TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BPMN - Business Process Modeling Notation

Seminário: BPMN - Business Process Modeling Notation. Pesquise 787.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  Seminário  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 2

Instituto Belo Horizonte de Ensino Superior

BPMN - Business Process Modeling Notation (Notação de Modelagem de Processos de Negócio)

O termo "modelagem de processos de negócios" em si foi definido na década de 1960 na área de engenharia de sistemas por S. Williams em seu artigo "Business Process Modeling Improves Administrative Control". Sua idéia era que as técnicas para a obtenção de uma melhor compreensão dos sistemas de controle físico poderia ser usado de forma semelhante para processos de negócio.

Na década de 1990 o termo "processo" se tornou um novo paradigma da produtividade. As empresas foram encorajados a pensar em processos ao invés de funções e procedimentos. Modelagem de processo de negócio utilizam a cadeia de eventos da empresa desde a compra de suprimentos, vendas, retorno de produtos, etc. As modernas ferramentas de modelagem tradicionais foram desenvolvidos com foco em métodos modernos em função de modelagem de atividades. Essas atividades multifuncionais têm aumentado severamente em número e importância devido ao crescimento da complexidade e dependências. Novas metodologias, tais como redesenho de processos de negócios, inovação de processos de negócios, Business Process Modeling, planejamento de negócios integrada entre outros visando a melhoria dos processos através das funções tradicionais que compõem uma empresa.

“BPMN é com um processo de negócio mais adequado. Um processo de negócio é a descrição de um conjunto de procedimentos que envolvem pessoas, tarefas, máquinas, softwares e outros elementos coordenados para atingir metas (objetivos) de negócio.”

O principal objetivo do BPMN é fornecer uma notação padrão que seja facilmente compreensível por todos os intervenientes do negócio. Estas partes interessadas no negócio incluem os analistas de negócios que criam e refinam os processos, os desenvolvedores técnicos responsáveis pela implementação dos processos e os gerentes de negócios que monitoram e gerenciam os processos.

Os elementos presente na modelagem do processo da BPMN, são:

Evento: Acontecimento que inicia a execução (inicial), afeta o comportamento (intermediário) ou conclui um processo (final).

Atividades: Conjunto de ações realizadas.

Atores: Responsáveis pelas atividades.

Entradas/Saídas: Insumos necessários para o processo ser executado (entrada) e geradas ao final do processo (saídas).

Regras: Restrições que causam dependências entre atividades.

Recursos: Entidade que pode ser física, abstrata ou informação que faz parte da realização da atividade.

Os passos na implementação do processo BPMN devem ser descritos de forma que qualquer pessoa que leia o diagrama consiga entender, o recomendado é que seja feito da forma mais simples e clara possível. Raias são utilizadas para que seja possível identificar qual ator realizou determinada atividade e quando houve a mudança para outro ator.

REFERENCIA: Rogerio Valle e Saulo Barbará de Oliveira (2009). ANÁLISE E MODELAGEM DE PROCESSOS DE NEGÓCIO: Foco

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com