TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Dito Cujo Resumo

Ensaios: O Dito Cujo Resumo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  1.369 Palavras (6 Páginas)  •  1.076 Visualizações

Página 1 de 6

Texto - Cadê o dito cujo?

Muita gente quer saber onde está o dito “cujo”.

Caro leitor, não se assuste nem fique imaginando “coisas”. A verdade e que recebi dezenas de cartas querendo notícias do pronome relativo cujo.

Tenho um colega que costuma dizer que o pronome cujo é um ser “semimorto”. Segundo ele, só existe na língua escrita. Todos entendem o sentido de uma frase em que apareça o pronome cujo, mas ninguém se lembra dele na hora de falar.

Isso se comprova na fala do brasileiro. Observe a si mesmo e depois me diga se não é verdade. Você falaria, por exemplo, no seu dia a dia, uma frase do tipo “ estava falando com o vizinho cujo filho foi contratado pelo Flamengo”?

Acredito que todos entenderiam a frase, mas que dificilmente seria usada na fala coloquial. Na verdade, a presença do pronome cujo caracteriza o uso formal da língua portuguesa. Praticamente só é usada na linguagem escrita.

O curioso, entretanto, é que todos ou quase todos entendem a frase, ou seja, “eu estava falando com o vizinho e que o Flamengo contratou o filho desse vizinho”.

[...]

SILVIA, Sérgio Nogueira Duarte. Língua Viva. Rio de Janeiro. Rocco, 2000.

1) Qual a função do sistema operacional em um sistema computacional?

Sistema operacional tem basicamente duas funções a de gerenciar recursos de hardware e fornecer aos programadores de aplicativos um conjunto de recursos de hardware.

2) Quais são os tipos de sistemas operacionais existentes e dê exemplos?

Os sistemas operacionais existem a mais de 50 anos com uma grande variedade, dentre eles destacamos: Sistemas Operacionais de Computadores de grande porte, como o OS/390; Sistemas Operacionais de Servidores, como o Solaris, Free BSD, Linux e Windows; Sistemas Operacionais de Multiprocessadores, como o Linux; Sistemas Operacionais de Computadores Pessoais, como o Windows, Linux e Mac OS; Sistemas Operacionais de Computadores portáteis, como o Android (Linux) e iOS (iphone OS); Sistemas Operacionais Embarcados, como o QNX e o VxWorks; Sistemas Operacionais de Nós Sensores, como o TinyOS; Sistemas Operacionais de Tempo Real, como o QNX e o VxWorks e o Sistemas Operacionais de Cartões Inteligentes, orientados a Java.

3) O que é um processo?

Um processo é basicamente um programa em execução. Um processo pode criar um ou mais processos, chamados de processos filhos, que por

sua vez, pode criar novos processos.

4) Qual a função do espaço de endereçamento de um processo?

Associado a cada processo está o espaço de endereçamento, que é uma lista de posições de memória que vai de 0 até o máximo que esse

processo pode ler e escrever. Ele contém todas as informações necessárias para executar o programa.

5) Defina pseudoparalelismo.

A CPU executa programa por programa, cada um deles, por milésimos de segundos, no decorrer de um segundo ele pode trabalhar sobre vários programas dando ao usuário a ilusão de paralelismo.

6) Qual a diferença entre foreground e background?

A diferença é que o foreground são processos que interagem com usuários já o background não estão associados a um usuário em particular mas que apresentam uma função.

7) Defina Daemons.

É a denominação dada aos processos em background destinados a aceitar requisições.

8) Comente sobre término do processo.

O término do processo pode ser por: Saída normal, onde o processo finalizou seu trabalho e executa uma chamada de sistema para informar ao sistema operacional que ele terminou; Saída por erro, que é quando o processo descobre um erro; Erro fatal, que é quando o erro é causado pelo próprio processo; Cancelamento por um outro processo, que é quando algum outro processo executa uma chamada de sistema dizendo ao sistema operacional para cancelar um outro processo.

9) Quais são os estados de um processo?

Os estados possíveis de um processo: Criação que neste estado o processo está sendo alocado na memória, sendo criado no sistema; Pronto é o estado onde os processos, depois de criados ou quando retornam do tratamento de uma interrupção, permanecem aguardando a liberação da CPU para que possam iniciar ou continuar seu processamento; Execução é onde o processo efetivamente utiliza a CPU; Espera neste estado estão todos os processos que sofreram algum tipo de interrupção de E/S, onde permanecem até que a intervenção seja resolvida; Saída: é o estado final do processo, quando este termina seu processamento.

10) Quais transições podem ser realizados nos estados de um processo?

As transições que podem ser realizados são: De execução para bloqueado, que a transição ocorre quando o sistema operacional descobre que ele não pode prosseguir; De execução para pronto e vice-versa, a transição é causada pelo escalonador do sistema operacional e a de execução para pronto, é quando o escalonador decide que o processo em execução já ficou tempo suficiente ocupando a CPU e é momento de deixar um outro processo ocupar o tempo da CPU. De pronto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com