TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de Investimentos

Tese: Tipos de Investimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2013  •  Tese  •  1.145 Palavras (5 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 5

1.1 Tipos de Investimentos

Investimento é toda aplicação de recursos, visando receber alguma

remuneração futura, superior ao valor aplicado inicialmente.

Exemplos de investimentos são ações, poupança, fundos de investimento, compra de uma empresa, franquia, entre outras formas que caracterizam um investimento.

Existem vários tipos de investimentos, porém são somente três mais importantes, são eles:

1. Investimentos Públicos: em geral, são aqueles onde o governo disponibiliza recursos para o bem da sociedade. Por exemplo: hospitais, escolas, saneamento básico, pavimentação de ruas, etc. estes não visam lucros, porém visam o retorno social, como: votos para o político ou governo que gerou estas melhorias para a população.

2. Investimentos Privados: são aqueles que pessoas jurídicas ou físicas de direito privado proporcionam recursos com estimativa de lucro aos seus investidores. Por exemplo: fábricas particulares, empresas de prestação de serviço particulares, lojas de varejo, shopping centers, ou seja, qualquer estabelecimento particular. Este tipo de investimentos é o maior gerador de empregos e tributos de qualquer país capitalista.

3. Investimentos Mistos: este investimento é mantido tanto pelo governo e entidades públicas como pessoas jurídicas e físicas de direito privado, portanto visando o bem estar da sociedade e o retorno monetário e estrutura-se na forma de capital misto. Por exemplo: Petrobrás, Banco do Brasil, Caixa Econômica, etc.

Tipos de investimentos financeiros

Comumente, tais investimentos são divididos em dois grupos: investimentos em renda fixa e investimentos em renda variável.

Investimentos em renda fixa são investimentos atrelados a algum índice ou juro fixado, de forma que o investidor saiba, antes mesmo de investir, como calcular o seu rendimento. Eles podem ser divididos em pré-fixados quando o juro é conhecido desde o início, ou pós-fixado geralmente atrelado a algum índice, cujo valor só pode ser conhecido com o decorrer do tempo.

Já os investimentos em renda variável são investimentos que não são atrelados a um índice fixo, geralmente aplicando o dinheiro em algo de valor bastante variável, como ações de uma empresa, moeda estrangeira (forex trading) e aquisição de commodities.

Principais tipos de investimentos no Mercado Financeiro:

Renda Fixa: A renda fixa é a modalidade que deve ser utilizada para garantir segurança e estabilidade. Este tipo de aplicação vai ser responsável pela maior parte do capital dos investidores conservadores, que não gostam de correr muitos riscos. Mas os investidores que aceitam correr mais riscos também devem ter algum percentual dos recursos em renda fixa, com objetivo de diversificar. Os especialistas ressaltam que o investidor de renda fixa deve priorizar estabilidade, segurança, liquidez e taxas reduzidas. “E tome cuidado: não é na renda fixa que você deve buscar maiores rentabilidade e aceitar risco, pois essa é sua reserva de segurança”, alertam.

Valor Relativo: Nesse tipo de aplicação, os gestores buscam agregar valor utilizando operações "antagônicas". Dessa maneira, conseguem limitar as perdas e explorar o que cada ativo tem de melhor. Mas é importante se atentar que assim como as perdas são limitadas, e os ganhos também são.

Um exemplo dado pelos empresários é que esses fundos podem operar na bolsa de valores, sem estarem correlacionados com ela. Assim, podem subir ou cair conforme a oscilação da bolsa. Adicionalmente, essa aplicação apresenta baixo risco, apesar de ser mais arriscado do que a renda fixa. São exemplos dessa modalidade os fundos de Long/Short e os de arbitragem.

Fundos Macros: Essa classe pode aplicar em diversos mercados como câmbio, inflação, bolsa, inflação, commodities etc. Através de constantes análises macroeconômicas, os gestores decidem em quais ativos se posicionarem de maneira que consigam o melhor de cada. Esses fundos podem ser posicionados para ganhar tanto com a alta, quanto com a baixa dos mercados em que operam. O ganho depende do acerto das previsões do gestor. Devido a essa característica, os fundos macros tendem a ser mais voláteis que os fundos de valor relativo, mesmo que não sejam necessariamente mais arriscados, frisam.

Fundos de Ações: Com investimentos apenas em ações, este é o fundo considerado como o mais arriscado devido à volatilidade dos papéis. Uma maneira de mitigar esse risco é trabalhar no longo prazo ou trabalhar a idéia de que pode valer a pena aceitar oscilações e evitar perdas permanentes de capital.

Assim

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com