TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Éticas Humanas No Trabalho

Monografias: Éticas Humanas No Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  2.831 Palavras (12 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 12

ANHANGUERA EDUCACIONAL

FACULDADES DE CAMPINAS - UNIDERP

ATPS

Ética e Relações Humanas no Trabalho

Prof. Luis Fernando Crespo

7º Semestre

7º Semestre

7º Semestre

Campinas SP

2014

O objetivo do desafio é promover a aplicação da teoria e conceitos para solução de problemas relativos à profissão, bem como estimular o trabalho em grupo que envolve boa comunicação e capacidade de cooperação. Além de fornecer aos coordenadores de EAD um retorno a respeito das expectativas dos estudantes de cada curso.

Administração Ética e Relações Humanas no Trabalho

Desafio de aprendizagem da Disciplina de Administração Ética e Relações Humanas no Trabalho do Curso de Administração da Universidade Anhanguera-Uniderp ministrado pela Prof. Luis Fernando Crespo.

ÍNDICE

INTRODUÇÃO...............................................................................................5

1. ETICA PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO................................6

2. ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME “AMOR SEM ESCALAS”..........9

1.1 Sinopse do filme......................................................................................9

1.2 Análise das 05 situações envolvendo ética profissionais em adm.......10

CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................................13

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA..............................................................14

INTRODUÇÃO

Ética, “estado de ser”, muito mais que escolha, ou se é ético ou não.

Pensando nisso, pode-se questionar algumas atitudes advindas de pessoas de nosso cotidiano, em nosso trabalho, em nossa família e as vezes até em casa.

Não é possível ser ético no trabalho e antiético em casa por exemplo, ou vice versa, somos aquilo que fazemos.

Alías, ética, está diretamente ligado a caráter, em que, resumimos como: aquilo que fazemos quando ninguém está olhando.

Pensando nisso, naturalmente em nosso meio de trabalho se torna inconsistente atuar com pessoas que não agem eticamente, independentes da profissão.

1 ÉTICA PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO

A palavra ética tem sua origem grega, com significado “modo de ser”, traduzindo assim o modo de vida do ser humano através da valorização de seus costumes e aspectos definidos como moral.

A partir deste momento, a ética se mistura com a filosofia, sendo a Filosofia Moral a responsável pela diferenciação entre o “ético, que são o grupo de valores que definem como o individuo ou o grupo vive de maneira confortável para si mesmo” e o “moral, sendo responsável pela justiça, sendo estabelecido às regras a serem cumpridas para que a ética não seja comprometida”.

"Ética (gr. ethike, de ethikós: que diz respeito aos costumes). Parte da filosofia prática que tem por objetivo elaborar uma reflexão sobre os problemas fundamentais da moral (...), mas fundada num estudo metafísico do conjunto das regras de conduta consideradas como universalmente válidas. Diferentemente da moral, a ética está mais preocupada em detectar os princípios de uma vida conforme a sabedoria filosófica, em elaborar uma reflexão sobre as razões de se desejar a justiça e a harmonia e sobre os meios de alcançá-las. A moral está mais preocupada na construção de um conjunto de prescrições destinadas a assegurar uma vida em comum justa e harmoniosa".(JAPIASSÚ; MARCONDES, 1996, p. 93).

Como uma forma mais clara, podemos ainda definir como:

• Campo ético: encontramos as diretrizes de alegria, caráter e virtudes, formando os conceitos que direcionam o sentido da vida do ser humano, direcionando ele à enfrentar situações de dificuldades, decepções, etc. Este é conhecido como comportamento ético.

• Campo moral: encontramos as regras do que é justo, das obrigações, das punições, etc. Sendo responsável por traduzir os limites entre o certo e o errado, garantindo direitos iguais.

Tornando-se fundamentais os dois campos, pois se não houver moral seria impossível a convivência em comunidade e se não houvesse a ética, os seres humanos não seriam capazes de se sentirem satisfeitos.

Para Chauí (1995), “Podemos dizer, a partir do texto de Platão e Aristóteles, que no Ocidente, a ética ou filosofia moral, inicia-se com Sócrates”.

Segundo Aricó (2001), para Sócrates, o conceito de ética iria além do senso comum da época, o corpo seria a prisão da alma, que é imitável e eterna, Existiria um “bom em si” próprio da sabedoria da alma e que podem ser recomendados pelo aprendizado. Esta bondade absoluta do homem tem relação a uma ética apriorística, pertencente a alma e que o corpo para reconhecê-la terá que ser purificado.

Aristóteles acreditava que na monarquia e na aristocracia,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com