TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CAPS são Camilo

Trabalho Universitário: CAPS são Camilo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2013  •  5.039 Palavras (21 Páginas)  •  1.264 Visualizações

Página 1 de 21

INTRODUÇÃO

O CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) é um serviço de saúde aberto e comunitário do SUS, local de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e persistentes e demais quadros que justifiquem sua permanência num dispositivo de atenção diária, personalizado e promotor da vida.

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) visam a substituição dos hospitais psiquiátricos (antigos hospícios ou manicômios). Os projetos terapêuticos dos CAPS devem ser singulares, respeitando-se diferenças regionais, contribuições técnicas dos integrantes de sua equipe, iniciativas locais de familiares e usuários e articulações intersetoriais que potencializem suas ações.

Existem cinco tipos de CAPS diferentes, cada um com uma clientela diferenciada (adultos, crianças/adolescentes e usuários de álcool e drogas) a depender do contingente populacional a ser coberto (pequeno, médio e grande porte) e do período de funcionamento (diurno ou 24h).

• CAPS I - são serviços para cidades de pequeno porte, que devem dar cobertura para toda clientela com transtornos mentais severos durante o dia (adultos, crianças e adolescentes e pessoas com problemas devido ao uso de álcool e outras drogas).

• CAPS II - são serviços para cidades de médio porte e atendem durante o dia clientela adulta.

• CAPS III – são serviços 24h, geralmente disponíveis em grandes cidades, que atendem clientela adulta.

• CAPSi – são serviços para crianças e adolescentes, em cidades de médio porte, que funcionam durante o dia.

• CAPS ad – são serviços para pessoas com problemas pelo uso de álcool ou outras drogas, geralmente disponíveis em cidades de médio porte. Funciona durante o dia.

Todos os tipos de CAPS são compostos por equipes multiprofissionais, com presença obrigatória de psiquiatra, enfermeiro, psicólogo e assistente social, aos quais se somam outros profissionais do campo da saúde. A estrutura física dos CAPS deve ser compatível com o acolhimento, desenvolvimento de atividades coletivas e individuais, realização de oficinas de reabilitação e outras atividades necessárias a cada caso em particular.

Instituição de Saúde Virtual

CAPS 1 - São Camilo

Fundado em 05 de setembro de 2012. O CAPS-SÃO CAMILO está situado na Avenida Nazaré, no bairro do Ipiranga na cidade de Sobradinho, interior de São Paulo. Atua numa população de aproximadamente 36.000 mil habitantes dos seguintes sub-bairros: Alto do Ipiranga, Cidade Nova Heliópolis, Sacomã, Vila Carioca, Vila Dom Pedro 1 e Vila Monumento, sendo referência para as unidades básica de saúde (UBS) da região e suas abrangências. O trabalho do CAPS São Camilo orienta-se pela legislação brasileira de Saúde Mental e pelos princípios do SUS e da Reforma psiquiátrica.

Possui uma clientela composta por portadores de transtornos mentais graves e persistentes, que são acompanhados através de estruturas de cuidados como: visitas domiciliares, visitas hospitalares, atendimento a família e projetos de geração de trabalho e renda, sendo voltados para a inclusão e inserção social. Essas estruturas de cuidado são divididas nas seguintes ordens: intensivo, semi-intensivo e não intensivo, baseando-se na Portaria GM/MS n.º 336/02, de 19 de fevereiro de 2002, artigo 1º.

Os atendimentos são realizados de segunda a sexta das 8h00 as 18h00, divididos em dois turnos.

Objetivo Geral

Oferecer atendimento à população, realizar o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

Objetivos Específicos

- Prestar atendimento clínico em regime de atenção diária, evitando as internações em hospitais psiquiátricos;

- Acolher e atender as pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, procurando preservar e fortalecer os laços sociais do usuário em seu território;

- Promover a inserção social das pessoas com transtornos mentais por meio de ações intersetoriais;

- Regular a porta de entrada da rede de assistência em saúde mental na sua área de atuação;

- Dar suporte a atenção à saúde mental na rede básica;

- Organizar a rede de atenção às pessoas com transtornos mentais nos municípios;

- Articular estrategicamente a rede e a política de saúde mental num determinado território.

População alvo

Adultos a partir de dezoito anos que sofrem com transtornos psiquiátricos graves e persistentes.

Missão, Visão e Valores

Missão - Oferecer atendimento especializado as pessoas que sofrem com transtornos mentais severos e persistentes, pela prática da atenção psicossocial, a possibilidade de reinserção nos diversos campos da vida, da comunidade.

Visão - Ser referência no campo da saúde mental da região e suas abrangências, através da assistência qualificada prestada aos usuários e pela construção de conhecimento em atenção psicossocial.

Valores - Eqüidade, Universalidade, Ética, Respeito, Inovação, Reinserção. Capacitação, Compromisso social, Confiabilidade, Humanização, Qualidade, Transparência e comprometimento.

CAPÍTULO I – Ambiente físico

Aspectos Físicos

Requisitos básicos observados em projetos de construção de unidades de saúde mental, tais como: CAPS (CAPS I, CAPS II, CAPS III, CAPSi II, CAPSad II tendo como referência a RDC n.º 50/02, de 21-02-02, e a Portaria n.º 336/02/GM, de 19-02-02:

- Sala de espera;

- Sanitários de pacientes e público, diferenciados por sexo, conforme

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com