TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DO CONHECIMENTO E O VALOR PERCEBIDO: ESTRATÉGIA COMPETITIVA SUSTENTÁVEL PARA A ERA DO CONHECIMENTO

Por:   •  19/2/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.574 Palavras (7 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 7

Questão de prática e objetivo As empresas buscam atender exigências crescentes de vários segmentos, buscam oferecer novidade e variedades que atraia seus clientes, já que cada vez mais os consumidores têm sido mais criteriosos em suas escolhas. Neste ponto entra o valor percebido pelos compradores que pode fazer com o cliente tome a decisão de adquirir o produto/serviço. O artigo busca através de um método reflexivo em resultados de mapas cognitivos usando como base as teorias dos conceitos de gestão do conhecimento e valor percebido que as percepções são alteradas conforme o consumidor adquiri novas informações.

E tem o objetivo de relacionar a gestão do conhecimento com o valor percebido compreendendo a amplitude dos conceitos e desenvolver um cenário onde a relação entre eles fosse clarificada. Também busca compreender como o conceito de valor percebido e utilizada na rotina das empresas.

Literatura Os autores identificaram que a sociedade percebeu que a produção intelectual tem mais valor que a industrial, por isto a estratégia que a indústria usa para com seus mercados tem maior impacto no futuro da organização para obter vantagens competitivas sustentáveis.

Método Para esta pesquisa foi utilizado o método de metodologia reflexiva que e de natureza interpretativa, política e retórica. A pesquisa foi realizada junto a profissional de alto escalão e a percepção de valor de seus subordinados para buscar a relação entre gestão do conhecimento e o valor percebido.

Foram pegos dados funcionais e pessoais do entrevistado para analise para ver as diferenças e descobrir seus motivos.

A partir dos resultado foram desenvolvidos três mapas cognitivos baseados nas entrevistas partindo de um núcleo central, mapas que demostravam o comprometimento, os trações pessoais e focos na organização

Resultados Os resultados mostram que o conceito do trabalhador comprometido está sujeito a diferentes focos e bases, sendo que os focos na organização e no trabalho foram predominantes. A pesquisa também revelou a presença de três bases: afetiva, normativa e instrumental

Implicações Teóricas A empresa pode melhorara seus resultados a partir de uma inter-relação entre a gestão do conhecimento e valor percebido obtendo uma vantagem competitiva para com seus concorrentes. Pessoas com um conceito no “ser” e não no “ter”, se preocupam em perceber valores além das capacidades tangíveis do produto e isto e levado para outros aspectos da sua vida. As pessoas percebem o valor em grande parte a partir dos produtos, e para o público ter uma boa percepção e necessário a implementação da gestão do conhecimento, que pode se manifestar na capacidade de aprendizado e criatividade das pessoas e suas buscas por mais. Existem empresas que são consideradas “orientadoras do mercado”, ela traz inovações para o mercado e outras as empresas tentam copiar seus métodos.

Implicações Praticas As pessoas têm uma visão mais clara da marca corporativa devido a comunicação. Cada executivo tem uma forma diferente de pensar e formular estratégias para tentar manter seus colaboradores comprometidos com o trabalho. Com a implementação do processo de gestão do conhecimento, os produtos são desenvolvidos pensando em agregar valor e ter seu valor percebido aumentado por parte dos clientes.

Analise sobre: A gestão do conhecimento e o valor percebido: estratégia competitiva sustentável para a era do conhecimento

A influência da orientação à geração de valor ao acionista nas

práticas de gestão de pessoas no ambiente da produção

Questões de pratica e objetivo O artigo busca explicar a relação entre a influência da lógica da geração de valor ao acionista na pratica da gestão de pessoas. Este fato pode dizer muito sobre como os acionistas veem e suas decisões para com a empresa. O modo com que os acionistas veem o valor da empresa influencia todas as práticas da gestão de organizações, sendo que se elas vierem uma empresa dedicada e com potencial buscam incentivar mais o resultado da empresa e apoiar os gestores, caso não tendem a orientar a empresa a fazer o mínimo sem riscos para garantir que não haja perca de capital.

O artigo busca trazer a discussão conceitual que existe na questão da remuneração variável em relação com o valor percebido e suas consequências.

Literatura O principal elo entre a lógica da geração de valor ao acionista e a gestão de pessoas é a remuneração variável, mas ela não age sozinha, e preciso ser feita a partir de uma avaliação de desempenho individual com cabe em indicadores objetivos que estudem e analise os funcionários para tentar aumentar o valor da organização.

Segundo Dutra e Hipólito, para a remuneração variável ter sucesso e necessário ver se a empresa oferece metas e suporte para tal, e funciona geralmente nos níveis mais altos de carreiras na organização.

A concepção financeira da empresa, surge na década de 80, é o conceito que a empresa e um portfólio de ativos, sendo que os executivos têm como maior responsabilidade gerir a performance do portfólio, analisando aspectos de cada divisão da empresa e realizando as mudanças necessárias. Embora as ações das empresas começarem a ser distribuídas para milhares de ´pessoas, os que tinham poder de voto era poucos que exigiam o foco na gestão dos lucros e na valorização do preço das ações.

Método A pesquisa foi realizada em campo buscando pesquisar as empresas que realmente se encaixam no que foi proposto. Para escolher as empresas, foram adotados métodos que visam as empresas que geram valores aos acionistas. A partir disso, foram selecionadas quatro empresas, e nela foram realizadas entrevistas com gerentes da produção, de recursos humanos e representantes sindicais, nela buscaram entender as mudanças que estavam ocorrendo devido a geração de valor e como os gestores faziam para propagar esta mentalidade.

Resultado Os gestores tinham noção da importância da percepção de valor, mas não apresentavam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (39.7 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com