TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Varejo Supermercado

Monografias: Varejo Supermercado. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/6/2014  •  2.899 Palavras (12 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 12

1

Atribuições das Áreas de

Negócios

2

Índice

Introdução......................................................................................... 3

Diretoria ........................................................................................... 5

Marketing.......................................................................................... 6

Comercial.......................................................................................... 8

Administrativa ...................................................................................10

Recursos Humanos ..............................................................................11

Financeiro ........................................................................................12

Operações ........................................................................................13

Recomendações Adicionais ....................................................................14

3

Introdução

Toda empresa para sobreviver precisa evoluir. Essa evolução pode ser desde uma pequena melhoria, como a reutilização de papel, até uma grande decisão, como o lançamento de um novo produto ou serviço. As mudanças voltadas para a evolução, costumam ter as seguintes metas:

• Aumento dos lucros – não quer dizer, simplesmente aumentar as vendas, mas lucrar mais nas condições atuais – pode significar alteração de preços, cobrança por serviços até então feitos gratuitamente ou aumento da margem de lucros.

• Aumento das vendas – mesmo tendo sucesso atualmente, você corre o risco de perder um grande cliente a qualquer momento – portanto, tenha sempre alternativas para aumentas as vendas. Pense em modos de ampliar sua participação no mercado, seja por meio de produtos, serviços ou diversificação.

• Estabilidade no negócio – muitas vezes, quem inicia o negócio, não é a pessoa mais adequada para administrá-lo. Isso acontece quando os fundadores não têm interesse em se dedicar às questões administrativas. Entretanto, o tempo gasto nessa tarefa garante a eficiência do negócio, permite melhorar o relacionamento com funcionários e ajuda a inspirar a confiança nos clientes, conquistando sua fidelidade.

• Aperfeiçoamento das ofertas – avalie como você pode melhorar o produto ou o serviço oferecidos. As melhorias podem ser modestas, mas serão significativas no conjunto. O processo de aperfeiçoamento contínuo irá mantê-lo à frente da concorrência. O produto tem que atender ao seu cliente, e não ao que o dono da empresa gostaria de oferecer ao mercado.

• Redução dos custos operacionais – importante característica de quase todo empreendimento de sucesso é o cuidado para evitar gastos desnecessários. Você pode fazer isso adotando rígido controle das finanças da empresa, em especial no que diz respeito aos custos de administração. Essa é uma tarefa que deve ser feita pelo próprio empreendedor – nunca delegada.

• Aprimoramento da cultura da empresa - estabelecer programas de incentivo e motivacionais para estimular o cumprimento dos objetivos, permitir contribuição dos indivíduos, que inclui sugestão de melhorias para manter o bom clima organizacional e conseqüentemente a produtividade geral.

4

Veja abaixo um organograma macro, com as principais áreas de uma empresa.

Ressaltamos a importância de ter todas as áreas representadas no organograma e, principalmente, ter as funções correspondentes a estas áreas sendo executadas na empresa. O fato de não ter determinada área, não significa não desenvolver determinadas funções. Se sua empresa for pequena, provavelmente irá acumular algumas funções na mesma área. É comum vermos um diretor Administrativo e Financeiro ou então um Diretor de Marketing e Vendas. Procure acumular funções de áreas que terão relacionamento entre si, assim sua gestão será facilitada, mas não deixe de explicitar no organograma. Com a sobrecarga de funções, muitas vezes, os sócios deverão avaliar as principais atividades e priorizá-las, mas, normalmente a ausência de determinadas funções, ações, ou processos não executados, tornam as empresas menos competitivas. Recomendamos acumular funções em nível de diretoria e ter a execução das funções separadas num nível inferior que poderá ser de gerência ou de supervisão, sempre sob os olhos do diretor. Neste caso, teríamos gerências administrativa e financeira separadas, reportando-se ao mesmo diretor, e gerências de marketing e vendas separadas, também se reportando ao mesmo diretor. É importante que os principais executivos da empresa assumam as áreas de negócio formalmente para evitar duplicidade na execução de funções. A seguir você verá uma descrição das principais atribuições de cada área de negócio e também da diretoria da empresa, que deverá orquestrar a execução das funcionalidades de todas as áreas.

5

Diretoria

A principal atribuição da diretoria está ligada ao direcionamento do negócio.

Para tanto será necessário ter um Plano de Gestão aonde os dirigentes irão:

• Definir Visão e Missão da empresa, e é aqui onde os principais dirigentes vão dar o rumo da empresa, e direcioná-la no curto e longo prazo. Os objetivos e metas devem ser discutidos de forma clara para que possam ser compreendidos por todos os envolvidos

• Definir estratégia e analisar os pontos fortes e fracos da empresa, suas ameaças e oportunidades no mercado em que atuam, e ver qual a melhor e mais vantajosa forma de atuação. Na elaboração da estratégia da empresa será necessário definir a estratégia de marketing, onde a diretoria deverá:

• Definir segmentos de mercado e explorar oportunidades de negócio.

• Definir mercados-alvo onde serão definidos os conjuntos de clientes a serem atingidos.

• Definir as ofertas com seu conteúdo e empacotamento, preços, forma de comercialização e distribuição e a promoção necessária para sua colocação no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com