e sem perda significativa de valor. O segundo está associado à possibilidade de falta de recursos. Exemplo: algumas ações negociadas na bolsa de valores apresentam baixo volume de negócio e, quando um investidor precisa vender uma grande quantidade dessas ações, acaba causando uma queda em seu preço.

Risco de crédito: Definido como a possibilidade de perda resultante da incerteza quanto ao recebimento de valores pactuados como tomadores de empréstimos. Exemplo: você está aderindo ao risco de uma instituição financeira quando compra CDBs daquele banco, assim como está aceitando o risco de crédito de uma empresa quando compra debêntures daquela companhia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com