TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

Projeto de pesquisa: ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.671 Palavras (7 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 7

ATPS

ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

ATPS apresentada ao curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Faculdade de Tecnologia Anchieta da Anhanguera Educacional, como requisito parcial à aprovação na disciplina de Ética e Relações Humanas no Trabalho, sob a orientação do Tutor à distância, Gilson Marcos Dutra e da Tutora Presencial, Isabel Cristina Rodrigues Toloni.

SÃO BERNARDO DO CAMPO/SP

2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................2

2. A ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME “AMOR SEM ESCALAS”........................3

2.1. SINOPSE DO FILME..........................................................................................4

2.2. ANÁLISE DE CINCO SITUAÇÕES ENVOLVENDO A ÉTICA PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO..............................................................................................5

3. CONCLUSÃO........................................................................................................6

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.....................................................................7

2

INTRODUÇÃO

A ética profissional é um conjunto de atitudes e valores positivos aplicados no ambiente de trabalho, ela é de fundamental importância para o bom funcionamento das atividades da empresa e das relações de trabalho entre os funcionários.

Com o crescimento desenfreado do mundo globalizado, muitas vezes as pessoas passam a disputar fatias do mercado, disputam posições de destaque dentro das empresas e fora dela. Nessa busca desenfreada pelo reconhecimento, prestígio, lucratividade e poder, acabam por deixar a ética de lado, provocando os mais diversos prejuízos a seus pares e coletividade como um todo.

É comum notar o vínculo ético às instituições e não às pessoas que a compõem, portanto é importante conscientizar-se de que a ética é vivida pelas pessoas e não pela empresa. Apenas ter o conhecimento técnico não basta, faz-se necessário também a prática da ética, ou seja, a vivência de valores e a dos códigos de conduta.

Para que administradores possam fazer a diferença em sua área de atuação é necessário que assumam o papel e a missão de praticar a ética e a vivência de valores morais.

O Código de Ética profissional é um guia orientador e estimulador de novos comportamentos e está fundamentado em um conceito de ética direcionado para o desenvolvimento, servindo simultaneamente de estímulo e parâmetro para que o profissional amplie sua capacidade de pensar, visualize seu papel e torne sua ação mais eficaz diante da sociedade. Os códigos por si só, não tornam melhores os profissionais, mas representam uma luz e uma pista para seu comportamento. Apesar de o código de ética profissional servir para coibir procedimentos antiéticos, este não é seu principal objetivo. Seu objetivo primordial é expressar e encorajar o sentido de justiça e decência em cada membro do grupo organizado.

O Sucesso de um profissional depende, primordialmente, da imagem positiva que ele mantém junto à sociedade, trabalhando de acordo com os princípios éticos, de forma virtuosa, honesta e íntegra.

Ser um profissional ético nada mais é do que ser profissional mesmo nos momentos mais inoportunos. Para ser uma pessoa ética, devemos seguir um conjunto de valores.

Ser ético é proceder sem prejudicar os outros. Algumas das características básicas de como ser um profissional ético é: ser bom, correto, justo e adequado. Ter ética profissional é o indivíduo cumprir com todas as suas atividades de sua profissão, seguindo os princípios determinados pela sociedade e pelo seu grupo de trabalho.

3

2. A ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME “AMOR SEM ESCALAS”

No filme Amor sem Escalas (Up in the air), encontrou uma história bem construída focada nos dramas existentes nas relações corporativas, que se tornam mais acidas em um mundo economicamente em crise, relata a história de Ryan Brigham (George Clooney) que trabalha em um escritório terceirizado onde tem a função de ajudar os chefes das empresas em crises a demitir os seus colaboradores. Na hora da demissão, Ryan se porta de forma ética, ele sempre tenta reverter a situação, mostrando que existem novos horizontes, que esta iniciando uma nova oportunidade, sem necessariamente estabelecer com eles qualquer tipo de empatia. Ele é também um palestrante que defende a tese de que relacionamentos são pesados demais para carregar durante nossas vidas, querendo assim que esvaziamos nossas mochilas, que tenhamos uma vida sem compromisso e sem responsabilidades. Com esse discurso da mochila vazia Ryan deixa transparecer sua filosofia de vida. O executivo sempre se conformou com o seu estilo de vida desapego, que permeia estar sempre em aeroportos, hotéis e carros alugados.

No decorrer do filme pode se notar que Ryan este muito satisfeito com o que faz. Preste de atingir 10 milhões de milhas voadas e membro da elite de todos os programas de fidelidade existente em empresas de aeroportos, tudo o que ele precisa esta em sua mala de mão.

Tudo começa a mudar quando o seu chefe contrata uma jovem recém formada Natalie Keener (Anna Kendrick), que propõe uma mudança para cortar gastos da metodologia de demissão, passando então a ser realizada por videoconferência, onde o seu chefe se convence que seria a forma mais viável já que com a implantação desse sistema não é mais necessário o contato pessoal, reduzindo os custos operacionais.

A partir de então toda a vida de Ryan é ameaçada, ele fica aterrorizado com a possibilidade de não mais poder viajar, não conseguindo se imaginar longe dos aeroportos.

Percebendo que seus dias de viajante estão para terminar, Bryan se envolve com Alex Goran, e até a convida para o casamento de sua irmã. A partir daí ele percebe que essa iminente “troca” de estilo de vida pode valer à pena. Em seguida, acontecem três situações inesperadas, que mudam totalmente o rumo da história:

1-Ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com