TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Em Equipe

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho Em Equipe. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO EM EQUIPE

Introdução:

Qualidade, produtividade, clientes exigentes, melhoria continua, mudanças rápidas, tecnologia, inovação e globalização são alguns dos fatores que nos últimos tempos, fizeram do trabalho em equipe a peça chave para o sucesso dentro das organizações e empresas. Tornado-se casa vez mais valorizado e imprescindível esse recurso ativa a criatividade e quase sempre produz melhores resultados do que o trabalho individual. Neste trabalho vamos abordar esse tema, nele dissertaremos sobre seus aspectos positivos, visando o crescimento que isso trás para as empresas, pontuando com dicas de como se deve agir em equipe e o que não se deve fazer para se obter um melhor desempenho durante o desenvolvimento do trabalho e no seu objetivo final. Mostrando a importância de se trabalhar em equipe, seus conceitos e definições, além de frisar o seu objetivo final, ou seja, o real sentido do trabalho em equipe e também citar as algumas características de como deve ser o profissional do futuro e quais as fases que ele deve seguir para aprimorar cada vez mais seu desempenho dentro da equipe.

Desenvolvimento:

É importante ressaltar a diferença entre um grupo e uma equipe, porém, apesar de a definição ser simples, trabalhar em equipe não é tão fácil assim, já que requer trabalhar em conjunto, um dependendo do outro, pois seu conceito baseia-se no comprometimento, todos trabalhando juntos em busca de uma meta, todos por um mesmo ideal, com um mesmo foco, o que já não acontece num grupo onde a característica principal é o individualismo, cada um por si, sem uma direção, onde se um faltar a sua parte ficará sem ser realizada. Basicamente por definição, equipe é um conjunto ou grupo de pessoas que se aplicam a uma tarefa ou trabalho, já grupo é apenas um conjunto de pessoas que se reúne por afinidades.

‘’ Toda equipe é um grupo, porém... Nem todo grupo é uma equipe. ’’ (Carlos Basso).

Trabalhar em equipe é: cumprir com suas responsabilidades em tempo, focar no seu objetivo sem esquecer-se do total, ajudar, apoiar, compartilhar conhecimentos e experiências, motivar significa esquecer o "eu" para lembrar o "nós". É perceber que as potencialidades individuais se unem para formar o sucesso do coletivo. Assim, alcançamos resultados de qualidade. No trabalho em equipe, quando um perde, todos perdem; quando uma ganha, todos ganham; quando todos cooperam, fica mais fácil realizar as atividades e os serviços ganham em produtividade.

Bernardinho o técnico da seleção masculina de vôlei chegou a comparar em seu livro ‘’TRANSFORMANDO SUOR EM OURO ’’ que os métodos e princípios aplicados a qualquer time, inclusive de vôlei, são extremamente semelhantes aos usados nas organizações, podendo ser aplicados também a um grupo de executivos.

Ter uma boa opinião também é imprescindível, essa troca de informações vai ajudar e muito no desenvolvimento do trabalho. É através do dialogo que chegamos juntos a conclusões que satisfazem as partes envolvidas na negociação. No caso de haver algum pensamento discordante, conflitante, é importante que ao interpretá-lo se pratique a empatia (capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com