TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tres Setores

Artigos Científicos: Tres Setores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2013  •  623 Palavras (3 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 3

Três setores

A economia de um país pode ser dividida em setores (primário, secundário e terciário) de acordo com os produtos produzidos, modos de produção e recursos utilizados. Estes setores econômicos podem mostrar o grau de desenvolvimento econômico de um país ou região.

Setor Primário

O setor primário está relacionado a produção através da exploração de recursos da natureza. Podemos citar como exemplos de atividades econômicas do setor primário: agricultura, mineração, pesca, pecuária, extrativismo vegetal e caça. É o setor primário que fornece a matéria-prima para a indústria de transformação. Este setor da economia é muito vulnerável, pois depende muito dos fenômenos da natureza como, por exemplo, do clima. A produção e exportação de matérias-primas não geram muita riqueza para os países com economias baseadas neste setor econômico, pois estes produtos não possuem valor agregado como ocorre, por exemplo, com os produtos industrializados.

Setor Secundário

É o setor da economia que transforma as matérias-primas (produzidas pelo setor primário) em produtos industrializados (roupas, máquinas, automóveis, alimentos industrializados, eletrônicos, casas, etc). Como há conhecimentos tecnológicos agregados aos produtos do setor secundário, o lucro obtido na comercialização é significativo. Países com bom grau de desenvolvimento possuem uma significativa base econômica concentrada no setor secundário. A exportação destes produtos também gera riquezas para as indústrias destes países.

Setor Terciário

É o setor econômico relacionado aos serviços. Os serviços são produtos não meterias em que pessoas ou empresas prestam a terceiros para satisfazer determinadas necessidades. Como atividades econômicas deste setor econômico, podemos citar: comércio, educação, saúde, telecomunicações, serviços de informática, seguros, transporte, serviços de limpeza, serviços de alimentação, turismo, serviços bancários e administrativos, transportes, etc. Este setor é marcante nos países de alto grau de desenvolvimento econômico. Quanto mais rica é uma região, maior é a presença de atividades do setor terciário. Com o processo de globalização, iniciado no século XX, o terciário foi o setor da economia que mais se desenvolveu no mundo.

Escassez

Insuficiência de recursos produtivos (trabalho, capital físico e financeiro, terra, capacidade empresarial e tecnologia) e de bens em geral colocados a disposição do homem para produzir e suprir todas as suas necessidades, que são ilimitadas.

Excedente (ou produto excedente).

Na economia clássica, é a parte do produto nacional apropriado por aquelas classes não responsáveis pelo trabalho direto na produção, compreendendo o total de lucros, juros e renda da terra. Na Fisiocracia, corresponde ao produto líquido e, para Marx, no capitalismo, identifica-se com o trabalho não pago, assumindo a forma de mais-valia. Na economia neoclássica, às vezes, o termo é usado como o contrário de escassez, ou o excesso de quantidade ofertada sobre a quantidade demandada a um certo preço.

Excedente do consumidor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com