TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Adm. Financeira

Dissertações: Trabalho De Adm. Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/7/2014  •  1.047 Palavras (5 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 5

O presente trabalho tem o desígnio de estudar o desenvolvimento do Departamento de Recursos Humanos para o contemporâneo conceito de Gestão de Pessoas, com ênfase nos principais Programas de Incentivos, aos quais, as organizações veem se adequando para proporcionar resultados positivos tanto para a organização, quanto para o colaborador.

Os programas de incentivo ao trabalhador tem sido uma ferramenta de gestão de pessoas bastante utilizada pelas empresas a fim de aumentar a motivação interna e consequentemente melhorar a produtividade.

Esses programas são gerados nas empresas para recompensar os colaboradores que apresentam um bom desempenho, ou que se destacam pela qualidade ou comprometimento em seu trabalho.

Segundo Chiavenato (2004), não é somente necessário remunerar as pessoas apenas pelo seu tempo dedicado à organização, é preciso incentivá-las incessantemente a fazer o melhor possível, a transcender o desempenho atual e alcançar metas e resultados tentadores formulados para o futuro.

Dessa forma, a relação entre pessoas e organização nada mais é do que uma troca de contribuições na forma de trabalho, esforço, dedicação e tempo por incentivos como salários, benefícios, prêmios, reconhecimento e promoções.

1. Métodos de remuneração

De acordo com Chiavenato (2004), a predominância em grande parte das organizações é a remuneração fixa, pois ela favorece a homogeneização e padronização dos salários, facilitando assim a obtenção de equilíbrio interno e externo dos salários, permitindo o controle centralizado por um órgão de administração salarial. Contudo, a remuneração fixa e estável não consegue motivar as pessoas.

A remuneração fixa tornou-se atualmente insuficiente para motivar e incentivar as pessoas, não estimulando o desenvolvimento de um comportamento proativo, empreendedor e eficiente na busca de metas e resultados. Diante desse cenário foram adotados novos modelos de remuneração, como a remuneração variável e remuneração por competência.

2. Remuneração Variável e por Competência

Remuneração variável é a parcela da remuneração total creditada periodicamente a favor do funcionário. Em geral é de caráter seletivo e depende dos resultados estabelecidos pela empresa, seja na área, no departamento ou no trabalho. (CHIAVENATO, 2004).

O termo remuneração variável pode variar de organização para organização, em algumas empresas brasileiras essa forma de remuneração pode ser conhecida também como: pay for performance, remuneração flexível, participação nos resultados ou salário flexível. O desenho do programa também varia, mas o objetivo é sempre o mesmo: fazer do executivo ou de qualquer funcionário um aliado e um parceiro nos negócios da empresa.

Uma das grandes vantagens da remuneração variável é a flexibilidade. Se a empresa está no vermelho, pode mirar como alvo principal o lucro. Caso precise ganhar espaço da concorrência, elege a participação no mercado como sua principal meta.

Mas, se o salário variável pode trazer vantagens para quem o implantar, muitos também são os perigos em que o empresário pode incorrer. Uma remuneração variável implantada de maneira incorreta é muito pior do que um salário fixo. Se a proposta variável não for muito bem pensada e assertiva, será preferível que se mantenha simplesmente um salário tradicional.

Um estímulo variável que não esteja totalmente alinhado com os interesses da empresa irá gerar um comportamento com viés no seu time. Como exemplo, imagine um empresário que coloque uma meta para sua equipe aumentar a produção. Sua regra propõe que a equipe que bater uma determinada meta de produtividade irá receber um bônus no final do mês. Como resultado indesejável, ele irá colher uma piora na qualidade da sua produção. Isso porque os funcionários estarão tão preocupados com a quantidade a ser produzida que deixarão a qualidade de lado, pois ela não está relacionada ao prêmio do final do mês.

Outra forma de remuneração presente nas empresas é a chamada remuneração por competência, também conhecida como remuneração por habilidade ou por qualificação profissional, é um tipo de renumeração relacionada com o grau de informação e o nível de capacitação de cada funcionário.

Os principais tipos de remuneração variável são: planos de bonificação anual, distribuição de ações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com