TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Economia

Monografias: Trabalho De Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  905 Palavras (4 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 4

Região Sudeste

Formada pelos estados: Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo; a região Sudeste é a mais evoluída economicamente do país. Os 4 estados juntos produzem 58, 7% do produto interno bruto brasileiro (PIB). O Sudeste responde 49,5% do PIB do Brasil sendo São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, respectivamente, os três estados mais ricos do país. A concentração populacional no Sudeste se explica pela formação de importantes cidades e metrópoles industriais e comerciais, se destacando na região metropolitana de São Paulo, juntos com as regiões metropolitanas bastantes próximas: Santos no litoral, e Campinas, localizada a 90 km a norte da capital. Um pouco mais distante, ao norte de São Paulo temos a cidade industrial e comercial de Ribeirão Preto. A oeste destacamos a cidade de Sorocaba. A leste, ao longo da Rodovia Presidente Dutra, se estendendo até o oeste do Rio de Janeiro, se localiza a região industrial do Vale do Paraíba do Sul. Ali destacamos as cidades de São José Campos e Resende. O crescimento destas cidades começou em fins do século XIX, a ocasião em que a economia regional se baseava na monocultura café, que se exportava por ferrovia através do porto de Santos. A riqueza que propiciou o café tornou possível, no início do século XX, que se financiasse em São Paulo a criação de indústrias e se desenvolvesse o mercado interno. Depois da década de 1950 esta expansão industrial- e também populacional assumiu um ritmo muito mais intenso. Atualmente, a expansão industrial avança pelo sul de Minas Gerais, ao longo da rodovia Fernão Dias: Isto ocorre por que há nesta região terrenos disponíveis para implantação de indústrias, e a distância até São Paulo não é muito grande, até 250 km.

São também importantes às regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória, que concentram grande população, empregos, comercio, indústrias e serviços. Em Minas Gerais destacamos também a cidade de Juiz de Fora.

A economia do Sudeste é muito forte e diversificada. Ela é a maior região geoeconômica do país, em termos de economia. A agricultura é praticada em todos os estados da região. Os principais produtos agrícolas cultivados são: cana-de-açúcar, café, algodão, milho, mandioca, arroz, feijão e frutas. A pecuária também é praticada em todos os estados da região. O maior rebanho é o de bovinos e o estado é o de Minas Gerais é o principal criador. Equinos e suínos também são encontrados.

Na região Sudeste, pratica-se o extrativismo mineral. Os principais minérios explorados são ferro, manganês, ouro e pedras preciosas. As maiores jazidas são encontradas no estado de Minas Gerais.

O setor agropecuário apresenta-se muito desenvolvido e extremamente diversificado. A existência de um setor agrícola forte nessa região deve-se a existência de vastos solos férteis (a terra roxa). Embora o café tenha sido a força econômica pioneira da ocupação do estado de São Paulo e deu seu grande desenvolvimento econômico, o seu cultivo tem se reduzido cada vez mais e atualmente intercala-se com outras culturas ou foi inteiramente substituído. Destacam-se, na produção agrícola regional, a cana de açúcar, a soja e a laranja. O sudeste é responsável pela maior parte da produção de cana de açúcar do país, concentrada na Baixada Fluminense, na Zona

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com