TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade 3 Raciocinio Logico

Trabalho Escolar: Unidade 3 Raciocinio Logico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  722 Palavras (3 Páginas)  •  1.831 Visualizações

Página 1 de 3

RACIOCINIO LOGICO UNIDADE 3

PERGUNTA 1

1. Leia as afirmações que embasam o conteúdo referencial e em seguida assinale a alternativa correta: “(1) A lógica formal não se preocupa com os caminhos que devem ser seguidos pelo pensamento para este ser correto, ao passo que (2) a lógica material volta-se para a garantia da correspondência verdadeira entre nosso pensamento e a realidade. (3) A lógica é uma ferramenta que o capacita a aprimorar seus argumentos, garantido cada vez mais sua validade. O que mais esperamos dos alunos, profissionais, enfim, dos seres humanos é que possam pensar de forma cada vez mais crítica e com argumentos, com base e critérios logicamente válidos.”

a. 1, 2 e 3 estão corretas

b. 1 está correta e 2 e 3 estão incorretas

c. 1 está incorreta , 2 e 3 estão corretas

d. Apenas 1 e 2 estão incorretas

e. Apenas 3 está correta

Resposta Correta: | c. 1 estáincorreta , 2 e 3 estão corretas |

Feedback da resposta: | (1) A lógica formal se preocupa com os caminhos que devem ser seguidos pelo pensamento para este ser correto, ao passo que (2) a lógica materialvolta-se para a garantia da correspondência verdadeira entre nosso pensamento e a realidade. (3) A lógica é uma ferramenta que o capacita a aprimorar seus argumentos, garantido cada vez mais suavalidade. O que mais esperamos dos alunos, profissionais, enfim, dos seres humanos é que possam pensar de forma cada vez mais crítica e com argumentos, com base e critérios logicamente válidos. |

PERGUNTA 2

1. As duas faculdades da mente humana responsáveis pelo conhecimento da realidade são:

a. Razão e emoção

b. Razão e inteligência

c. Razão e competência

d. Razão e expertise

e. Razão e vocação

Razão e inteligência

Feedback da resposta:

Razão e inteligência são, portanto, faculdades que possibilitam ao homem construir conhecimentos que,

aplicados à realidade,garantem sua vida no planeta. Razão e inteligência são conceitos fundamentais no processo de produção do conhecimento verdadeiro

PERGUNTA 3

1. Segundo o conteúdo estudado, para desenvolver um raciocínio correto nos deparamos com dois problemas:

a. Estabelecer a forma correta do pensamento para que ele possua validade e estabelecer a forma correta do pensamento para que ele corresponda a algum fato da realidade.

b. Estabelecer a forma correta do pensamento para que ele possua validade e estabelecer a forma correta do pensamento para que ele corresponda a algum fato fictício.

c. Estabelecer a forma correta do pensamento para que ele passe a ser uma verdade incontestável e estabelecer a forma correta do pensamento para que ele corresponda a algum fictício ou da realidade.

d. Estabelecer a forma correta do pensamento para que ele seja aceito por todos e estabelecer a forma correta do pensamento para que ele corresponda a algum fato da realidade.

e. Estabelecer a forma correta do pensamento para que ele possa ser concretizado e estabelecer a forma correta do pensamento para que ele corresponda a algum fato fictício.

Feedback da resposta:

Estabelecer a forma correta dopensamento para que ele possua validade e estabelecer a forma correta do pensamento para que ele corresponda a algum fato da realidade. É exatamente com o objetivo de responder esses dois problemas que alógica se divide em duas grandes partes: a lógica formal e a lógica material.0,2 pontos

PERGUNTA 4

1. Analise as palavras a seguir que formam uma sucessão lógica e, em seguida, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna: NENHUM, FREGUÊS, BRINCO, REPETE, PROMOVE, ___________.

lixo

menino

chaveiro

herói

bronze

Nessa sequência lógica há uma sequência de números ímpares a partir do número “UM”, que se formam nas últimas sílabas ou letras, a se ver:

nenhum, freguês,brinco, repete, promove._______________

um, três, cinco, sete, nove,__________________

Portanto, a próxima palavra deverá induzir a formação do número ONZE em suas últimas sílabas ou letras que, nessecaso será a palavra BRONZE.

Pergunta 40,2 pontos

PERGUNTA 5

1. Um juízo apresenta necessariamente apresenta os seguintes elementos:

a. Um sujeito, um atributo ou predicado, uma afirmação ou uma negação.

b. Apenas um sujeito.

c. Apenas um atributo ou predicado.

d. Apenas uma afirmação ou uma negação.

e. Um atributo ou predicado e uma afirmação ou uma negação.

Resposta Correta: a.

Um sujeito, um atributo oupredicado, uma afirmação ou uma negação.

Feedback da resposta:

Um juízo necessariamente apresenta três elementos:

1. Um sujeito: é o ser de que se afirma ou nega alguma coisa.

2. Um atributo oupredicado: é o que se afirma ou nega do sujeito.

3. Uma afirmação ou uma negação.

...

Baixar como  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »