TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

Artigos Científicos: ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  1.643 Palavras (7 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 7

ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

PELOTAS/RS

2014

ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

Carlos Alberto Mesquita Lamas RA 2608480446 e-mail: carloss177@hotmail.com

Luana dos Reis Nogueira Lamas RA 2333441385 e-mail: nogluana@ig.com.br

Maiara Mendes Alves RA: 2336449617 e-mail: maiara_1998@hotmail.com

Mariana Pacheco Figueiredo RA3366581323 e-mail: maripfigui@yahoo.com.br

Stefani Escalier RA 3827713133 e-mail: stefanibbo@hotmail.com

Wagner Tomaszewske RA 3345573810 e-mail: wagner.tomaszeswske@hotmail.com

Atividades Práticas Supervisionadas apresentada à Faculdade Anhanguera como exigência parcial para a disciplina de Ética e Relações Humanas no Trabalho do curso de Administração, sob orientação da Professora, Tereza Lisiane B. C. Ribeiro e Prof.ª Tutora EAD Vanessa Pereira Mendonça Freires.

Pelotas/RS

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

DESENVOLVIMENTO 6

CONSIDERAÇÕES FINAIS 8

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9

INTRODUÇÃO

Muito se debate, hoje em dia, sobre a ética corporativa. A Ética esta relacionada ao comportamento e consciência humana, desenvolvida pela educação, que se revela pelo nível de maturidade que forma a cultura.

Para as organizações e pessoas ser ético não é mais uma opção é uma questão de sobrevivência.

O termo Ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam da conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém seja prejudicado. Nesse sentido, a Ética, embora não possa ser confundida com as leis, esta relacionada com o sentimento de justiça social.

Na reflexão sobre Ética Aristotélica para a Ética na Sociedade Brasileira Atual, fala sobre as transformações na conduta humana no campo ético seja no âmbito empresarial, profissional ou do senso comum. Traz referências aos conceitos e aos pensamentos de Aristóteles sobre o tema relacionando-os com o cenário brasileiro atual. Objetiva transparecer as mudanças vistas na ética e na moral em dois momentos da história.

"(…) os homens tornam-se arquitetos construindo e tocadores de lira tangendo seus instrumentos. Da mesma forma, tornamo-nos justos praticando atos justos". (ARISTÓTELES, II)

Segundo Cristiano Goldenberg a ética é um valor importante na formação de caráter do ser humano. A ética é um principio de vida, de caráter cultural que deve ser aplicada tanto nas relações pessoais como nas relações profissionais, sejam na esfera publica ou privada. É importante salientar, entretanto que a ética depende exclusivamente do ser humano. O que isso quer dizer? Por mais que empresas, associações, entidades etc. preguem a ética, não há como ela existir sem o engajamento das pessoas. As organizações não tem alma. E cabe então a cada cidadão fazer sua parte exercer a ética em toda sua plenitude, na vida publica e na vida privada, e cobrar o mesmo comportamento de todos. Somente assim teremos uma sociedade mais justa e mais próspera.

Enquanto que para Marcia Cristina Gonçalves de Souza é importante lembrar que vivemos em um país e num tempo com enorme carência de lideres, especialmente lideres que sirvam de exemplos para sua integridade moral, por sua educação e conduta ética em todos os setores.

Talvez o último que ainda cumpra esse papel seja o Airton Senna. Não apenas por sua brilhante carreira constituída com base em sua personalidade determinada e extremamente competitiva, mas por usa atuação dentro e fora das pistas e pelo legado deixado com a criação do Instituto que tem seu nome e que trabalha em prol dos mais carentes.

Senna nunca fugiu de uma boa disputa pela melhor colocação, mas nunca utilizou recursos inadequados para impor sua supremacia (exceto com Alain Prost, mas em clara demonstração de revide). Mas Senna já se foi há 17 anos. Assim, alimentados pela falta de bons exemplos, jovens iniciantes encontram em seus superiores hierárquicos os modelos de conduta que servirão de base para seus próprios comportamentos. Afinal, se aquele líder chegou ao poder se comportando desse ou daquela forma, o logico é que supor que, para alcançar aquele mesmo lugar no futuro, ele deva se comportar daquela mesma maneira.

Alguém já viveu um amor sem escalas? “... George Clooney disse que sim e fui ver do que se tratava no divertido filme que concorre ao Oscar. “Amor sem escalas” conta a história de um executivo que não sai do avião, ganhando um bom salário e acumulando milhares de milhas fazendo um trabalho sujo e antipático. É contratado por diretores de empresas que estão realizando demissões em massa para dar a triste notícia aos ex-empregados. E, de quebra, tentar convencê-los de que perder o emprego pode ter um lado positivo”.

-Adas, Fernando. Alguém já viveu um amor sem escalas? Diretor de Planejamento e Atendimento da FM – The Fine Marketing.

Tendo em vista a opinião do colunista, Fernando Adas como é complexo a função exercida pelo protagonista, pois demitir funcionários com anos de fidelidade às empresas sem ao menos saber qual a conduta de anos de fidelidade.

Quando o autor diz sobre a ironia relacionada com o protagonista, que valoriza tanto a fidelidade e, ao mesmo tempo, demite funcionários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com