TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visita Tecnica A Empresa

Trabalho Universitário: Visita Tecnica A Empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  617 Visualizações

Página 1 de 2

Biografia de Samuel Klein

Samuel Klein nasceu em 15 de Novembro de 1923 na aldeia de Zaklikov, a 80 quilômetros da cidade de Lublin, na Polônia. Terceiro de nove irmãos, filho de Sucher e Szeva Klein, teve uma infância modesta (onde os alimentos não podiam ser desperdiçados, pois eram contados), ajudando seu pai que era carpinteiro, depois de abandonar os estudos fugindo do preconceito e perseguição aos judeus na época.

Iniciada a Segunda Guerra Mundial, em 1939, a família foi dividida e transportada para campos de concentração. Samuel Klein foi preso e enviado a um campo de concentração em Maidanek na Polônia, junto com seu pai. Sua mãe e cinco irmãos mais novos foram para o campo de extermínio de Treblinka. Samuel foi submetido a trabalhos forçados onde sobreviveu com suas habilidades de carpinteiro.

As últimas palavras que ouviu da mãe, em meio à gritaria antes do transporte para campos de concentração, foram: “Salve-se Samuel, Salve-se!”.

Como uma espécie de tributo à mãe, Samuel realmente conseguiu sobreviver a Guerra e ao Holocausto. Depois da Guerra reencontrou o pai e os irmãos que também conseguiram sobreviver. Samuel passou então a viver na Alemanha e se tornou comerciante: comprava vodca de fazendeiros e vendia para os soldados russos, além de viajar para vários lugares abastecendo com o que estava em falta. No período de cinco anos juntou dinheiro. Em Berlim conheceu Ana, uma jovem vendedora de loja de calçados, por quem se apaixonou. Casaram-se e tiveram o primeiro filho Michael.

Apesar das dificuldades do pós-guerra na Europa, Samuel Klein ia progredindo nos negócios.

Mas seu espírito empreendedor levou-o em 1951 a tentar a sorte na América do Sul. Partiu com a família para a Bolívia, mas se deparou com o país em plena guerra civil. Com sua visão apurada, vislumbrou no Brasil um país com grande potencial. Reuniu novamente a família e no ano seguinte partiu para o Brasil. Se instalou na casa de uma tia, por seis semanas, no Rio de Janeiro. Após essa passagem rápida seguiu para São Paulo, chamada na época de “cidade do trabalho e do emprego”.

No Brasil Samuel e Ana viveram a alegria da chegada dos novos filhos Saul, Eva e Oscar. Sempre a frente dos negócios, ele construiu a maior empresa de Varejo do Brasil, as Casas Bahia (Fonte: Revista Exame), considerado pelos seus colaboradores, a quem chama de “filhos”, um pai e exemplo a ser seguido.

Em 2003, Samuel completou 80 anos e publicou sua biografia: “Samuel Klein e Casas Bahia, uma trajetória e sucesso”, pela Editora Novo Século.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com