TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética E Relações Humanas No Trabalho

Dissertações: Ética E Relações Humanas No Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  207 Palavras (1 Páginas)  •  367 Visualizações

Conceitos Fundamentais

Corrupção - É a negação da Ética; é um traço de degenerescência cultural, indicador de uma sociedade doente do ponto de vista moral; é um traço cultural que anula os valores que dão dignidade ao ser humano e sedimentam a felicidade social; a corrupção degrada o meio social.

Prestação de Contas - Instrumento de gestão com forte componente ético; é o meio de avaliar a integridade dos processos e a justeza dos objetivos; "o que não é medido não pode ser gerenciado".

Responsabilidade Ética e Social dos Dirigentes - Diante da corrupção, a Ética e a Responsabilidade Social dos dirigentes passam a ter uma dimensão estratégica para as Organizações. Para isso, eles contam com a Educação Corporativa e a Integração das Lideranças, ou seja, todos buscando os mesmos objetivos.

Princípios Básicos da Responsabilidade Ética e Social dos Dirigentes - Dizer não ao individualismo, egocentrismo e corporativismo; dizer não ao autoritarismo e às "ilhas-de-poder"; dizer não ao totalitarismo político, à centralização do poder; dizer não ao totalitarismo organizacional, à centralização burocrática e dizer não ao totalitarismo emocional, ao paternalismo.

Modelo de Gestão Competente para Enfrentar a Corrupção - Deve ser construido com a participação coletiva, com dimensão ética, mas sem abrir mão de 4 princípios básicos: profissionalização, valorização humana e comunicação.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com