TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos Centrais De Marketing

Casos: Conceitos Centrais De Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2013  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  1.219 Visualizações

Página 1 de 2

Conceitos centrais de Marketing e Marketing para o século XXI

Marketing é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros.

Kotler (p.3,2003) define marketing como:

“Um processo social e gerencial, pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam, através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros, ou seja, significa trabalhar com mercados para realizar trocas potenciais, com o propósito de satisfazer a necessidade e desejos humanos.”

O conceito de Marketing considera que a chave para atingir as metas organizacionais, consiste em determinar as necessidades e desejos dos mercados-alvo e dos grupos de clientes e oferecer as satisfações desejadas, de forma mais eficaz e eficiente do que os concorrentes. – Marketing para o século XXI.

Este conceito se expandiu em grandes proporções desde início do pensamento, que ainda estava associado apenas a uma discussão sobre como seria a melhor maneira de realizar vendas. Com a aceleração na velocidade das mudanças do mercado e a conscientização dos gestores sobre a necessidade de acompanhá-las, as estratégias passaram a reunir outras áreas de abordagem e outras funções além da venda em si para elaborar seu planejamento ativo. Ficou claro que as antigas práticas de negócio já não eram eficazes e as escolhas das empresas em mudar as estratégias, acompanhando o panorama da globalização e os avanços tecnológicos, foi o que demarcou o fracasso ou o sucesso.

A alta qualidade, o bom atendimento, os melhores custos (preços), a confiança, são pontos importantes e que os consumidores observam quando estão no processo de decisão sobre determinada compra. A participação no mercado, a liderança no segmento, o destaque entre os concorrentes são características lucrativas e desejo da grande maioria dos gestores: ter seu produto/marca incorporados no dia-a-dia do consumidor, no cotidiano da sociedade. As novas estratégias consistem numa mistura singular de oportunidades que se apresentam na realidade do século XXI. O advento da internet é o maior expoente das características atuais do Marketing, a velocidade da informação e o poder de busca que o consumidor tem em suas mãos atualmente coloca o profissional especializado em marketing frente a uma transformação nos desejos dos consumidores constante.

O consumidor é motivado pelo novo e com o poder de escolha óbvio e se preocupa em satisfazer suas necessidades imediatamente, podendo assim escolher entre uma ou outra marca, um ou outro produto, para satisfazer esse desejo rapidamente, se o produto que imaginava adquirir não estiver disponível naquele momento.

O Marketing precisa funcionar de maneira envolvente, sua estratégia deve conquistar um vinculo de relacionamento com o consumidor, buscando introduzir sua mensagem, seja ela social, ambiental, econômica, etc.

Os princípios do Marketing estão próximos aos da administração – como planejar, organizar, dirigir e controlar, o que nos leva a entender o Marketing como uma ferramenta que de maneira consciente trabalha o produto/serviço, o preço e o consumidor com uma rede de relacionamento que se completam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com