TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade 3 - Gestão Financeira

Dissertações: Unidade 3 - Gestão Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  1.444 Palavras (6 Páginas)  •  2.595 Visualizações

Página 1 de 6

• Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

O mundo real pode trazer uma série de dificuldades para o analista financeiro, pois as demonstrações contábeis nem sempre têm a transparência, o conteúdo e a abrangência necessários e desejados. As empresas de capital aberto ou as que permitem o processo de auditoria externa independente tendem a fornecer demonstrações com dados confiáveis. Contudo, nem todas as empresas primam pela observância completa dos princípios contábeis na estruturação de suas demonstrações.

Em nosso país, principalmente as pequenas empresas, pelo fato de a legislação tributária não exigir em algumas situações as demonstrações contábeis, tornam maior a dificuldade de obtenção de dados adequados para a análise. Essas dificuldades vão desde a inexistência dos dados no formato contábil até demonstrações que não incorporam as melhores técnicas e recomendações contábeis.

Essas situações exigem muito mais do analista financeiro. Obrigam-no antes de proceder à analise, a levantar informações e a estruturar ou reestruturar as demonstrações. Basicamente, nessas situações extremadas, dentro de um processo de entrevista, serão coletadas informações mínimas para estruturar os ativos (principalmente do giro) e os passivos exigíveis, para formar juízos de liquidez, e dados de vendas e custos, para formar juízos de lucratividade e capacidade de geração de lucros futuros. (Padoveze e Benedicto, 2010, p.99)

Após a leitura atenta do texto acima, você deve selecionar a resposta correta sobre o assunto apresentado no texto.

I. Os princípios contábeis são sempre respeitados pelas empresas em suas demonstrações contábeis.

II. O analista financeiro precisa fazer um levantamento de dados para coletar as informações necessárias que possibilitem efetuar uma reestruturação nas demonstrações das empresas, principalmente de capital aberto, devido à falta de padronização do sistema contábil.

III. A análise dos ativos e passivos é que permite avalizar a situação de liquidez da empresa.

Resposta Selecionada: a.

Somente a alternativa III está correta.

Resposta Correta: a.

Somente a alternativa III está correta.

Feedback da resposta: CORRETA: III. A análise dos ativos e passivos é que permite avalizar a situação de liquidez da empresa.

INCORRETA:I. Os princípios contábeis são sempre respeitados pelas empresas em suas demonstrações contábeis. Nem sempre os princípios contábeis são respeitados.

INCORRETA: II. O analista financeiro precisa fazer um levantamento de dados para coletar as informações necessárias que possibilitem efetuar uma reestruturação nas demonstrações das empresas, principalmente de capital aberto, devido à falta de padronização do sistema contábil. As empresas de capital aberto permitem o processo de auditoria externa independente e, portanto tendem a fornecer demonstrações com dados confiáveis, diferentemente das empresas pequenas.

• Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

A análise econômico-financeira tem por objetivo extrair informações das demonstrações contábeis para ser utilizada no processo de tomada de decisão da empresa como também fornecer informações a terceiros tais como: credores em geral, investidores, fornecedores, governo, clientes e outros. Deste modo são apresentas proposições com afirmações sobre este assunto, logo você deverá assinalar como resposta correta aquela que realmente aponte corretamente a combinação dos conceitos sobre o assunto.

I. A análise das demonstrações contábeis é importante ao acionista, pois está interessado em saber se a empresa de fato está criando valor econômico para que possa lhe ser transferido e deste modo obter retorno sobre o investimento realizado.

II. As instituições financeiras buscam na análise de balanço as evidências da solvência/liquidez e a condição de garantia dos seus créditos a fim de amenizar o risco da operação.

III. A análise das demonstrações financeiras das empresas é fundamental aos órgãos governamentais a fim de avaliarem o desempenho destas em casos de participação de concorrências públicas, mas também a outros fins como realizar a fiscalização fazendária das empresas.

Resposta Selecionada: e.

As alternativas I, II e III estão corretas.

Resposta Correta: e.

As alternativas I, II e III estão corretas.

Feedback da resposta: CORRETA > As alternativas I, II e III estão corretas, portanto não háo nenhuma alternativa incorreta.

• Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

Balanço Patrimonial da VAI K D

Ativo Circulante 5.527.500,00 Passivo Circulante 2.723.000,00

Ativo não circulante 6.000.600,00 Passivo não circulante 4.800.000,00

Patrimônio Líquido 4.005.100,00

Ativo Total 11.528.100,00 11.528.100,00

Dados da DRE da VAI K D

Receita Líquida 18.600.000,00

Lucro Bruto 3.980.000,00

Lucro Líquido 759.000,00

Tendo em vista os dados apresentados da empresa VAI K D, você deve assinalar a alternativa que apresenta uma afirmação correta dos indicadores.

OBS: Faça os arredondamentos corretamente para chegar aos valores expressos nas alternativas. Sugestão – trabalhe com o Excel ou com a HP.

I. O índice de lucratividade líquida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com