TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O risco eo retorno associados a qualquer tipo de investimento

Artigo: O risco eo retorno associados a qualquer tipo de investimento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  Artigo  •  647 Palavras (3 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 3

Risco e Retorno

O risco e o retorno associados a qualquer tipo de investimento são as duas faces da mesma moeda. Quanto mais "apetite" por rentabilidades elevadas tiver, maior será o nível de risco que terá de aceitar.

Uma coisa com que tanto os investidores como os especuladores têm de lidar constantemente é a necessidade de equilibrar o risco e o retorno. Como regra geral, quanto maior o risco associado a um investimento, maior será o retorno que se pode conseguir. Apesar de isto ser verdade, existem outros fatores a ter em conta para determinar o grau de risco em relação ao retorno oferecido. Alguns fatores podem ser determinantes para aferir o risco em relação ao retorno:

Volatilidade: Isto é a subida ou queda de preço de um ativo financeiro. O que acontece é que os mercados estão sempre a avaliar o que está a acontecer para se conseguir uma estimativa do que vai acontecer no futuro. Isto significa que estas expectativas futuras podem fazer com que os preços subam ou desçam drasticamente. Estas variações enormes são o conceito básico de volatilidade.

Conhecer vários tipos de risco: Em qualquer tipo de investimento, existem diferentes tipos de risco que vai ter de compreender para decidir se determinado investimento se adequa a si. Alguns destes riscos que se encontram sempre incluem: • risco de mercado - os riscos que provêem dos movimentos positivos e negativos que ocorrem sempre no mercado bolsista. • risco político - o risco de determinado país mudar políticas que afetam aquilo em que se investiu. • risco de taxas de juro - o valor do investimento pode ser afetado pela variação das taxas de juro. • risco de crédito - quando determinada empresa ou indivíduo consegue pagar o que lhe foi emprestado ou os juros desse valor. • risco de país - o risco associado ao fato de determinado país não ser capaz de pagar as suas obrigações financeiras. • risco de câmbio externo - quando as variações das taxas de câmbio de determinado país afetam o investimento.

Usar a pirâmide de risco: a pirâmide de risco é simplesmente uma pirâmide que mostra os diferentes tipos de investimentos, desde o menos arriscado ao mais arriscado. Na base da pirâmide encontram-se os investimentos menos arriscados, que incluem: obrigações do tesouro, instrumentos dos mercados de câmbio, certificados de depósito, notas e dinheiro (ou liquidez). No meio da pirâmide estão os bens com um pouco mais de risco que incluem: bens imobiliários, fundos de investimento, ações e obrigações. No cume ficam os investimentos de maior risco: opções, futuros e contratos por diferença (CFDs).

Um bom exemplo de avaliação do risco seria analisar o preço de uma ação cujo pico máximo a 52 semanas tenha atingido os €20,0 e cujo valor mínimo durante o mesmo período tenha sido de €15,0. Quando se analisam as subidas e descidas das últimas 52 semanas deste título, verificamos que se trata de uma ação muito volátil. Isto significa que esta ação pode igualmente proporcionar retornos mais elevados.

Compreender a relação entre risco e retorno

Obviamente, o risco e o retorno andam de mãos dadas quando se fala em investimento. Alguns fatores que vão interferir na determinação do nível de risco incluem: a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com