TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Volkswagen

Trabalho Universitário: Volkswagen. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/7/2014  •  4.560 Palavras (19 Páginas)  •  949 Visualizações

Página 1 de 19

a empresa produz autopeças, mais precisamente transmissões (figura 1) para caminhões e ônibus. Seus clientes são as grandes montadoras do Brasil: a Volkswagem (responsável por 22% das suas vendas), a Fiat (18%), a Ford (17%), a Volvo (22%) e a Scania (21%).

Sua fábrica está localizada em Nova Horizontina - RS (figura 2) e, como principal (quase única) indústria do município, emprega diretamente 35% da força de trabalho, além de gerar empregos indiretos para aproximadamente mais 20% da população economicamente ativa.

A Volkswagem montou uma nova fábrica de caminhões no Rio de Janeiro, segundo o que, modernamente se convencionou chamar de consórcio modular (veja reportagem de IstoÉ). Sua empresa foi convidada a compartilhar, sob a administração da MWM e Cummins, o módulo 4, responsável pela montagem do motor.

A experiência exigida para compor-se ao carrossel do consórcio modular você não tem. Seu negócio sempre foi fabricar transmissões (o que você faz muito bem e competitivamente) mas nunca montou estas transmissões em uma linha de produção. Além do mais, seu relacionamento, que anteriormente era direto com a Volks agora passa a ser intermediado pela MWM e Cummins (ambas também fabricam transmissões. A Volks, em sua política de diversificação mantém pelo menos 2 fornecedores do mesmo item para cada componente de seus veículos).

O sucesso do consórcio modular é mundial. A Ford (em São Paulo – veja figura 3), a Volvo (no Paraná), a Fiat (em Minas Gerais) e a Scania (no Espírito Santo) anunciaram a instalação para o próximo ano de empreendimentos similares. Vocês serão convidados a participar destes empreendimentos.

Um estudo preliminar demonstrou que para cada cliente será necessário um contingente de aproximadamente 60 funcionários (3 turnos X 20 funcionários), ou seja 300 empregados (5 fábricas X 60 funcionários) dispersos em 5 estados da federação. Isto corresponde aproximadamente a 1/4 de seu atual quadro funcional.

Faz algumas semanas, o prefeito de Mairiporã em São Paulo (figura 4), entrou em contato com sua empresa e ciente de que estava no centro geográfico das novas fábricas, ofereceu uma área física no distrito industrial da cidade com atraentes subsídios tributários para que sua empresa para lá se mudasse. Não é preciso mencionar que a infra-estrutura do município é de primeira e que os seus principais fornecedores de matéria prima estão localizados nas imediações.

Cabe aos gestores da empresa (vocês), lançar três estratégias, que serão defendidas junto ao Conselho de Administração, visando definir sua atuação para o próximo exercício fiscal.

Proponham 3 estratégicas para o case apoiados na visão de Peter Drucker expressa no texto de apoio A nova sociedade de organizações. In: Administrando em tempos de grandes mudanças. São Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1995, p. 43-57.

Descreva a estratégia segundo a seguinte construção léxica:

1. Começar com um verbo de ação.

2. Especificar o resultado a ser alcançado.

3. Especificar a data limite para o resultado ser alcançado.

4. Ser o mais quantitativo possível, para permitir mensuração e posterior avaliação.

Checagem de consistência das Estratégias

1) Esta Estratégia está clara para todos que a lerem?

2) Ela é viável?

3) É compatível com os recursos atuais e potenciais?

4) Cria vantagem competitiva?

5) Aproveita Oportunidades e minimiza Ameaças?

6) Ela potencializa as Forças e neutraliza as Fraquezas?

7) Ela está circunscrita ao risco definido pela Diretoria?

8) Respeita e reforça os Princípios?

9) Respeita a responsabilidade social da empresa?

10) Pode promover o compromisso das pessoas envolvidas?

11) É criativa e inovadora?

12) É coerente com as demais?

Estratégias

1.

2.

3.

Negócios

Revolução Industrial

Em tempos de globalização, a Volkswagem traz os fornecedores para dentro de sua nova fábrica, em Resende, e cria um moderno sistema de produção

Luciana Peluso e Rita Moraes

Uma revolução está em curso na indústria automobilística. Na próxima Sexta-feira 1º de novembro entra em operação em Resende, no Rio de Janeiro, uma fábrica que irá subverter o conceito de produção neste final de século. Trata-se da fábrica de caminhões e ônibus da Volkswagen, que inaugura um modelo inédito de fabricação, batizado de consórcio modular. Na prática, o que estará acontecendo nos galpões dessa unidade fabril, com 80 mil metros quadrados de área construída, é uma integração total entre montadora e fornecedores, num esforço para reduzir custos e ganhar competitividade nesses tempos de globalização econômica. Ate agora, a Volkswagem comprava centenas de peças de seus parceiros e montava sozinha os seus veículos. A partir desta semana, esse processo produtivo modifica-se por completo.

Em Resende, os principais fornecedores da VW é que ficarão responsáveis pela montagem de partes inteiras dos caminhões e ônibus, respondendo até pela contratação de subfornecedores que antes se relacionavam diretamente com a montadora. Mais do que isso, eles estarão fisicamente presentes na fábrica,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com