TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Índices Contábeis

Tese: Índices Contábeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  Tese  •  288 Palavras (2 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 2

Os índices de contábeis constituem a técnica de análise mais empregada, sua característica fundamental é fornecer uma visão ampla da situação econômica ou financeira das empresas e afastar da efia de Polícia Civil contratos com aquelas administradas de maneira temerária e que possam causar prejuízo à Fazenda Pública.

Os índices contábeis abaixo descritos são adequados para análise financeira do Balanço Patrimonial de empresas de prestação de serviços:

Índice de Liquidez Corrente

Ativo Circulante

______________________________ > ou = 1,0

Passivo Circulante

No Ìndice de Liquidez Corrente verifica-se, teoricamente, quantas unidades monetárias a empresa possui para pagar cada unidade de sua dívida a curto prazo. Em outras palavras, destina-se a avaliar a capacidade de pagar. É fundamental a análise do ciclo operacional da empresa para o estabelecimento de um quociente ideal de liquidez corrente.

Índice de Liquidez Geral

Ativo Circulante + Realizável a Longo Prazo

_______________________________________________ > ou = 1,0

Passivo Circulante + Exigível a Longo Prazo

O Índice de Liquidez Geral é utilizado para avaliar a capacidade de pagamento de todas a obrigações, tanto a curto quanto a longo prazo, através de recursos não permanentes (Ativo Circulante e Ativo Realizável a Longo Prazo).

Solvência Geral

Ativo Total

______________________________ > ou = 1,0

Passivo Circulante + Exigível a Longo Prazo

O Índice de Solvência Geral é utilizado para avaliar a capacidade de pagamento da empresa, ou seja, constituem uma apreciação sobre a capacidade de a empresa saldar seus compromissos com terceiros (Passivo Exigível). Esses índices são avaliados pelo critério de “quanto maior, melhor” e não medem a efetiva capacidade de a empresa liquidar seus compromissos nos vencimentos, mas apenas evidenciam o grau de solvência em caso de encerramento das atividades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com