TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO EM UM “MUNDO” AÉTICO

Tese: ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO EM UM “MUNDO” AÉTICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  Tese  •  4.543 Palavras (19 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 19

ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO EM UM “MUNDO” AÉTICO

Cristiane Casagrande Rangel Camara

Márcio Bergami de Carvalho

Rita de Cássia Martins do Nascimento

(Graduandos do Curso de Administração de Empresa, cursando o 4º Período pela UNIABEU - Centro Universitário)

RESUMO

Este artigo surgiu de uma proposta da professora Sineide Gomes da Silva em Metodologia da Pesquisa, com a finalidade de iniciação em pesquisa científica.Visou responder qual o papel do Administrador perante um “mundo” aético e divulgar os objetivos alcançados através das pesquisas exploratória, bibliográfica e de campo. Os objetivos do estudo foram: explanar sobre a vivência da ética nas organizações procurando identificar como uma administração ética pode enfrentar as “facilidades” hoje encontradas; reconhecer o que vem a ser uma administração de sucesso; e sugerir soluções para manter-se um profissional ético no mundo de hoje. Dentro das organizações, ela é de vital importância e cabe aos profissionais de Administração, dominar tão poderosa ferramenta e aplicá-la no dia-a-dia das organizações. Neste estudo, comparou-se o embasamento teórico com a realidade, através da pesquisa de campo, e concluiu-se que um assunto tão antigo, nunca foi tão atual.

Palavras-chave: Administrador. Ética. Profissional ético. Aético. Flexibilidade.

ETHICS IN THE ADMINISTRATION IN A “WORLD” AETHIC

This article appeared of a proposal of the teacher Sineide Gomes Da Silva in Methodology of the Research, with the purpose of initiation in scientific research. The paper of the Administrator aimed at to answer which before a “aético world” and to divulge the objectives reached through the exploratory research, bibliographical and of field. The objectives of the study had been: to explan on the experience of the ethics in the organizations being looked for to identify as an ethical administration can face the “easinesses” today found; to recognize what it comes to be a success administration; e to suggest solutions to remain an ethical professional in the world of today. Inside of the organizations, it it is of vital importance and it fits to the professionals of Administration, to dominate so powerful tool and to apply it in day-by-day of the organizations. In this study, the theoretical basement with the reality was compared, through the field research, and was concluded that a so old subject, never was so current.

Key-words: Administrator. Ethics. Ethical professional. Aethic. Flexibility.

1 INTRODUÇÃO

Este artigo foi inspirado por Sineide Gomes da Silva, professora de Metodologia da Pesquisa e orientadora desta equipe como uma iniciação científica e pela necessidade de divulgar os resultados alcançados através de uma pesquisa desenvolvida pelos estudantes do segundo período (atual terceiro período) de Administração e Ciências Contábeis da UNIABEU Centro Universitário.

Utilizou-se os tipos de pesquisa: exploratória (levantamento dos primeiros dados), bibliográfica e de campo. Os dados da pesquisa de campo foram coletados através de 578 formulários em uma amostragem não probabilística por acessibilidade.

Os objetivos do estudo foram: explanar sobre a vivência da ética nas organizações procurando identificar como uma administração ética pode enfrentar as “facilidades” hoje encontradas; reconhecer o que vem a ser uma administração de sucesso; e sugerir soluções para manter-se um profissional ético no mundo de hoje.

É importante ressaltar que o estudo sobre a Ética na Administração não é recente, porém, nos últimos anos, a retomada do tema para discussão se faz necessária. Portanto, neste artigo, o problema levantado foi “Qual o papel do Administrador num “mundo” aético?”

2 SER ADMINISTRADOR

Para bem falar da pessoa do Administrador, é importante saber o que é administrar. Administrar consiste no processo de tomar decisões e colocá-las em prática. Lida com o planejamento, a organização e direção de recurso para o alcance dos objetivos organizacionais. A administração depende de pessoas para que “aconteça”.

Conforme o Código de Ética do Administrador apud Manual do Administrador (2005/2006, p. 77) no seu Capítulo I, Art.1º: “O exercício da profissão de Administrador implica em compromisso moral com o indivíduo, cliente, a organização e com a sociedade, impondo deveres e responsabilidades indelegáveis.”

Segundo Maximiniano (2001, p. 2): “O Administrador é a pessoa responsável pelo desempenho dos membros do grupo” (Grifo do autor). Neste estudo o Administrador é considerado como um líder de equipe e não de grupo, pois embora, sejam sinônimos, entende-se que diferem pelo fato de que um “grupo” representa apenas uma reunião de pessoas, enquanto que “equipe” refere-se a uma reunião de pessoas que trabalham cooperando e se ajudando mutuamente.

É comum haver uma certa confusão sobre a origem da Administração. Para muitos é algo recente, porém esta ciência é tão antiga quanto a humanidade. Até mesmo nas histórias da Bíblia já se observavam indícios de métodos administrativos. Conforme descrito em Êxodo 18:21: “Procura dentre o povo homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que aborreçam a avareza; põe-nos sobre eles por chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinqüenta e chefes de dez [...]” (BÍBLIA, 1969, p. 82).

A Administração é dinâmica, bem como suas teorias, tendo assim, a oportunidade de mudanças, que visam à resolução e o evitar problemas enfrentados pelos primeiros administradores, embora muitos dos métodos utilizados hoje, sejam reflexos dos antigos.

Foi a partir da Revolução Industrial que as transformações dentro das organizações começaram a acontecer mais fortemente, visando a necessidade de recursos e eficiência. O tempo foi passando e com as mudanças científicas e tecnológicas surge a necessidade do homem se tornar um ser organizacional, uma vez que a contratação de mão-de-obra diminuiu por parte das empresas. Cresce então a importância da Administração Participativa e Empreendedora, que lida com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com