TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

Pesquisas Acadêmicas: ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  1.364 Palavras (6 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Ética Profissional em Administração

Ética é um conceito discutido pelo ser humano desde a antiguidade. Esse termo diz respeito ao dever de cada pessoa em seu grupo, ou uma forma individual de expressar as suas atitudes e comportamentos.

Já a Ética empresarial é o comportamento de uma empresa que age em conformidade com os princípios morais e as boas práticas aceitas pela sociedade. Exercer sua função com honestidade, defendendo os direitos, bens e interesse de seu clientes são práticas que devem ser diariamente praticadas de forma fiel. Manter seu cliente informado quanto à política e interesses para seus negócios, sugerindo, tanto quanto possível as melhores soluções e suas alternativas.

Outra tese sobre a importância da ética nas grandes ou pequenas empresas é de que sua sobrevivência está diretamente ligada a sua aplicação de forma rigorosa ou não.

A permanência destas organizações depende exclusivamente da fidelidade de seus funcionários e clientes, o modo em que elas agem com o meio ambiente e suas boas ações são primordiais na busca pela sobrevivência.

A questão da ética deve ser discutida entre os administradores e diretores de uma empresa, pois a má aplicação pode resultar em consequências desastrosas. Muitas empresas dizem ter compromisso social, quando na verdade elas adotam mais uma pratica de marketing que leva o termo ‘Compromisso Social’.

O marketing é uma prática bem antiga, mas é de extrema eficiência na hora de aumentar os lucros de uma empresa. No entanto, essas técnicas usadas em planejamento de marketing algumas vezes vão de encontro à ética.

Uma empresa pode satisfatoriamente obter seus lucros mantendo a sua ética. Para isso existem varias maneiras legais de fazer isso acontecer, mesmo sabendo que o lucro é a parte importante de toda uma organização. Assim, pode-se dizer que a obtenção do lucro é um dos fatores advindos as satisfação dos clientes, pois é objetivo do negócio, que a empresa desenvolve para cumprir suas metas. Tendo como retorno o resultado de seus serviços prestados.

Dos pontos negativos, vale ressaltar as práticas ruins e antiéticas que levam uma corporação a situações de constrangimento por parte da sociedade ou da justiça.

Cabe a cada profissional manter a sua dignidade e postura quando presente a situações onde se exige uma decisão rápida que seja de interesse da empresa. Pois um profissional é parte de um grupo e em determinadas situações deve, por direito representar o grupo como um todo. Cabe a este estar preparado e qualificado para enfrentar situações desse tipo.

Valores éticos é um conjunto de ações que auxiliam membros de uma empresa a tomarem decisões de acordo com os princípios de cada empresa, uma ação bem sucedida facilita relação entre a empresa e seus colaboradores.

Código de ética; é um instrumento que busca a realização de princípios, visão e missão de uma empresa. Para definir a sua ética e forma de atuar no mercado, cada empresa precisa ter a sua orientação quanto a política que adota. O sucesso de cada empresa depende dos funcionários, colaboradores e seus clientes. Por isso é importante a aplicação do código de ética, pois é dessa forma que cada individuo passa a ter seu comprometimento com a organização.

O conteúdo de código de ética é formado por um conjunto de políticas e práticas específicas, atuando sobre os campos mais vulneráveis. Todo esse material é reunido em um relatório de fácil entendimento para que todos os interessados possam facilmente compreender.

A vantagem do código de ética é diretamente com seus clientes e interessados, pois isso ajuda a manter a imagem da organização e a fidelidade com seu publico. Essa ação também é muito importante para estabelecer uma relação mais próxima de seus funcionários e fornecedores

2. A ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME “AMOR SEM ESCALAS”.

2.1 Sinopse do Filme

O filme relata a história do executivo Ryan Bingham (George Clooney), um homem desapegado e independente que adora viajar.

O seu trabalho é demitir pessoas, função que desempenha muito bem. Quando chega ao local para demitir os funcionários, Ryan se porta de forma ética, e as pessoas mesmo estando frustradas com a situação, acabam aceitando pelo fato de Ryan tornar menos doloroso esse processo.

Ele sempre tenta reverter a situação de forma a mostrar que esta é uma oportunidade que se abre, sem necessariamente estabelecer com elas qualquer tipo de empatia.

É muito difícil encontrá-lo em casa, ele não se apega a ninguém, nem mesmo com a sua família.

Tem um Romance com Alex que é casada e tem filhos, mas quer fugir da rotina e os dois se encontram casualmente em viagens de trabalho, sem nenhum compromisso sério.

Sempre que pode, ministra palestra sobre o que carregar em uma mala para viagem, pela vasta experiência que tem, ensina que o mínimo possível deve ser carregado, na mala e evitar os relacionamentos.

Mas tudo muda quando a jovem Natalie Keener, que, por causa do namorado que teve que se mudar para aquela cidade, começa a trabalhar com Ryan. Querendo mostrar serviço, ela sugere ao chefe que economize nas viagens, e que faça todo o trabalho através da internet. A possibilidade de não poder mais viajar aterroriza Ryan, que já não consegue imaginar sua vida longe dos aeroportos. A incerteza sobre seu futuro na empresa, junto com a proximidade do casamento de sua irmã caçula, e sua relação com a bela Alex, faz com que Ryan passe a questionar se vale mesmo a pena não querer se apegar a nada. Mas ele prova a importância de estar frente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com