TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tomada De Decisões Cap 4

Dissertações: Tomada De Decisões Cap 4. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2013  •  2.635 Palavras (11 Páginas)  •  6.308 Visualizações

Página 1 de 11

1 - O que é uma decisão? Por que a tomada de decisão é considerada a essência da administração?

Decisão é uma escolha tomada com base em propósitos, é uma ação orientada para determinado objetivo e o alcance deste objetivo determina a eficiência do processo de tomada de decisão. Decisões são consideradas essência da administração porque são elas que definem todos os aspectos da vida de uma organização, atingindo todas as áreas funcionais da empresa.

2. Quais são os tipos de decisões que você conhece? Em que medida essas decisões resultam das características do ambiente de tomada de decisão? Dê exemplos.

Decisões Programadas: são soluções para situações repetitivas e estruturadas, determinadas por abordagens específicas para as quais a organização já desenvolveu mecanismos de atuação e controle. Exemplo: Quando um lote de produtos não passa no controle de qualidade, o administrador sabe exatamente o que fazer.

Decisões não programadas: são soluções específicas para resolver situações desestruturadas e pouco frequentes, para as quais a informação é incompleta e ambígua. São normalmente decisões, que por sua importância para a organização, exigem que se desenvolva uma resposta customizada. Exemplo: O lançamento de um novo produto.

3. O que são políticas, procedimentos e regras e qual é seu papel na tomada de decisão? Políticas são orientações genéricas sobre como proceder em situações recorrentes, mas pouco estruturadas. As políticas estabelecem parâmetros de atuação, mas não indica uma solução específica. Procedimentos são uma série de etapas sequenciais e interrelacionadas que devem ser seguidas para responder a uma situação bem estruturada. Depois de identificar a situação, o administrador deve apenas executar a sequência de passos predefinidos. Regras são normas explicitas sobre como o administrador deve proceder perante uma situação estruturada. São bastante simples de usar e garantem uniformidade e consistência.

4. Quais são as etapas do processo de tomada de decisão? Descreva cada uma delas. Identificação da situação: comparar o estado atual com o estado desejada para a organização. É necessário avaliar o progresso da organização, bem como monitorar as tendências do ambiente a seu redor.

Diagnóstico da situação: etapa do processo que consiste na identificação dos objetivos que se pretende alcançar com a decisão e na análise das causas que estão na origem da situação. Desenvolvimento de alternativas: consiste na geração de cursos alternativos de ação que permitam responder às necessidades da situação e solucionar as causas subjacentes.

Avaliação de alternativas: consiste na avaliação e comparação dessas alternativas, a fim de permitir a seleção da melhor. O processo de avaliação começa com a identificação dos principais impactos de cada alternativa na organização.

Seleção e implementação: é a escolha que melhor se adapte aos objetivos e valores da organização e que permita resolver o problema ou aproveitar a oportunidade que estiver na origem da decisão.

Monitoração e feedback: monitorar a implementação da decisão e avaliar sua eficácia no alcance das metas estabelecidas. A monitoração permite a coleta de informações e de feedback sobre a decisão, o que possibilitará avaliar se uma nova decisão ou alguma retificação serão necessárias.

5. Em que o modelo racional de tomada de decisão difere do modelo de Simon de racionalidade limitada? O modelo racional de tomada de decisão consiste em decisões ótimas que levariam à maximização dos resultados da organização alcançando os objetivos estabelecidos. Dessa forma, o processo levará a uma decisão ideal, independente quem a tomasse. Na prática, porém, Simon explica que os administradores tomam decisões sobre problemas para os quais dispões de informações inadequadas e tem limitações de tempo e de recursos para coletar dados mais completos. Além disso, possuem limitações individuais de armazenamento, processamento e percepção de informação disponível. Dessa forma, sua teoria propõe que os administradores tomem as decisões mais racionais que conseguem dentro das restrições impostas por informações e capacidades limitadas.

6. Como as heurísticas podem ajudar ou atrapalhar o processo de tomada de decisão?

A heurística da disponibilidade é a tendência para basear os julgamentos em eventos ou informações que estão imediatamente disponíveis na memoria. Essa forma de avaliar uma decisão é útil e prática, uma vez que se baseia na experiência gerencial do administrador. Contudo, é falível, já que não se consideram informações objetivas que poderiam aumentar a precisão da avaliação da decisão.

A heurística da representatividade é a tendência para basear os julgamentos em estereótipos previamente formados. As pessoas tendem a avaliar a probabilidade de determinado evento ou acontecimento comparando-o a uma categoria com a qual estão familiarizados. Em alguns casos, essa heurística permite fazer uma primeira aproximação à avaliação de uma situação, mas pode, do mesmo modo, levar a comportamentos irracionais e moralmente condenáveis, como a discriminação.

7. Quais são as armadilhas psicológicas mais comuns na tomada de decisão? Dê exemplos. Ancoragem: é a tendência de atribuir um peso desproporcional à primeira informação que se recebe. Exemplo: os gerentes de marketing, ao tentar projetar as vendas de um produto para o ano seguinte, muitas vezes baseiam-se no volume de vendas registrado em anos anteriores. Perpetuação do status quo: é a tendência a favorecer alternativas que perpetuam a manutenção da situação existente. Exemplo: os primeiros jornais eletrônicos eram muito parecidos com seus precursores em papel. Custo irrecuperável: tentativa de fazer escolhas que justificam decisões passadas, mesmo que essas decisões se tenham revelado erradas. Exemplo: os bancos continuam emprestando dinheiro a empresas que estão em dificuldade para proteger os empréstimos iniciais. No entanto, na maioria das vezes, perdem duplamente. Evidência confirmadora: a pessoa busca por informações que corroborem sus instinto ou seu ponto de vista e evita informações que o contradigam. Isso faz com que deem um peso excessivo a informações que corroboram seu ponto de vista e um peso insuficiente a informações conflitantes. Exemplo: um administrador tende a aconselhar-se com colegas que sabe que vão concordar com ele e apoiar sua decisão. Formulação do problema: o modo como a situação é formulada pode influenciar profundamente as escolhas feitas. Um problema mal formulado pode minar até a mais ponderada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com