TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de empresas, estilo de gestão e liderança

Pesquisas Acadêmicas: Tipos de empresas, estilo de gestão e liderança. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/6/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.560 Palavras (7 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 7

1. INTRODUÇÃO

Vivemos em mundo de organizações diferenciadas, em diversos segmentos e atuações, no qual se apresentam em diversas dimensões, multinacionais, grande porte, médio, pequeno e etc. Ao contrário do que imaginamos, as empresas não conseguem reconhecimento em curto prazo para que sejam reconhecidas, é necessário estratégias, ações e competências, a organização não é reconhecida somente por vender produtos/serviços, ou ter o melhor estoque, mas sim da forma em que é ADMINISTRADA!

A Administração é o auge para que bons resultados sejam alcançados numa organização, é transformar recursos e competências em resultados extraordinários. Entre todas as invenções do séc. XX, a Administração foi quem disparou o desenvolvimento econômico e tecnológico. A Administração tem a tarefa de interpretar os objetivos da organização e transformá-los em ação empresarial, no qual é feito por planejamento e organização, realizados em todas as áreas e níveis da empresa. Com o passar dos tempos, o conceito de Administração sofreu imensa ampliação e aprofundamento.

2. TIPOS DE EMPRESAS, ESTILO DE GESTÃO E LIDERANÇA

No Brasil existem cerca de 6 milhões e 600 mil empresas formais, das quais 99% são microempresas e pequenas empresas.

A concepção de uma empresa seja ela grande ou pequena, com ou sem fins lucrativos, não se torna possível sem a adoção de uma série de princípios administrativos. Os princípios administrativos de uma empresa são dados por quatro fatores:

• Planejamento;

• Organização;

• Coordenação; e

• Controle.

As empresas ainda podem ser classificadas quanto a:

• Objetivos (comerciais, industriais, de prestação de serviços);

• Tamanho (grande, média, pequena, micro);

• Estrutura: (individuais, coletivas, públicas, mistas);

• Volume de Trabalho Interno (simples, complexas); e

• Organização (Linear ou Militar, Funcional, Estado Maior ou “Staff”).

Em relação ao estilo de gestão praticada hoje no mundo globalizado, não basta ser chefe. O chefe tem o seu poder originado da estrutura hierárquica e foi colocado nessa posição por alguém. Já o líder é alguém que os funcionários decidem seguir até um lugar que jamais conseguiram atingir sozinhos. O líder é uma pessoa comum, que difere dos demais somente porque busca sistematicamente inovar, entusiasma os outros a atingir resultados e trabalha em grupo para pôr em prática suas idéias. O líder consegue o resultado esperado sem estressar sua equipe, pois trabalha em conjunto e dá liberdade para seus comandados produzirem sem pressão.

3. CARACTERÍSTICAS IDEAIS DO GERENTE OU LÍDER:

• Oferece uma causa, não apenas uma tarefa;

• Surpreende pelos resultados, faz mais do que o esperado;

• Tem bagagem de conhecimentos amplos;

• Tolerância ao erro;

• Capacidade de estabelecer critérios claros para a equipe;

• Facilidade para se manter antenado ao que ocorre no mundo;

• Familiaridade com a empresa; e

• Inspira pelos valores e não apenas pelo carisma.

3.1 GERENTE – LÍDER OU CHEFE?

Deverá ser líder! Na globalização mundial e dentro da mudança de conceitos dentro das empresas a figura de chefe estará estagnada em pouco tempo. O chefe consegue resultados, mas nos moldes tradicionais, ou seja, busca os resultados não se importando com a união e sucesso da equipe. Para ele o que interessa é o resultado. Já o líder conseguirá o resultado da mesma forma utilizando uma metodologia que contempla a satisfação da equipe. A equipe terá prazer em buscar o resultado de forma coesa! O líder Integral cria clima de ética, integridade, confiança, respeito pelo outro, transparência, aprendizado contínuo, inovação, proatividade, paixão, humildade, inteligência emocional. Em liderança, atitudes e exemplos não são apenas a melhor, senão a única maneira de influenciar positivamente as pessoas. Os exemplos caem no coração das pessoas como se fossem sementes, que germinarão, crescerão e frutificarão, gerando os melhores frutos. É por isso que as atitudes de um líder precisam “falar” mais alto que suas palavras, porque suas palavras movem, mas seus exemplos arrastam. Os funcionários com certeza irão preferir o líder do que a figura do chefe, pois é está figura que consegue o resultado sem oprimir e estressar a equipe. O líder terá uma equipe coesa que certamente irá segui-lo não importando os desafios que tem pela frente! Em vez de simplesmente dar ordens e cobrar rendimento, incentiva cada um a fazer o seu melhor, porque dá o seu melhor. Não espera acontecer. Cria as oportunidades. Estimula o senso de urgência, não deixa as coisas para amanhã.

4. OCIOSIDADE PRODUTIVA NO TRABALHO

Ociosidade quer dizer ocioso, desocupado, inativo, ausência de disposição, falta de empenho, ou melhor, preguiça.

A ociosidade nas empresas se dá no decorrer do dia a dia, principalmente no ambiente organizacional, leva muitos profissionais a agirem quase que “robô”. Algumas vezes, quando atingem um determinado grau de agilidade, esses profissionais conseguem realizar suas atividades laborais num tempo inferior ao programado. Resultado: ficam com algum tempo ocioso e dão margem ao presenteísmo. Quando isso ocorre há pessoas que começam a olhar o relógio a cada minuto, na esperança de que os ponteiros “corram” com mais rapidez. E como isso não acontece, o sentimento de perda de tempo toma conta de muitos colaboradores que poderiam administrar sua permanência na empresa de forma mais eficaz.

De acordo com uma pesquisa realizada pela CPH Health nos últimos dez anos, 42% dos 194 mil trabalhadores entrevistados sofre de estresse, mal que pode

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com