TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unified Modeling Language

Tese: Unified Modeling Language. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  Tese  •  1.075 Palavras (5 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho do 4º semestre do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas se trata dos conteúdos assimilados no período, abordando os diversos conceitos, diagramas UML, diagrama de estado, diagrama de implantação, disponibilidade de livros digitais que poderiam ser catalogados na locadora, processo de criação e execução de uma stored procedure no banco de dados, a técnica ORM com suas vantagens e desvantagens e suas ferramentas para auxiliar o processo.

2. OBJETIVO

O trabalho tem como objetivo, revisar e analisar todas as matérias vistas no quarto semestre, visando assim um melhor entendimento e compreensão das matérias citadas.

3. DESENVOLVIMENTO

3.1 DIAGRAMA UML

A Unified Modeling Language (UML) é uma linguagem de modelagem não proprietária de terceira geração. A UML não é uma metodologia de desenvolvimento, o que significa que ela não diz para você o que fazer primeiro e em seguida ou como projetar seu sistema, mas ela lhe auxilia a visualizar seu desenho e a comunicação entre objetos.

Basicamente, a UML permite que desenvolvedores visualizem os produtos de seus trabalhos em diagramas padronizados. Junto com uma notação gráfica, a UML também especifica significados, isto é, semântica. É uma notação independente de processos, embora o RUP (Rational Unified Process) tenha sido especificamente desenvolvido utilizando a UML.

É importante distinguir entre um modelo UML e um diagrama (ou conjunto de diagramas) de UML. O último é uma representação gráfica da informação do primeiro, mas o primeiro pode existir independentemente.

Os objetivos da UML são: especificação, documentação, estruturação para sub-visualização e maior visualização lógica do desenvolvimento completo de um sistema de informação. A UML é um modo de padronizar as formas de modelagem.

3.2 DIAGRAMA DE ESTADO

Um diagrama de estados em UML ilustra os eventos e os estados interessantes de um objetoe o comportamento de um objeto em resposta a um evento.

Surgem os Diagramas de Transição de Estados.

Diagramas de estado mostram o ciclo de vida de um objeto os eventos pelos quais ele passa, as suas transições e os estados em que ele está entre estes eventos. Um estado de um objeto é um conjunto de circunstâncias ou atributos que caracterizam o objeto em determinado momento.

Um diagrama de transição de estados é uma representação do estado ou situação em que um objeto pode se encontrar no decorrer da execução de processos de um sistema. Com isso, o objeto pode passar de um estado inicial para um estado final através de uma transição.

Estado: Condição ou situação durante a vida de um objeto na qual ele satisfaz algumas condições, executa algumas atividades ou espera por eventos.

Transição: O relacionamento entre dois estados, indicando que o objeto que está no primeiro estado irá passar para o segundo estado mediante a ocorrência de um determinado evento e em certos casos uma condição.

Condição: causa necessária para que haja a transição de estado. Decorre da ocorrência de um evento ou circunstância que propicia a transição de estado.

Estado inicial: Estado por onde se começa a leitura de um diagrama de estado.

Estado final: Estado que representa o fim de uma máquina.

Estado composto: Estado composto por outras máquinas de estado organizadas em regiões que são executadas em paralelo.

Sincronização: permite que os relógios de dois ou mais processos paralelos estejam sincronizados em um determinado momento do processo.

Ação: atividade do sistema que efetua a transição de estado.

Um exemplo simples seria um semáforo (sinal de trânsito).

Cada estado corresponde a uma situação que ocorrerá. Quando verde, os carros podem prosseguir na via. Passado um tempo, é acionada a tarefa de mudar para amarelo. Então o semáforo passa de verde para amarelo. Aqui os carros ficam em estado de atenção e já aguardam a próxima transição.

O próximo passo é passar para vermelho. Nesse estado, os carros estão parados na via. De vermelho, o próximo estado somente será verde, assim, os carros podem voltar a trafegar na via.

Diagrama de Estados para sistemas

Uma variante do diagrama de estado de casos de uso é o diagrama de estados de um sistema.

Este diagrama ilustra, para um dado sistema, todas as transições envolvidas em todos os casos de uso. Pode ser considerado uma união de todos os diagramas de estado de casos de uso.

Estados típicos de um sistema:

• Aguardando a introdução de uma senha;

• Misturando ingredientes ou aquecendo uma mistura química;

• Aguardando o próximo comando;

• Acelerando um motor;

• Aguardando dados em um instrumento;

• Enchendo o tanque;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com