TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM VI

Casos: PIM VI. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2013  •  6.579 Palavras (27 Páginas)  •  1.623 Visualizações

Página 1 de 27

RESUMO

A realização deste trabalho foi com as matérias Segurança da Informação, Plano Estratégico de TI e Modelagem de Sistema de Informação. Demonstramos a seguir Implementação de uma AC (Autoridade Certificadora – Cartório Digital) para a Prefeitura Municipal de Curitiba – PR. De acordo com a proposta, cada cidadão utilizará um cartão digital (SmartCard) contendo os seguintes dados cadastrais: Nome, data de nascimento, RG, CPF, Título de Eleitor e Carteira Nacional de Habilitação. Enfim foi feito um estudo que desenvolvemos um modelo de dados baseado nas necessidades do requerente, um cartão que substituirá todos os documentos do cidadão. Toda a estrutura física de segurança e topologia de rede foi planejada para desenvolvimento de forma a dar total segurança tanto ao ambiente físico, quanto ao ambiente virtual, visando esclarecer a população que é a maior interessada das modernidades e das tecnologias usadas.

Palavras-chave: documentos, segurança e desenvolvimento tecnológico

Abstract

This work was with the matters of Information Security, IT Strategic Plan Modeling and Information System. Shown below Implementation of a Certification Authority (CA - Digital Notarization) for the Municipality of Curitiba - PR. Under the proposal, each citizen will use a digital card (SmartCard) containing the following registration information: Name, date of birth, ID, SSN, Voter Registration and Driver's License. Finally a study was done to develop a data model based on the needs of the applicant, a card that will replace all documents of the citizen. All the physical structure of security and network topology is designed to develop in order to provide complete security to both the physical environment, and the virtual environment, aiming to clarify the population that is most interested and the modern technologies used.

Keywords: documentation, security and technological development.

1.INTRODUÇÃO 07

1.1 Edital 07

1.2 Finalidade do edital 07

2.ITEM 1 07

3.OBJETIVOS 08

4.PROPOSTAS 08

5.PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 08

5.1 Empresa contratada 08

5.2 Plano estratégico 08

5.3 PETI 09

5.4 Determinar as métricas para medição dos percentuais 09

5.5 Plano Estratégico 09

6.METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS 09

7.SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO 10

7.1 Estrutura da numeração da identidade 12

7.2 Modelo de dados 13

7.3 Topologia dos servidores 13

7.4 Chave Publica 15

7.5 Acesso controlado à Data Center 16

7.6 Funcionamento do sistema de contingência 16

8.ITEM 2 - FUNÇÕES E TREINAMENTO DE PROFISSIONAIS 17

9.ITEM 3 - PROCEDIMENTOS PARA SUBSTITUIÇÃO DO DOCUMENTO 18

10.ITEM 4 - CRONOGRAMA DE IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETO 20

11.CONCLUSÃO 21

12.BIBLIOGRAFIA 21

1. Introdução

Esta pesquisa tornou viável a proposta, a qual inclui um novo modelo de documento, contendo apenas um código numérico para cada cidadão (CPF), onde os códigos posteriores de três dígitos identificam os outros documentos (RG,Titulo Eleitoral e CNH). O objetivo deste edital é criar uma Autoridade Certificadora na cidade de Curitiba, para que todos os cidadãos deste município tenham seus documentos cadastrados em um único cartão (SmartCard).

Sentimos a necessidade de contratação de pessoal especializado na prestação deste tipo de serviço, possivelmente com abertura de concurso público para contratação de técnicos em criação e administração de banco de dados. A empresa responsável pela implementação do projeto dentro da cidade, deverá garantir fidelidade total aos requisitos que foram apresentados, de forma a garantir a aplicabilidade do projeto com suas características e totalmente pronto.

1.1 EDITAL

A PREFEITURA DA CIDADE DE CURITIBA, torna público para conhecimento dos seus cidadãos e interessados, a abertura de Convite, a se realizar no dia 19 de junho de 2010, às 21:00 horas, no Blue Academic da Unip Interativa, para execução do objeto deste Edital, em conformidade com a Lei Federal nº 8.666, de 21 de junho de 1993, com alterações posteriores das Leis 8.883/94 e nº 9.648/98.

1.2 FINALIDADE DO EDITAL

Com a presente finalidade, precisaremos fornecedores que venham atender as necessidades de fornecimento e operação do sistema de identificação denominado eRGI ou Registro Geral de Identidade eletrônico. O responsável deverá estar apto a administrar os bancos de dados correspondentes a necessidade desta empresa, administrarem o sistema e também, a fornecer treinamento a todos os envolvidos neste projeto, na busca do sucesso do mesmo.

2. ITEM 1

A Prefeitura da Cidade de Curitiba pretende adotar um modelo de documento que inclua identificações físicas e eletrônicas garantindo o sigilo e confidencialidade. Ao mesmo tempo esse documento deverá garantir a identidade do município quando estiver

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.1 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com