TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de empresas

Seminário: Tipos de empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  Seminário  •  938 Palavras (4 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa um

Passo um (individual)

(A) Profissionalmente

É aquele empresário que exerce a atividade, exercício enquanto o sócio não tem a necessidade de exercer a atividade do objeto empresarial.

(B) Atividade econômica

São algumas das atividades que o empresário procura o lucro, pois quase todos empresários exerce uma atividade, mais nem todos que exerce são empresários.

(C) Atividade Organizada

É aquela que se desenvolve a partir de fatores de produção capital, mão de obras, insumos e tecnologia, na falta de alguns desses ira se dizer que não é uma atividade organizada e não é considerável um empresário.

Passo três (individual)

Tabela = condições para se tornar um empresário

Qual é o conceito de empresário? Um empresário só é considerado quando exerce profissionalmente atividade organizada para produção ou a circulação de bens de serviços

Quem a legislação não considera empresário? Não é considerado um empresário aquele que desempenha profissão intelectual, literária, artística e de natureza científica, mesmo que tenha colaborações, ajuda ou trabalho remunerado de auxiliares.

Cite cinco características do empresário? Plano de negócios, pessoas e persistência, plano de negócios, visão.

Quais são os pressupostos fundamentais ao exercício de atividade empresarial? -Registro; - Ausência de impedimento legal para o exercício da empresa; - Capacidade jurídica; - Efetivo exercício profissional da empresa; - Regime jurídico pelicular regulador da insolvência.

O que é uma empresa? Empresa é uma unidade econômico-social, tem o objetivo de obter utilidades através da sua participação no mercado de bens e serviços, é integrada por elementos humanos, matérias e técnicos, fazendo assim o uso dos fatores (trabalho, terra e capital).

Etapa dois

Passo um (Individual)

Tipos de sociedades

• Sociedade Comum; São aquelas que não têm ainda seus próprios atos constitutivos inscritos na Junta Comercial ou outro órgão responsável pelo novo código civil pelas normas das sociedades Simples.

• Sociedade em Conta de Participação; Essa sociedade e formada entre o sócio ostentativo, que fica responsável perante terceiros pelas obrigações da sociedade, sendo o sócio participante responsável somente perante o sócio ostensivo. Este tipo de sociedade não necessita de registro, basta somente o contrato entre os sócios e qualquer registro que não tenha personalidade jurídica, disposta para a sociedade simples, e a sua liquidação rege-se pelas normas relativas à prestação de contas, na forma da lei processual.

• Sociedade Simples; São as denominadas anteriormente de Sociedade Civil, e são constituídas com a finalidade de prestação de serviços, elas são regidas por normas próprias das Sociedades Simples de acordo com o estabelecimento no Novo Código Civil.

• Sociedade em Comandita Simples; É uma sociedade formada por dois tipos de sócios, Comanditados, pessoas físicas, estas sociedades regem-se pelas normas das sociedades em nomes coletivos e pelo novo código civil.

• Sociedade Limitada; A sociedade limitada teve grandes alterações com as vigências do novo código civil e é registrada pelas normas das sociedades simples, podendo os sócios preverem a regência supletiva da sociedade limitada pelas normas das sociedades anônimas, e poderá ainda os sócios construir um conselho fiscal composto por sócios ou não.

• Sociedade Anônima; Sociedade anônima possui regulamentos e obrigações acessórios muito complexos sendo utilizadas principalmente por grandes corporações, as empresas menores que necessitam de maior agilidade nas tomadas de decisões preferem a sociedade limitada que seria mais simples, mesmo com as alterações introduzidas pelo novo código civil.

• Sociedade em Comandita por Ações; Essa tem o capital

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com