TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Cap 4 Empreendedorismo

Casos: Resenha Cap 4 Empreendedorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2013  •  1.249 Palavras (5 Páginas)  •  2.178 Visualizações

Página 1 de 5

Oportunidades na internet

Tudo era sem limites no mundo das pontocom (empresas baseadas na internet) na segunda metade da década de 1990 ate 11 de marco de 2000, ficou conhecido como o estouro da bolha das empresas pontocom na Nasdaq (bolsa de valores de empresas de tecnologia nos Estados Unidos) .

No auge do pontocom (1999-2000), o sonho de muitos jovens era alcançar a aposentadoria com menos de 30 anos de idade, isso foi motivado pelo sucesso de jovens empreendedores americanos que criaram um site na garagem de casa e, em menos de um ano, mudaram de vida. Esta explosão da internet cocorrida nos Estados Unidos aconteceu também no Brasil

No período compreendido entre 11 de março de 2000 a 9 de outubro de 2002 o índice Nasdaq perdeu 78% de seu valor, houve desvalorização excessiva das empresas pontocom no mercado norte- americano e pelos os demais mercados mundiais. Muitas empresas baseadas na internet começaram a falir tanto nos Estados Unidos como na Europa , e também no Brasil. Os empreendedores tiveram de justificar os investimentos maciços recebidos e a ausência de receita dessas empresas. Essa face foi boa, mostrou que os negócios por mais que sejam promissores deve ser criado de forma planejada, consistente, com crescimento adequado e principalmente com empreendedores apaixonados pelo que fazem, com o objetivo de criar negócios viáveis, autossustentáveis e não apenas uma marca vinculada em forma de site na internet.

Modelos de negócios na web

A falta de entendimento do canal de comunicação que é a internet e o seu crescimento exponencial provocaram uma caçada desenfreada ao ouro e a riqueza, a maioria percebeu que custos, receitas e lucro ainda continuam sendo as principais métricas de um negócio, on- line ou tradicional. Foram selecionados apenas os mais observados na internet e que tem se consolidado nos últimos anos.

1. Intermediação de Negócios.

2. Comercialização de Propaganda

3. Mercado Virtual.

4. Empresarial.

5. Comunidades.

Intermediação de negócios

Este modelo objetiva aproximar compradores de vendedores. As aproximações podem ser feitas principalmente entre empresas, conhecidas como business-to-business (B2B), entre empresas e consumidores finais, business-to-consumer (B2C), ou entre pessoas, consumer-to-consumer (C2C). A principal fonte de receita é a cobrança de parte do valor das transações efetuadas.

O modelo de intermediação de negócios deve ser bem definida o formato de cobrança e em quais transações serão efetuadas as cobranças . Este modelo será subdividido em:

 Portais verticais B2B: Neste modelo a empresa cria um ambiente que atrai compradores e vendedores de um segmento especifico tais como guia de compras, diretório de produtos e fornecedores, noticias do segmento, artigos específicos, classificados, comunidade de profissionais etc. Este modelo também pode oferecer mecanismo avançados de compra e venda, tais como leilão convencional e reverso.

 Compra coletiva: Modelo de negócios que tem como principal objetivo unir compradores, pessoas físicas ou jurídicas, e então organizar um pedido com alto volume, permitindo que as empresas ou pessoas passem a ter poder de negociação de grandes compradores.

 Distribuidor: Baseia-se na criação e no gerenciamento de catálogos de produtos de grandes fornecedores, disponibilizados para revendedores de todos os portes. Normalmente este modelo funciona para transações entre empresas, o conhecimento B2B.

 Shopping virtual: Hospeda ou reúne varias empresas que já realizam comércio na internet. Este modelo tem como principais fontes de receita a cobrança de uma taxa da loja e de uma quantia de manutenção. Existem alguns shoppings, virtuais que cobram por tipo de serviço que ao lojista deseja utilizar, tais como: acompanhamento de pedidos, milhagem, cobrança ou propaganda. Exemplo: Shopping UOL.

 Sites de comparação: Metassites - mais um dos vários nomes criados para a nova geração de negócios via Web. Este modelo é baseado em ferramentas inteligentes especializadas em coletar e comparar preços de produtos e serviços. Exemplo: BuscaPé.

 Leilão: Um site que automatiza e conduz processos de leilão para vendedores (pessoa física ou jurídica). Cobra uma taxa de sucesso do vendedor.

 Leilão reverso: É um modelo bastante interessante em que o comprador diz o que quer comprar e o quanto quer pagar pelo produto, o resto fica por conta do site. O site envia o pedido a vários fornecedores e o usuário passa a receber as respostas via e–mail.

 Classificados: Uma lista de itens que estão sendo procurados ou vendidos. Este tipo de site normalmente pertence à empresa de mídia. O site pode cobrar por anuncio ou por transação. Exemplos: site de guias, listas de cidades ou regiões.

 Sites de permuta: Os usuários procuram compra algo, não com dinheiro e sim com algum produto que possuem. O site normalmente cobra uma taxa de sucesso das duas partes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com