TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VISITA A EMPRESA

Dissertações: VISITA A EMPRESA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2014  •  1.365 Palavras (6 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Na última quarta-feira (DIA), os estudantes do curso de Bacharelado em Administração da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR fizeram uma visita à Mundial Funerária. Situada na Rua Ascendino Pinto Aragão, 320, Bairro Aldeia, São Raimundo Nonato – PI, onde foram recebidos pelo Diretor Geral e proprietário Marcione Alves Rodrigues, que lhes cedeu uma entrevista a cerca da forma administrativa com que gere a empresa, a fim de identificar na organização o uso aplicado das teorias administrativas estudas na disciplina de Teoria Geral da Administração.

Busco através de este trabalho aprimorar meus conhecimentos sobre o funcionamento de maneira prática de uma empresa, através de uma visita técnica realizada na Empresa Mundial Funerária.

No desenvolvimento deste trabalho apresentarei o passo a passo e os componentes administrativos da empresa citada. Tipo de empresa/negócio, processos, saída e pessoas. Apresentando assim o planejamento de ação, missão, visão e objetivos da empresa. Buscando organizar-se para oferecer um produto/serviço adequado e de qualidade, acompanhando os resultados obtidos.

DESEMVOLVIMENTO

DESCRIÇÃO GERAL DA EMPRESA

A Mundial Funerária é uma Microempresa situada na Rua Ascendino Pinto Aragão nº 320 - CEP 64.770-000, São Raimundo Nonato - PI. Conta em torno de 20 funcionários distribuídos nos setores de administração, marketing, depósito, vendas, e limpeza/manutenção. É uma empresa especializada no comércio de serviços/produtos funerários e acessórios fúnebre.

HISTÓRICO DA EMPRESA

A Mundial Funerária foi iniciada pelo seu proprietário de forma individual, assim sendo microempreendedor individual em 27de março de 2008, pela iniciativa do próprio empresário. Presta serviços de assistência familiar fúnebre, dando todo o apoio às pessoas de uma família que perdeu um ente querido.

A empresa trabalha com todo tipo de serviço funerário, desde a preparação em tanato e reparação facial e translado nacional e internacional. Além dos planos funerários e a empresa conta á também com um serviço de tanatologia, onde ocorre a aplicação do fluido cadavérico nos corpos em óbito.

Atualmente a empresa possui nos estados do Piauí, um total de 2 (duas) filiais e cerca de 17 cidades, onde a empresa presta atendimentos, sendo que em São Raimundo Nonato, há um maior número desses colaboradores e dois postos distribuídos um no centro e outro no a Bairro Aldeia. A sede fica localizada no Bairro Aldeia de São Raimundo Nonato, mas a filial no centro, uma em Anisio de Abreu e Caracol. Devido uma pesquisa feita pela empresa, constatou que a população ainda preserva o tradicionalismo cultural de velar na própria residência da família.

PLANEJAMENTO, MISSÃO E VALORES DO NEGÓCIO.

A empresa tem como característica o planejamento estratégico, atualizando os objetivos da empresa para planejar meios de ações e execução, levando em considerações o ambiente interno e externo da empresa. A missão e valores que norteiam o negócio é atingir a excelência no atendimento ao publico, buscando o máximo possível de clientes, assim podendo dar continuidade ao crescimento da empresa, mantendo a qualidade de seus produtos e serviços podendo assim ter seu publico cada vez mais satisfeito.

CODIGO DE ÉTICA

Oferecer a seus clientes ótimos produtos com qualidade garantia e satisfação.

FORMA DE ORGANIZAÇÃO ESTRUTURAL E ADMINISTRATIVA

A empresa Mundial Funerária opera administrativamente baseado no formato Holding, onde uma empresa é responsável pela gestão de um grupo de outras empresas. As decisões de maior grau de complexidade são tomadas pela sede do grupo, onde está situada a presidência. No que diz respeito às decisões de rotina, elas são tomadas dentro das próprias empresas, cada uma delas está sob a administração de um assistente administrativo.

A Mundial Funerária está disposta em departamentos, abaixo do diretor geral estão os gerentes de cada departamento (Marketing, Contábil, Pesquisa e Desenvolvimento, etc.), e logo abaixo os funcionários de nível operacional. Dentro da funerária existe certa flexibilidade na tomada de decisões, onde somente as de elevado grau de complexidade exigem a intervenção do diretor geral, contudo, o mesmo está sempre a par de cada acontecimento entre os setores, interferindo somente no que realmente não vai de encontro com a maneira que ele julga adequada de resolver a pendência.

REUNIÕES

As reuniões da empresa acontecem de forma mensal. Nessas reuniões participam todos os níveis hierárquicos, onde ocorre o balanço das atividades e planejamento de metas e diretrizes. Todos os colaboradores participam e todos possuem direito de opinar.

INVESTIMENTO TECNOLÓGICO E PESSOAL

A Mundial Funerária possui um departamento de Pesquisa e Desenvolvimento onde ela procura aprimorar seus métodos operacionais, tanto no que diz respeito à forma de gerir quanto na forma de atender seus clientes, que exigem da empresa como um todo um tratamento diferenciado e especial, visto a situação com que a empresa lida. Segundo o diretor geral, o departamento está em constante comunicação com as funerárias parceiras em outros estados trocando informações a cerca de inovações tecnológicas e na maneira de lidar com os clientes, além de desenvolver sistemas de gerenciamento, sendo inclusive, segundo o diretor, copiado pelas grandes funerárias do norte e nordeste.

RECRUTAMENTO, TREINAMENTO E ACOMPANHAMENTO PESSOAL.

A Mundial Funerária possui um baixíssimo nível de rotatividade, quando eu processo de recrutamento ela busca primeiramente indicações dos próprios colaboradores, somente em caso de não haver indicações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com