TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de empreendedorismo

Por:   •  31/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 2

CITAÇÃO DO LIVRO

(Começado do meio da frase ) ... Empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam à transformação de ideias em oportunidades. É  a perfeita implementação destas oportunidades e leva à criação de negócios de sucesso. Para o termo “empreendedor” existem muitas definições, mas uma das mais antigas e que talvez melhor reflita o espirito empreendedor seja a de Joseph Schumpeter (1949):

“O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de recursos e matérias.
 

Dornelas, José Assis, 1971
Empreendedorismo: transformando ideias em negócios / José Carlos Assis Dornelas. – 3.ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2008

Pagina que usei: nº 39

LI DOIS ARTIGOS E FIZ UM RESUMO COM MINHAS PALAVRAS:

TIPOS DE EMPREENDEDORISMO:

Empreendedorismo social:

      Esse tipo de empreendedorismo se destacas pelos projetos sociais e nem todas as suas ações estão ligadas ao lucro. Ele é focado em melhorias voltadas para a comunidade e como isso, são visualizados e reconhecidos pelas ações que realizam.
     É necessário que os envolvidos tenham perfil social, hajam habilidades de lidar com problemas e que consigam visualizar oportunidades. Existem muitos desafios nesse tipo de empreendedorismo, no caso, a captação de recursos, assim é necessário que a ideia seja reconhecida. Todo projeto social deve ser elaborado de forma clara e com objetivos, voltados para o bem estar das pessoas.

Empreendedorismo corporativo:

     Cada vez mais o cenário atual do mercado de trabalho busca por profissionais que estejam preparados a assumir grandes reponsabilidades e riscos, e que seja extremamente dinâmicos. Esses colaboradores precisam demonstrar sua habilidade de resolver problemas, de criar ideias novas e mecanismos que atuem de forma positiva para o desenvolvimento da organização. É preciso, por parte desses profissionais possuir visão de negócio, saber liderar pessoas e equipes e saber atuar em situações de extrema pressão. Esse perfil encontra sempre solução e enxerga novas oportunidades. O empreendedorismo corporativo está sempre em evidência na organização.

Empreendedorismo de negócio:

      Nesse tipo de empreendedorismo, o fator principal é o rendimento e desenvolvimento econômico da organização. Esse perfil é muito importante pois ele atua na mudança da estrutura da empresa, está sempre em busca de oportunidades que rendam lucros, está sempre em busca de novas pessoas para alavancar os negócios. O empreendedorismo de negócio não limita suas ideias e está sempre em busca de novas áreas de atuação.

Empreendedorismo privado:

      É um tipo de empreendedorismo individual, que produz bens e serviços, visando a lucratividade e a expansão dos serviços realizados.
     O desempenho desse tipo de empreendedorismo é quantificado pelos seus lucros e sempre está interessado em satisfazer seus clientes, atentos ás necessidades de mercado, em novas oportunidades de inovação, sempre visando o aumento de seus lucros.



Referencia bibliográfica:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (55.2 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com