TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tradução De Termos De Usados Em Empresas

Exames: Tradução De Termos De Usados Em Empresas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  975 Palavras (4 Páginas)  •  591 Visualizações

Página 1 de 4

Housekeeping = é uma palavra de origem Inglesa e m Português significa tarefas domésticas.

É o nome dado a uma técnica de origem japonesa o Housekeeping ou popularmente conhecido como 5S é um programa de melhoria comportamental, cuja principal característica é a simplicidade. Consiste em um conjunto de cinco normas que visa manter e otimizar a organização de qualquer local de trabalho.

1 – Seiri (liberação da área ou espaço): liberar seu espaço de trabalho dos elementos desnecessários. Dê uma boa olhada a sua volta e observe o que não tem utilização e que podem (ou devem) ser descartados.

2 – Seiton (organização): facilita a utilização dos itens de uso. Separar esse material e guardá-los em uma ordem de “uso imediato, uso frequente, uso esporádico e uso eventual” ajuda na hora de utilizá-los.

3 – Seiso (limpeza): limpar seu local de trabalho. Reserve alguns minutos diariamente para desempenhar essa tarefa. Limpe inspecionando e lembre-se, limpar elimina riscos. Elabore um pequeno programa que padronize a hora, a ordem e os objetos a serem limpos.

4 – Seiketsu (padronização): manter sempre um alto padrão de arrumação e organização no local de trabalho.

5 – Shitsuke (disciplina): treinar as pessoas para seguir uma boa disciplina de housekeeping espontaneamente. Essa pode ser a parte mais difícil do programa.

Empowerment = EMPOWER (v.) dar poder, poder de decisão, controle;

Empowerment é um conceito de Administração de Empresas que significa "descentralização de poderes", ou seja, sugere uma maior participação dos trabalhadores nas atividades da empresa ao lhe ser dada maior autonomia de decisão e responsabilidades.

Trata-se de descentralizar poderes na cadeia hierárquica de uma empresa, conferindo autonomia aos funcionários de modo a que eles se mostrem aptos a diagnosticar, analisar e propor soluções no dia-a-dia. Baseando-se na cooperação de todos os membros de uma organização

A nível da administração de empresas, o empowerment é uma ferramenta que visa lidar com a lentidão e burocracia em uma empresa. Para ser implementado na empresa, é necessário haver um compartilhamento extensivo das informações, possibilitação de uma verdadeira autonomia e uma diminuição dos padrões hierárquicos e burocráticos.

CEO é a sigla inglesa de Chief Executive Officer, que significa Diretor Executivo em Português. CEO é a pessoa com maior autoridade na hierarquia operacional de uma organização. É o responsável pelas estratégias e pela visão da empresa.

Não são todas as empresas que possuem uma pessoa no cargo de CEO. No geral, todas possuem um Diretor Geral, porém a função de CEO é mais utilizada em grandes empresas multinacionais, onde é necessário uma pessoa com habilidade e competência para estar à frente da organização como um todo.

Dependendo da empresa, o CEO pode ser também o Presidente do Conselho de Administração (em inglês Chairman of the Board). Neste caso, é nomeada uma pessoa para a função de Diretor de Operações (em Inglês, COO - Chief Operating Officer).

Geralmente o CEO é nomeado de acordo com o seu reconhecimento no mercado de atuação da empresa. Um CEO mundialmente conhecido foi Steve Jobs, responsável por lançar no mercado os inovadores produtos da empresa Apple. No caso da famosa empresa Google, Larry Page assume a função de CEO, sendo responsável pela estratégia tecnológica e desenvolvimento de novos produtos da empresa.

O termo CEO é um estrangeirismo cada vez mais utilizado em comunicações empresariais. Foi introduzido com a globalização e com a necessidade de um responsável pelas estratégias e visão das grandes empresas no mercado internacional.

Core business = significa núcleo do negócio

É um termo da língua inglesa. Core business significa a parte principal de um determinado negócio, é o ponto forte de uma empresa que deve ser trabalhado estrategicamente.

Alguns exemplos de empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com