TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

União de crédito

Projeto de pesquisa: União de crédito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  950 Palavras (4 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA 4

2.1.1 Estrutura Organizacional 4

2.1.2 4

2.1.1.1.1 Título nível 5 – Seção quinária 4

3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 5

3.1 EXEMPLO DE GRÁFICO 5

3.2 EXEMPLO DE FIGURA 5

3.3 EXEMPLO DE QUADRO 6

3.4 EXEMPLO DE TABELA 6

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

APÊNDICES 9

APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 10

ANEXOS 11

ANEXO A – Título do anexo 12

1 INTRODUÇÃO

Esta etapa deve conter parágrafos que falem sobre a importância do tema escolhido, sua relevância e aplicabilidade.

2 DESENVOLVIMENTO

A Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados do Sertão Baiano – Sicoob Sertão, localizada na praça Honorato Gonçalves, nº 84, Centro, Pintadas-Bahia, surgiu quando o movimento social mobilizou-se devido a necessidade de ter uma instituição financeira no município. Pois a única existente foi privatizada e fechada devido a inviabilidade econômica, deixando assim a população a mercê. Em busca de novas alternativas, o movimento cogitou a vinda de um posto de atendimento de outros bancos, mas os custos eram altos e o projeto tornou-se inviável. Foi quando descobriram que existia uma cooperativa de crédito na cidade de Valente-Bahia, realizaram a uma visita para conhecer o projeto e viram que o mesmo poderia satisfazer as necessidades bancárias da população. A partir daí, decidiram implantar o mesmo projeto no município de Pintadas-Ba.

Em 30 de maio de 1997, foi fundada a Cooperativa de Crédito, inicialmente com 50 sócios, onde constituíram um capital social de R$ 10.000,00 (dez mil reais). Ela é uma instituição financeira não bancária, filiada à Cooperativa Central de Crédito da Bahia – Sicoob Central Bahia. Começou o seu funcionamento em janeiro de 1998, depois da aprovação do Banco Central. Em março do ano seguinte realizaram a primeira assembleia para prestação de contas, onde obtiveram resultados positivos. Com isso, a cooperativa foi crescendo a credibilidade e o município de Capela do Alto Alegre-Bahia pediu para ajudar implantá-lo o mesmo projeto, mas acharam mais viável abrirem uma filial, pois o processo era mais rápido, mais barato e com a mesma eficácia. Em 2000, solicitaram a abertura de uma filial no município de Ipirá-Ba. Em 2003, abriu a terceira filial em Várzea da Roça-Bahia.

Com o decorrer dos anos muitos municípios, como Baixa Grande, Rui Barbosa, Maíri e Pé de Serra criaram suas cooperativas de crédito.

Em 2008, a Cooperativa de Pintadas modificou o seu estatuto crescendo a sua área de abrangência. Já em 2010, a Cooperativa dos Produtores de Abacaxi do município de Itaberaba-Bahia, vieram realizar uma visita na Cooperativa de Crédito de Pintadas e após conhecer o seu funcionamento, perceberam a sua evolução e o seu potencial e solicitaram uma filial em seu município. Em 2011, a Cooperativa com o objetivo de ampliar o atendimento aos seus associados e garantir um novo posicionamento incorporou a Cooperativa de Pé de Serra. Já em 2013, incorporou a de Baixa Grande e Rui Barbosa. E no mesmo ano inauguram duas filiais, sendo uma na cidade de Utinga e a outra em Boa Vista do Tupim.

Hoje, a Cooperativa de Crédito de Pintadas conta com 10 postos de atendimentos, 19.500 associados, aproximadamente 22 milhões de reais de capital social e carteira de empréstimo entre os associados em torno de 59 milhões de reais. No ranking das cooperativas ela se encontra no indicador patrimonial em 2º lugar e 3º lugar em números de associados e em números de depósitos.

A Cooperativa tem demonstrado um grande potencial ao agregar os valores do cooperativismo financeiro à oferta de portfólio de produtos e serviços cada vez mais completo aos seus associados. Acompanhando essa tendência, ela investe na inovação e no incremento de suas soluções, o que tem possibilitado melhor gestão dos negócios e mais competitividade no mercado. Apresentando assim os seus produtos e serviços como: integralização de capital, depósitos à vista e à prazo, poupança cooperada, crédito pessoal, cheque especial, crédito consignado em folha, financiamento de bens duráveis e imóveis, financiamento de material de construção, repasse de crédito rural, repasse do PRONAF, Sicoob solidário, cartão de crédito e débito, depósito entre cooperativas, DOC’s e TED’s, débito automático, recebimentos de contas, arrecadação de tributos, pagamento de benefícios de INSS, seguros, consórcio Sicoob, remessa expressa e Sicoob Previ.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com