TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

Projeto de pesquisa: ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2013  •  Projeto de pesquisa  •  2.042 Palavras (9 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 9

ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A

Bauru – Unidade Norte (SP)

Curso: Gestão de RH

ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

Prof. Me. Maurício Dias

BAURU

2013

Sumario

Capitulo 1

Introdução

Capitulo 2

Ética e Relações Humanas no Trabalho

Capitulo3

3.1 A ética profissional no filme “Amor sem escalas”

Sinopse

3.2 As principais implicações éticas presentes no filme “ Amor sem escalas”

3.3 Análise em “ Alguém já viveu um amor sem escalas”

3.4 Conclusão

Referencias bibliográficas

Capitulo 1

Introdução

O objetivo desta ATPS é abordar o tema Ética, refletindo em seus conceitos.

Visando buscar o conhecimento mais a fundo no assunto através de pesquisas em sites, artigos e textos. Para obtermos o conhecimento necessário de como a ética é algo importante no ambiente profissional em administração e no meio comum.

É um assunto muito falado desde os tempos dos filósofos antigos onde existem várias formas e definições que serão mencionadas.

Segundo o dicionário Michaelis a palavra Ética é definida como: 1 Parte da filosofia que estuda os valores morais e os princípios ideais da conduta humana. É a ciência normativa que serve de base à filosofia prática. 2 Conjunto de princípios morais que se devem observar no exercício de uma profissão, deontologia.

A palavra Ética vem do grego Ethos, ou seja, quer dizer caráter, modo de ser...

A ética serve para a sociedade, podemos definir que ser ético é o modo de se agir, fazendo com que o ambiente se torne algo bom e igual para todos.

No entanto o entendimento das pessoas quanto à ética é bem restrito ao que é “correto a se fazer” e “modo certo de se agir”, porém devemos ir a fundo a respeito, ser ético não é só seguir um manual de conduta imposto, ética vem de berço, ou seja, já nascemos sendo ou não.

Ser ético é agir dentro dos padrões convencionais, é não prejudicar o próximo. Agir com ética é seguir os valores estabelecidos pela sociedade da qual se faz parte.

Falar sobre Ética e o mesmo que falar sobre virtude e valor, no qual se reflete e está ligado ao comportamento humano.

Porém no ambiente profissional sempre existe e sempre existirão pontos relacionados à ética que devem ser revistos, devemos nos tornar conscientes e sempre buscar aprimoramentos em situações como: se a ética supera interesses, na privacidade, nas avaliações, nos procedimentos e práticas das empresas.

Sabemos que empresas são feitas de pessoas e para isso deve existir ética entre elas para terem bom convívio, para isso existe um código chamado de “O Código de Ética Profissional do Administrador” que tem como objetivo de estabelecer os direitos e deveres da conduta do profissional propondo seus princípios, como podemos ver para que ele serve em um parágrafo do código:

"O Código de Ética Profissional do Administrador é o guia orientador e estimulador de novos comportamentos e está fundamentado num conceito de ética voltado para o desenvolvimento, servindo simultaneamente de estímulo e parâmetro para que o profissional da Administração amplie sua capacidade de pensar de forma alternativa, visualize um novo papel para si próprio e torne sua ação mais eficaz diante da sociedade e em atendimento a ela."

Referente à ética profissional, muitas vezes alguns profissionais tem acesso a certas informações, e até a nível confidencial e este deve manter o comportamento ético e não sair divulgando as mesmas com todos, pois, a ética exige discrição, este é um exemplo de como é ser ético.

As empresas perceberam como a ética é importante e traz melhorias, resultados e consequentemente melhora na imagem da empresa, fazendo com que a sociedade tenha uma visão mais positiva.

Capitulo 2:

Ética e Relações Humanas no Trabalho

Define-se ética como a parte da filosofia que trata com as noções e princípios da moralidade individual e social dos indivíduos.

Trata das ações praticadas, buscando a reflexão das ações praticadas no ambiente profissional e pessoal, ou seja, serve para que se tenha um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado.

A respeito do que não é ética, é agir fora dos padrões estabelecidos pela sociedade, pensando no seu próprio interesse e não no interesse em comum sem pensar se a forma como está agindo é a forma correta, violar valores.

A ética profissional está presente no ambiente de trabalho como na forma de atitudes e valores positivos inseridos no ambiente de trabalho. A ética no ambiente de trabalho é fundamental para o bom funcionamento das atividades da empresa e também nas relações de trabalho entre os funcionários.

Podemos exemplificar como a ética está presente no nosso ambiente de trabalho: a empresa produz mais, os funcionários adquirem mais confiança, além de criar um bom ambiente para se trabalhar.

As atitudes éticas contribuem para a educação dos funcionários, cooperação, troca de conhecimento, respeito as normas da empresa, busca de resultados sem prejudicar os outros.

Ser um profissional ético é seguir as normas da empresa, agir de acordo com as normas estabelecidas pela sociedade ou organização.

Um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com