TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transformções Em Um Mundo Econômico

Trabalho Escolar: Transformções Em Um Mundo Econômico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  5.918 Palavras (24 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 24

1. INTRODUÇÃO

Nos dias de hoje, grandes transformações estão sendo feitas ao mesmo tempo, por parte das tecnologia, na política, nos meios econômicos e sociais; tudo isso crescendo assustadoramente de forma a desenvolver-se. Baseando-se nesse assunto, estamos trazendo informações necessárias ao meio econômico em que vivemos, como Inflação, a taxa de juros, taxa de Câmbio. Através dessas informações, vemos que o desempenho da economia brasileira nos últimos anos num contexto mundial favorável - que reforçou a crença no acerto da política fiscal e monetária - vem sofrendo alterações significativas diante das mudanças no referido cenário global.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1. Caro aluno, você já observou quantas informações econômicas apresentadas na média e como elas afetam o ambiente de produção, distribuição e comercialização das empresas. Ouvir notícias sobre o nível de produção e o emprego, a taxa de juros e as compras a prazo e as constantes interferências do governo com a adoção de medidas econômicas virou rotina diária do jornalismo. Neste sentido três grandes temas são recorrentes: inflação, taxa de juros e taxas de câmbio. Pesquise nos materiais e descreva o conceito três termos. Para complementar seu texto pesquise na internet uma notícia sobre cada um destes termos como exemplo. Você pode seguir o seguinte esquema: “A inflação. (coloque o conceito de). Podemos verificar a influência deste sobre a economia através da mídia: Por exemplo, (coloque o trecho, parte ou um resumo da notícia e complementar com algum comentário seu)”.

INFLAÇÃO: A taxa de inflação é o aumento no nível de preços. Ou seja, é a média do crescimento dos preços de um conjunto de bens e serviços em um determinado período.

Taxa Básica de Juros corresponde à menor taxa de juros vigente em uma economia, funcionando como taxa de referência para todos os contratos. É também a taxa a que um banco empresta a outros bancos. No Brasil, a taxa de juros básica é a taxa SELIC, que é definida pelo Comitê de Política Monetária (COPOM) do Banco Central, e corresponde à taxa de juros vigente no mercado interbancário, ou seja, é a taxa aplicada aos empréstimos entre bancos para operações de um dia (overnight) - operações estas lastreadas por títulos públicos federais. A taxa básica de juros, estabelecida pelo governo, através do Banco Central, para remunerar os títulos da dívida pública, é um importante instrumento de política monetária e fiscal. Em 20 de julho de 2011 a taxa básica de juros se elevou pela quinta vez seguida alcançando a marca de 12,5 pontos percentuais. O maior desde janeiro de 2009. Ao elevar a Selic, o objetivo do BC é fazer com que o custo do crediário também suba e, com isso, diminua o consumo da população para conter a alta da inflação.

Taxa de câmbio é o preço de uma unidade monetária de uma moeda em unidades monetárias de outra moeda. A taxa de câmbio pode ser definida em termos directos (ao incerto) ou em termos indirectos (ao certo). A taxa de câmbio está definida em termos directos quando exprime o preço de uma unidade monetária estrangeira em unidades monetárias de moeda nacional (exemplo: a taxa de câmbio USD/EUR está definida de forma directa para os habitantes da zona euro; ou está definida de forma indirecta para os habitantes dos EUA). A taxa de câmbio está definida de forma indirecta quando exprime o preço de uma unidade monetária de moeda nacional em unidades monetárias de moeda estrangeira (exemplo: taxa de câmbio EUR/USD está definida em termos indirectos para os habitantes da zona euro, pois exprime o preço de 1 unidade monetária nacional, o euro, em unidades monetárias de moeda estrangeira, o dólar). A taxa de câmbio reflete, assim, o custo de uma moeda em relação a outra, dividindo-se em taxa de venda e taxa de compra. Pensando sempre do ponto de vista do banco (ou outro agente autorizado a operar pelo Banco Central), a taxa de venda é o preço que o banco cobra para vender a moeda estrangeira (a um importador, por exemplo), enquanto a taxa de compra reflete o preço que o banco aceita pagar pela moeda estrangeira que lhe é ofertada (por um exportador, por exemplo). Portanto, o câmbio é uma das variáveis mais importantes da macroeconomia, sobretudo no que se refere ao comércio internacional. Quando se deseja negociar ativos de um país para outro, quase invariavelmente temos de mudar a unidade de conta do valor desses ativos – da moeda doméstica para a moeda estrangeira. Nesse sentido, pode-se definir a taxa de câmbio de um país como o número de unidades de moeda de um país necessário para se comprar uma unidade de moeda de outro país. Em outras palavras, é o preço de uma moeda em termos de outra.

2.2. Quanto ao artigo:

Os bancos americanos Citigroup e JPMorgan informaram nesta sexta-feira (1º) que são objeto de uma investigação nos Estados Unidos e em outros países por possívei manipulações das taxas de câmbio.

"Agências governamentais nos Estados Unidos e em outras jurisdições estão realizando investigações ou apresentam questionamentos sobre o mercado de divisas. O Citigroup recebeu as demandas de informação e coopera com as autoridades", afirma o documento enviado à Securities and Exchange Commission (SEC).

O JPMorgan Chase também informou em um documento que "recebeu pedidos de informação de diversas autoridades governamentais sobre suas atividades ligadas à taxa de câmbio".

Estas investigações estão em "etapa preliminar e a empresa coopera com as autoridades", acrescentou o JPMorgan, o primeiro banco do país em termos de ativos.

2.3. Faça uma pesquisa sobre os novos modelos de gestão e os principais paradigmas da administração:

Administração Japonesa.

Certamente um dos países que mais tem suscitado curiosidade e provocado estudos sobre a sua situação nos últimos anos é o Japão. A força da sua economia, hoje a segunda do mundo; a sua cultura milenar que convive ao lado da sofisticação tecnológica, esta em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.3 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com