TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Valor Percebido

Artigos Científicos: Valor Percebido. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/12/2012  •  297 Palavras (2 Páginas)  •  869 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Em um mercado de concorrência perfeita, um dos fatores determinantes do sucesso de um produto são o valor percebido e as estratégias para alcança-lo.

Valor percebido – conceito

O valor percebido é o que o cliente avalia sobre a qualidade de um produto com base no que é oferecido e no custo obtido; é o valor atribuído pelos clientes ao produto baseado na relação entre os benefícios que este trará envolvendo preço, qualidade, sortimento, imagem da marca, campanhas promocionais e publicidade.

GALE (1996), conceitua o valor do cliente como a qualidade percebida pelo mercado ajustada pelo preço relativo de seu produto.

Vianna e Irigaray (2010) citam que a otimização do valor percebido é a única forma de uma empresa que opera em um mercado de concorrência perfeita destacar-se entre seus concorrentes e praticar preços diferenciados sem perder vendas.

O valor percebido é um fator determinante no sucesso de um produto.

Estratégias de aumento

Devido a concorrência acirrada, o valor percebido é fundamental para a escolha dos clientes. Na empresa que trabalho para termos esse valor, buscamos um diferencial como: tecido, modelagem, adereços, campanhas de publicidade, equipe de venda qualificada, promoções, visual merchandising, etc. Essas estratégias são feitas analisando a concorrência, a margem de lucro e o posicionamento da empresa no mercado. As estratégias de marketing agregam valor ao produto onde realizamos estudos de mercado para identificar o preço a ser praticado e planejar ações de aumento do valor percebido.

Conclusão

Com os clientes mais exigentes e os concorrentes mais agressivos, tornam-se necessárias estratégias de aumento no valor percebido dos produtos para que as marcas possam ter um diferencial na hora da escolha pelo cliente. Quando uma marca atinge todos esses diferenciais e se posiciona no mercado, mesmo que com a concorrência, o preço é definido e ajustado ao valor percebido e a margem de lucro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com