TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalhar em grupos: os conceitos básicos de marketing

Tese: Trabalhar em grupos: os conceitos básicos de marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  Tese  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho em grupo: fundamentos de marketing

A seguir, será feita a análise mercadológica da empresa “Elétrica Universal”. Serão apresentados: aspectos de marketing aderidos pela empresa e o mercado que ela está inserida. A análise partirá dos conceitos estudados, entre eles o de Philip Kotler que define: “a chave para atingir os objetivos da organização consiste em determinar as necessidades e os desejos dos mercados-alvos”. Os assuntos que serão apresentados abaixo fazem parte do questionário base anexo à bibliografia.

Presente no mercado varejista há 13 anos, trabalha com peças elétricas e prestação de serviços automotivos de reparo e manutenção. A praça, ou ponto de venda, encontra-se em um dos centros comerciais do município de Contagem - MG, localizada na Rua Rio Comprido , 1626 - Santa Cruz Industrial . A empresa atende todo e qualquer público possuidor de veículos automotivos. Dentre este público, a parcela masculina é a que se destaca, apesar de o público feminino apresentar considerável crescimento. A “Elétrica Universal” não possui concorrência direta, portanto a análise partirá do âmbito do possível surgimento de novos concorrentes. Também importante, ela se baseia no princípio de confiança como ferramenta de fidelização do cliente.

Considerando o conceito de marketing no varejo, que é “proporcionar momentos mágicos para que o cliente sempre tenha uma boa imagem de todos os instantes em que teve contato com a empresa” Ito Siqueira (2005), avalia-se que o mesmo é pouco explorado, e não atinge, como objetivo principal, o retorno do cliente; grande parte da propaganda é feita pelos clientes da loja de forma verbal, sendo evidente apenas o uso da ferramenta CRM (Customer Relationship Management) que visa aumentar a inteligência na comunicação com os clientes.

Em relação ao volume de prestação de serviços, utiliza-se o método de Custeio Direto. A projeção de vendas e a alimentação do estoque são acompanhadas semanalmente, sendo alguns itens em Just –In – Time, baseadas em inferências de planilhas e sem projeções futuras. A “Elétrica Universal” oferece como serviço: manutenção corretiva em motores de partida e acessórios elétricos, e peças de reposição como baterias e lâmpadas.

No quesito comunicação, a empresa é deficitária dado que a mesma não possui departamento de planejamento de marketing. Além disso, conta-se com poucos recursos financeiros para propaganda. Portanto, para atingir seu publico alvo, a “Elétrica Universal” investiu em uniformes e também na organização e estética da loja, o que facilitou as etapas de trabalho, prestando atendimento rápido e com qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com