TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visão Sistemica

Exames: Visão Sistemica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  1.152 Palavras (5 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 5

Qual a importância do colaborador conhecer a Visão Sistêmica da empresa? Tais como Vissão, Missão e Valores?

O colaborador deve conhecer este três significados, pois são fundamentais para o desenvolvimento da empresa, do colaborador, e de todo o sistema organizacional interno. Pois sem este conhecimento o colaborador não sabe aonde a empresa quer ir, não sabe o objetivo da empresa, não sabe o seu objetivo por estar ali, e não entende como a empresa funciona, pratica seus valores, e não visualiza a visão que a empresa tem para o futuro dentro do mercado, sendo assim os colaboradores também não vão se enxergar no futuro junto com a empresa, causando uma desconexão entre o colaborador e a empresa, prejudicando o seu desenvolvimento pessoal, e o desenvolvimento no qual ele esta envolvido junto da empresa.

As empresas costumam deixar exposta esta frase, porém deve estar bem claro o significado dela para todos, e os significados de cada palavra junto a organização, onde a mesma também deve não só mostrar como ensinar, capacitar, demonstrar e praticar esta frase internamente, pois a frase deve ser ensinada e praticada ao longo de todo desenvolvimento organizacional .

Visão :

“Através dos séculos existiram homens que deram o primeiro passo ao longo de novos caminhos, sem outros recursos além de sua própria visão”. Ayn Rand

A visão é algo responsável por nortear a organização. É um acumulado de convicções que direcionam sua trajetória. O professor de empreendedorismo Louis Jacques Filion define visão como "a imagem projetada no futuro do espaço do mercado futuro a ser ocupado pelos produtos e o tipo de organização necessária para se alcançar isso". Em suma, a visão pode ser percebida como a direção desejada, o caminho que se pretende percorrer, uma proposta do que a empresa deseja ser a médio e longo prazo e, ainda, de como ela espera ser vista por todos.

Missão

A missão deve responder o que a empresa ou a organização se propõe a fazer, e para quem. O enunciado da missão é uma declaração concisa do propósito e das responsabilidades da sua empresa perante os seus clientes:

• Por que a empresa existe?

• O que a empresa faz?

• Para quem?

O propósito é algo com muito mais significado do que a simples descrição do que é feito internamente; a missão retrata a verdade de que o resultado da empresa é maior do que a soma das partes do que é feito.

Visão

O enunciado da visão é a descrição do futuro desejado para a empresa. Esse enunciado reflete o alvo a ser procurado:

• Pelos esforços individuais;

• Pelos esforços das equipes e pela alocação dos recursos.

O enunciado da visão deve conter tanto a aspiração, como a inspiração.

A aspiração de tornar-se "algo", e a inspiração porque esse "algo" deve merecer e valer a pena ser concretizado, deve-se sentir orgulho em participar da construção dessa visão. Ou seja, deve ter luz suficiente (inspiração) para apontar o caminho que leva à concretização da aspiração, como diz o meu guru Alan Weiss.

A visão precisa ser prática, realista e visível (nós não alcançamos aquilo que nós não vemos), pois não passará de uma mera alucinação, se ela sugerir ou propuser resultados inatingíveis.

Visão, também não tem nada a ver com projetos ou sistemas, que devem ou se sonha verem implantados, a visão não deve apontar quaisquer "comos", ou declarações de intenções ou ainda de boa vontade.

A visão deve ter o perfil que a empresa deve se tornar quando toda a boa vontade, intenções, esforços, recursos e projetos, que se tem na cabeça e no coração, passarem pelas mãos de todos os colaboradores para se tornarem realidade, por construção conjunta.

O enunciado da visão, além dos aspectos de aspiração e inspiração, de ser prática, realista e visível, enfim deve facilitar a resposta às seguintes perguntas:

• No que a empresa quer se tornar?

• Qual a direção é apontada?

• Onde nós estaremos?

• O que a empresa será?

• Em que direção eu devo apontar meus esforços?

• Eu estou ajudando a construir o que?

• Os recursos investidos estão levando a empresa para onde?

Valores

Valores são princípios, ou crenças, que servem de guia, ou critério, para os comportamentos, atitudes e decisões de todas e quaisquer pessoas, que no exercício das suas responsabilidades, e na busca dos seus objetivos, estejam executando a Missão, na direção da Visão.

Os valores também podem ser vistos como um conjunto de crenças, ou princípios, que:

• Definem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com