TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Discussão de questões de gestão financeira e orçamentária e tipos de negócios, uma descrição detalhada das características de cada um deles, bem como um conhecimento da relação entre risco e retorno

Seminário: Discussão de questões de gestão financeira e orçamentária e tipos de negócios, uma descrição detalhada das características de cada um deles, bem como um conhecimento da relação entre risco e retorno. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  Seminário  •  1.072 Palavras (5 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 5

INDICE

Introdução ...............................................................................................................................03

Desenvolvimento......................................................................................................................04Conclusão.................................................................................................................................08

Referências Bibliográficas........................................................................................................08

Introdução

O objetivo desse trabalho é abordar os assuntos sobre o que é administração financeira e orçamentária e os tipos de negócios, detalhando as características de cada um, além de conhecer a relação do risco e o retorno.

Desenvolvimento

 Tipos de Negócios ou Empreendimentos

 Empresa Individual

Trata-se de uma empresa que é titulada apenas por um só indivíduo ou pessoa singular, que afeta bens próprios à exploração do seu negócio. Um empresário em nome individual atua sem separação jurídica entre os seus bens pessoais e os seus negócios, ou seja, não vigora o princípio da separação do patrimônio. O proprietário responde de forma ilimitada pelas dívidas contraídas no exercício da sua atividade perante os seus credores, com todos os bens pessoais que integram o seu patrimônio (casas, automóveis, terrenos, etc) e os do seu cônjuge (se for casado num regime de comunhão de bens). O inverso também acontece, ou seja, o patrimônio afecto à exploração também responde pelas dívidas pessoais do empresário e do cônjuge. A responsabilidade é, portanto, ilimitada nos dois sentidos. A firma (nome comercial) deve ser composta pelo nome civil do proprietário, completo ou abreviado, podendo aditar-lhe um outro nome ou alcunha pelo qual seja conhecido no meio empresarial e/ou a referência à atividade da empresa.

 Sociedade por Quotas

As sociedades por quotas exigem um mínimo de dois sócios (exceto no caso das sociedades unipessoais por quotas). A lei não admite sócios de indústria (que entrem com o seu trabalho). Todos têm que entrar com dinheiro, ou com bens avaliáveis em dinheiro. O capital social mínimo é de 5 mil euros, que não tem que ser integralmente realizado no momento em que o pacto social é outorgado (podem ser diferidas 50 por cento das entradas em dinheiro, desde que o capital mínimo fique logo realizado).

A responsabilidade dos sócios tem uma dupla característica: é limitada e solidária. É limitada porque está circunscrita ao valor do capital social. Quer isto dizer que por eventuais dívidas da sociedade apenas responde o patrimônio da empresa e não o dos sócios. É solidária na medida em que, no caso do capital social não ser integralmente realizado atuando da celebração do pacto social, os sócios são responsáveis entre si pela realização integral de todas as entradas convencionadas no contrato social (mesmo que um dos sócios não cumpra com a sua parte).

A firma pode ser composta pelo nome ou firma de algum ou de todos os sócios, por uma denominação particular ou uma reunião dos dois. Em qualquer dos casos, tem que ser seguida do aditamento obrigatório “Limitada” por extenso ou abreviado - “Lda”

 Sociedade por Ações

São sociedades de responsabilidade limitada no rigoroso sentido do conceito, porquanto os sócios limitam a sua responsabilidade ao valor das ações por si subscritas. Assim, os credores sociais só se podem fazer pagar pelos bens sociais.

O capital social mínimo é de 50 mil euros e está dividido em ações de igual valor nominal (no mínimo igual a um cêntimo). Nas entradas em dinheiro, pode ser diferida a realização de 70 por cento do valor nominal das ações, por um período máximo de cinco anos. O número mínimo de sócios, normalmente designados por acionistas, é cinco, não sendo (à semelhança das sociedades por quotas), admitidos sócios de indústria.

No entanto, uma sociedade anónima pode ter um único sócio, desde que seja uma sociedade e não um indivíduo. A firma pode ser composta pelo nome (ou firma) de algum (ou de todos) os sócios, por uma denominação particular ou uma reunião dos dois. Em qualquer dos casos, tem que ser seguida do aditamento obrigatório “Sociedade Anónima”, ou abreviado - “S.A.”.

 Administração Financeira e Orçamentária

A administração financeira corresponde os esforços despendidos objetivando a formulação de um esquema que seja adequado à maximização dos retornos dos proprietários das ações ordinárias da empresa, ao mesmo tempo em que possa propiciar a manutenção de certo grau de liquidez.

Na verdade a função financeira dentro de uma empresa esta diretamente relacionada com a decisão de se fazer um investimento e à decisão de se fazer um financiamento, sem esquecer que estas duas funções principais estão interligadas.

Além disso, a função financeira abrange numerosos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com