TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Economia

Casos: Trabalho De Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  3.446 Palavras (14 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 14

INTRODUÇÃO

O avanço tecnológico e a abertura de mercado advindos da globalização da economia implicaram em profundas mudanças no cenário empresarial. Tais mudanças tiveram significativo impacto na estrutura e nas regras de competição do varejo. Surgiu entre os varejistas a necessidade de ofertar uma maior variedade de produtos e serviços a consumidores mais atuantes, informados e conscientes do seu papel, em um ambiente de crescente concorrência. As transformações ocorridas nas últimas décadas demonstram as profundas mudanças no comportamento feminino evidenciando seu crescimento intelectual, profissional em busca de reconhecimento e valorização diante da sociedade.

O consumidor é influenciado por fatores culturais, sociais, psicológicos entre outros.

Dependendo da região do planeta, cada cultura apresentará um determinado produto que é indispensável para aquela sua população, assim com as diferenças entre homens e mulheres, e até crianças, até mesmo a situação sócia econômica e principalmente cultural desta população influência este consumo. Diante desses fatores apresentados, o presente trabalho vem abordar o estudo e análise de um comércio de roupas femininas de baixo custo e sua aceitabilidade, credibilidade e crescimento econômico através de pesquisas e mapeamento de dados colhidos.

1. PESQUISA DE NEGÓCIO DE UMA LOJA DE ROUPAS FEMININAS POPULARES

O ramo de negócio escolhido pelo grupo foi uma loja de roupas populares para o público feminino. O motivo da escolha foi por perceber que este ramo de negócio vem crescendo bastante em nossa cidade e região e é um produto de grande interesse para as mulheres, que representam a parcela maior de consumidores no setor da moda.

De acordo com as pesquisas e observações realizadas, as mulheres têm comprado cada vez mais nos últimos tempos, visto que elas estão adentrando no mercado de trabalho e consequentemente frequentam diversos tipos de eventos sociais cotidianamente. Para isso elas buscam estar sempre condizentes com a moda do momento, sem desprezar a elegância. E este é um dos fatores determinantes para o aumento considerável de vendas de roupas femininas, já que a moda está sempre em constante mudança.

Outro fator determinante no crescimento desse mercado é a facilidade de compra, recebimento e pagamento das mercadorias. Existe uma grande interação entre as regiões e os fornecedores estão cada vez mais próximos dos empresários, proporcionando assim, uma demanda capaz de atender grande parte das necessidades da empresa, sem precisar de deslocamento por parte do empreendedor em busca do melhor produto para os seus clientes.

A quantidade de empresas que atuam nesse mercado cresce diariamente, mas nem todos conseguem manter-se por não oferecerem os fatores determinantes que os clientes procuram: preço, qualidade e atendimento, além de diferenciais que consigam conquistar o cliente. Este por sua vez está buscando mais quantidade do que qualidade. Para ele o importante é comprar peças diversas ao invés de uma só, mas isso não quer dizer que ele vá comprar qualquer coisa, pois apesar de não se detiverem na marca, buscam um produto razoável e condizente com a moda do momento.

Este tipo de produto é comprado normalmente mais de duas vezes ao mês, variando de acordo com a renda mensal de cada cliente. Este mercado atende desde clientes que ganham menos de um salário mínimo até quem ganha mais de três salários. E estes, por sua vez, gastam entre 20% e 70% de sua renda mensal nestas lojas de roupas populares.

A grande quantidade de venda por parte de alguns desses negócios analisados se dá porque o público alvo já conhece a dinâmica da empresa. Elas oferecem novidades quase que diariamente e que podem ser obtidas por um baixo custo e uma boa forma de pagamento. Esta clientela pode ser considerada ainda o maior e melhor divulgador do negócio, pois está diariamente utilizando-se dos produtos ofertados, fazendo assim uma propaganda indireta e direta daquele mercado.

1.1- Custos envolvidos na produção

As mulheres ainda são invisíveis para a maioria das empresas. O mercado consumidor feminino está se expandindo cada vez mais e as empresas precisam estar preparadas para enfrentar essas mudanças, visto que o publico feminino está ocupando cada vez mais lugares que antes só eram ocupados por homens. Atualmente, as mulheres, ganham um trilhão de dólares por ano, e sua renda ao longo das três ultima décadas tiveram o aumento radical de 63% acima da inflação norte-americana.

Ainda na opinião de alguns autores, as mulheres contribuem com metade ou mais, da renda domiciliar, ou seja, 48% das mulheres que trabalham fora contribuem com pelo menos metade da renda da família, tornando-se com isto cada vez mais independente. Argumentam ainda que 70% das mulheres serão as únicas responsáveis por suas finanças e compras em algum momento de suas vidas adultas.

O marketing para mulheres é feito por elas mesmas, pesquisas mostram que 70% das mulheres acreditam que ficam sabendo mais sobre um novo produto através de alguém que já o tem. Isso é transmissão da marca no melhor estilo. Pondo suas consumidoras em contato umas com as outras, você as põe em contato com a sua marca. O marketing tem maneiras misteriosas de trabalhar. Trata de pegar o campo de visão de uma mulher para capturar-lhe o coração e a mente. Trata realmente de encontrar aquela janelinha de oportunidade que, quando aberta, pode conduzir a uma cliente fiel ate o fim.

O varejo é um setor de grande importância na economia brasileira, possuindo uma receita operacional líquida estimada em R$ 333,5 bilhões, conforme Pesquisa Anual do Comércio, realizada pelo IBGE no ano de 2004 (IBGE, 2006). No país, o comércio varejista é uma atividade desenvolvida, principalmente, por um grande número de estabelecimentos de pequeno porte. O setor era composto por 1.162 mil empresas em 2004, representando cerca de 80% das empresas comerciais do país. Dentre os vários segmentos varejistas, o comércio de “tecidos, artigos do vestuário e calçados”, no qual se enquadra a empresa estudada, destaca-se por possuir uma taxa de margem de comercialização de 66,2%, acima da média de 33,5% do total do comércio varejista. A taxa de margem de comercialização corresponde à divisão da receita líquida de venda pelo custo das mercadorias vendidas menos um. Isso indica que as empresas que atuam neste setor necessitam de maior retorno por unidade monetária de custo da mercadoria.

CUSTOS RELACIONADOS À VENDA DE ROUPAS FEMININAS NA LOJA

01 Aquisição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com