TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O estudo da relação entre a empresa e seu ambiente em termos de oportunidades e ameaças, bem como sua posição atual no mercado de produtos, bem como a posição desejada no futuro

Artigo: O estudo da relação entre a empresa e seu ambiente em termos de oportunidades e ameaças, bem como sua posição atual no mercado de produtos, bem como a posição desejada no futuro. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  Artigo  •  278 Palavras (2 Páginas)  •  517 Visualizações

Página 1 de 2

kwndkma organização identificar oportunidades, ameaças e questões estratégicas que poderão afetar seus fatores-chaves de sucesso.

Uma vez identificadas as forças ambientais que afetarão o desempenho de uma empresa como um todo, ficará mais fácil a tarefa de minimizar o impacto e direcionar os esforços para os resultados.

Esta análise tem por finalidade estudar a relação existente entre a empresa e seu ambiente em termos de oportunidades e ameaças, bem como a sua atual posição produto-mercado e, também, quanto à sua posição desejada no futuro.

As oportunidades podem ser do tipo:

a) Naturais: as oportunidades naturais são as incorporadas à natureza da empresa.

b) De evolução: as oportunidades de evolução são proporcionadas à empresa através da formação e consolidação gradativa de condições e circunstâncias que tenderão a concretizar uma vantagem definida e concreta.

c) Sinérgicas: as oportunidades sinérgicas proporcionam situações complementares e adcionais para a empresa. Normalmente, provocam modificações na estrutura organizacional e exigem novo setor de conhecimento.

d) De inovação: as oportunidades de inovação normalmente modificam as características econômicas fundamentais e a capacidade da empresa; requerem grande esforço, recursos de primeira classe e dispêndios em pesquisa e desenvolvimento.

Deve-se considerar que as oportunidades certas serão escolhidas se:

· foco residir na maximização de oportunidades e não na minimização das ameaças e de riscos;

· todas as principais oportunidades forem analisadas conjunta e sistematicamente;

· compreenderem quais oportunidades se adaptam à atividade da empresa; e

· houver equilíbrio entre oportunidades.

Uma oportunidade devidamente usufruída pode proporcionar um aumento dos lucros da empresa, enquanto uma ameaça não administrada pode acarretar diminuição nos lucros previstos, ou mesmo prejuízos para a organização.

As ameaças classificam-se em:

a) Naturais: são as incorporadas à natureza da empresa.

b) Aceitáveis: são as que a empresa permite aceitar, sendo impo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com