TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Adm Financeira

Trabalho Escolar: Portfólio Adm Financeira. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2013  •  719 Palavras (3 Páginas)  •  4.744 Visualizações

Página 1 de 3

1. O que são finanças? Explique como essa área afeta a vida de todas as pessoas de uma organização, bem como à própria organização.

Segundo GITMAN (2010), finanças pode ser definido como “a arte e a ciência de administrar o dinheiro”. Praticamente todas as pessoas físicas e jurídicas ganham ou levantam, gastam ou investem dinheiro. Finanças diz respeito ao processo, às instituições, aos mercados e aos instrumentos envolvidos na transferência de dinheiro entre pessoas, empresas e órgãos governamentais. O campo de finanças é amplo e dinâmico, afetando diretamente a vida das pessoas e organizações. Há muitas áreas e oportunidades de carreira nesse campo. Os princípios básicos de finanças são universalmente aplicáveis a empresas de todos os tipos. Além disso, muito deles também podem ser aplicados as suas finanças pessoais.

2. Contabilidade e Finanças são áreas divergentes ou correlatas? De que forma elas se correlacionam?

Sim. Conforme GITMAN (2010) essas atividades se sobrepõem, o controller executa a função financeira, e muitos contabilistas estão envolvidos com várias atividades financeiras. A diferença entre finanças e contabilidade é que um dá ênfase nos fluxos de caixa e o outro nas tomadas de decisões.

3. A atividade do Tesoureiro e do Controller, é divergente ou convergente? Como elas convergem ou divergem?

O tesoureiro e o controller estão subordinados ao diretor financeiro. O tesoureiro (principal administrador financeiro) é responsável pela gestão de atividades financeiras, tais como planejamento financeiro e captação de fundos, tomada de decisões de investimento, gestão de caixa, gestão de atividades de crédito, gestão de fundo de pensão e administração da área de câmbio. O controller (contador-chefe) lida com as atividades contábeis, tais como contabilidade gerencial, gestão de assuntos fiscais, contabilidade financeira e contabilidade de custos.

4. De que forma o campo das finanças está relacionado ao da Economia? Que informações se obtém da economia para conduzir as finanças, no curto, médio e longo prazo?

Está diretamente relacionado, pois os gestores financeiros devem entender a economia e ficar alerta sobre as mudanças correntes que ocorre deste campo, como também saber usar as teorias econômicas, para poder realizar uma operação eficiente na empresa, tanto no curto, longo, quanto no longo prazo.

5. Descreva a área da Administração Financeira. Compare e contraste essa área com a de serviços financeiros.

A administração Financeira diz respeito às responsabilidades do administrador financeiro numa empresa. Os Administradores financeiros administram ativamente as finanças de todos os tipos de empresas, financeiras ou não financeiras, privadas ou públicas, grandes ou pequenas, com ou sem fins lucrativos. Serviços Financeiros é a área de Finanças voltada à concepção e á prestação de assessoria, tanto quanto à entrega de produtos financeiros a indivíduos, empresas e governo. Isso envolve uma amplitude de interessantes oportunidades de carreira nas áreas de bancos e de instituições correlatas, de planejamento das finanças pessoais, de investimentos, de bens imóveis e de seguros. A área financeira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com